quarta-feira, 13 de março de 2013

Málaga vs. Porto. Fumo branco para a vantagem de um-zero

Das seis vezes a jogar fora com 1-0, o Porto é eliminado nas duas primeiras mas depois passa sempre e até chega à final em 84 e 87


Fumo branco? Benfica-26, FC Porto-15, Sporting-9, Vitória Setúbal-4, Braga-2, Boavista-2, Académica-1 e Vitória Guimarães-1.
Ou fumo preto? Benfica-26, FC Porto-14, Sporting-9, Vitória Setúbal-4, Braga-2, Boavista-2, Académica-1 e Vitória Guimarães-1.
Belenenses vs. FCP 1984Em Málaga não há Capela Sistina nem nenhuma chaminé a libertar fumo, mas é certo e sabido: daqui a 24 horas já se conhece o futuro do FC Porto na Liga dos Campeões. Se avança para os 15.os quartos-de-final das provas europeias ou se se mantém nas 14 presenças. Com Moutinho (o herói do 1-0 no Dragão na primeira mão) de volta aos convocados, a vida de Vítor Pereira ganha outro ar. Há mais confiança, naturalmente.
O Málaga tem Saviola (dois golos ao FCP pelo Benfica) e mais uns quantos jogadores de nível mundial (Isco, Julio Baptista, Demichelis, Joaquín, Santa Cruz), mas o Porto tem a experiência do seu lado. Basta ver que até as estatísticas estão do seu lado: das seis vezes que joga fora a defender o 1-0 só não se apura nas duas primeiras.
SLOVAN BRATISLAVA 4-0 Vencedor da Taça de Portugal-68 (Vitórria Setúbal, 2-1), o FC Porto de José Maria Pedroto entra na Taça das Taças. Elimina o Cardiff, graças ao bis de Custódio Pinto em Gales (2-2) e ao penálti de Toshack (esse, sim) defendido por Américo aos 88’ nas Antas com 2-1, e apanha o Slovan Bratislava. O mesmo Custódio Pinto dá vantagem, mas a viagem à Checoslováquia faz mal aos portistas. Os irmãos Capkovic (Jan e Josef) acompanham o capitão Jokl (bis) no implacável 4-0.
ANDERLECHT 3-0 A história repete-se. Vencedor da Taça-77 (Braga, 1-0), o FC Porto de José Maria Pedroto avança para a Taça das Taças. Comete as proezas de eliminar Colónia (2-2 na RFA, 1-0 de Murça nas Antas) e Manchester United (4-0 nas Antas e 2-5 em Old Trafford com dois autogolos de Murça). Muito bem, quartos-de-final aí vamos nós. Calha o Anderlecht. Um-zero de Gomes nas Antas com John Carpenter no apito. Em Bruxelas, nada a fazer: 3-0 por Resenbrink (penálti), Nielsen e um tal Vercauteren.
DUNDALK 0-0 Perdido o tricampeonato para o Sporting em 1980, instala-se a confusão. O presidente Américo de Sá é contestado por José Maria Pedroto (again?!) e Pinto da Costa, então chefe do departamento de futebol. Há uma cisão entre os jogadores, com a maioria do lado do treinador, que abandona o clube e é substituído por Hermann Stessl. Ao austríaco, ex-AEK Atenas, sai-lhe o Dundalk como fava na primeira eliminatória da Taça UEFA. Um golo de Sousa nas Antas e zero-zero na República da Irlanda. Começa aqui a resistência do FCP em jogos fora a defender o 1-0.
ABERDEEN 1-0 Outra vez? Não é bem, não é bem, veja lá bem. Finalista da Taça de Portugal-83 (Benfica, 1-0), o Porto de Pedroto ganha um lugar na Taça das Taças. A campanha é boa, exemplar: Dínamo Zagrebe (1-2, 1-0), Rangers (1-2, 1-0), Shakhtar (3-2, 1-1) e meia-final com o Aberdeen de um tal Alex Ferguson, detentor do troféu. Nas Antas, 1-0 de Gomes. Na Escócia, 1-0 de Vermelhinho.
BRÖNDBY 1-1 Campeão nacional em 1986, o FC Porto de Artur Jorge elimina Rabat Ajax (9-0, 1-0) e Viktovice (0-1, 3-0) até chegar ao Bröndby. Um-zero nas Antas por Madjer e 1-1 na Dinamarca, com Juary a bater Schmeichel. O resto da história envolve Dínamo Kiev, Bayern e João Pinto com a Taça na cabeça.
FEYENOORD 0-0 Outra vez? Perdido o tri, o FC Porto troca de treinador: sai CAS (Carlos Alberto Silva), entra Ivic. Um só objectivo imediato, a qualificação para a recém-criada Liga dos Campeões. O adversário é o Feyenoord. Nas Antas, um-zero do n.o 15 Domingos aos 90’+2. Em Roterdão, duas defesas milagrosas de Vítor Baía seguram o 0-0.
Málaga-FCP às 19h45 na TVI (fumo branco?)
in "inline.pt"

Diz que é uma espécie de conflito de interesses

Dragão quer continuar a marcar presença junto da nata fina da Europa do futebol. Estreantes andaluzes recorrem à era dos gladiadores para sublinhar a necessidade de continuar a fazer história. Mas é o FC Porto que está mais perto dos quartos-de-final da Champions. Jogo com relato na Renascença, a partir das 19h45.


Junte-se a fome com a vontade de comer, um prémio extra de 3,9 milhões de euros pelo apuramento e a receita será soberba.

O Málaga recebe o bicampeão português, depois da derrota pela margem mínima na primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (1-0) e no dia seguinte a uma interjeição que Manuel Pellegrini dirigiu a Vítor Pereira, mas que não ficou sem resposta.

O chileno anteviu um FC Porto de ataque, com "modo de contenção" desligado e o técnico dos azuis-e-brancos confirmou a intenção. 

A segunda melhor defesa da Liga Espanhola defronta o segundo melhor ataque do campeonato nacional português. Ambas as equipas querem mostrar pergaminhos que sejam dignos de justificar a continuidade na Champions.

O estádio La Rosaleda estará repleto, com cerca de 35 mil espectadores nas bancadas e um ambiente electrizante, muito por força da intensa campanha publicitária que os "boquerones" ["anchovas", como são conhecidos os jogadores malaguenhos] decretaram para o encontro que poderá representar mais um marco histórico para o clube. Inspirados na era dos gladiadores, os atletas do Málaga vestiram-se a rigor, com armaduras e cenários dignos de um filme de Hollywood, posando para as câmaras.

Se, de um lado, os "quartos" da Liga Milionária serão uma estreia, do outro, há a experiência evidente do assunto. A confirmar-se a passagem, o FC Porto pisará novamente terrenos que conhece como a palma das mãos. E, em Espanha, então, a sorte azul-e-branca costuma ser garantida.

Ares de Espanha fazem bem ao dragão
Desde 1987/88 que os portistas não perdem qualquer eliminatória diante de equipas do país-vizinho disputadas a duas mãos. Nos últimos seis confrontos com "nuestros hermanos", a equipa nortenha seguiu sempre em frente.

O adepto do FC Porto terá presente na memória o Villarreal, derrotado nas meias-finais da Liga Europa de 2011, que o conjunto então liderado por André Villas-Boas ultrapassou para conquistar a prova. Ou, então, a meia-final da Liga dos Campeões de 2004, quando os dragões de Mourinho deixaram para trás o Deportivo para chegarem a Gelsenkirchen e arrecadarem a segunda Taça dos Campeões Europeus do seu curriculum.

Para além do jogo no Dragão, o Málaga só por uma vez encontrou equipas portuguesas numa eliminatória uefeira. Na Taça UEFA, em 2003, o Boavista afastou a equipa do sul de Espanha, nos quartos-de-final.

Moutinho e mais onze no ataque aos milhões
O herói da primeira mão está de volta. Após dois jogos de fora, devido a lesão, João Moutinho está de volta ao onze de Vítor Pereira para atacar a qualificação azul-e-branca.

Mangala ainda se deverá sentar no banco de suplentes, assim como Izmailov. É que, com James Rodríguez no onze e com Varela a repetir a titularidade, como sempre tem acontecido nesta edição da Liga dos Campeões, o russo começará a partida de Málaga do lado de fora das quatro linhas.

Antunes será o único português em campo na equipa de Manuel Pellegrini. Duda não deverá ser opção inicial, ao passo que Eliseu está lesionado.

O Málaga-FC Porto arranca às 19h45, com arbitragem do italiano Nicola Rizzoli. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.


Liga dos Campeões: 2ª mão dos oitavos-de-final
Estádio La Rosaleda, Málaga
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Equipas prováveis
FC Porto
Helton; Danilo, Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, Lucho e Moutinho; James Rodríguez, Jackson Martínez e Silvestre Varela.
Málaga
Willy Caballero; Sergio Sánchez, Weligton, Demichelis e Antunes; Joaquín, Toulalan, Iturra e Isco; Saviola e Santa Cruz.

in "rr.pt"

Moutinho está de volta ao onze inicial

O jogador mais temido pelo Málaga está de volta às opções de Vítor Pereira. João Moutinho marcou o golo da primeira dos quartos-de-final da Liga dos Campeões e, depois de uma lesão, está de volta para ajudar os dragões a chegar às meias-finais da "Champions".


João Moutinho está de regresso à competição, depois de se ter lesionado no treino que antecedeu o clássico com o Sporting.

No jogo desta noite, com Moutinho a titular, Vitor Pereira deve apresentar a seguinte equipa: Helton; Danilo, Otamendi, Maicon e Alex Sandro; Fernando, Lucho e João Moutinho; James Rodriguez, Jackson Martinez e Silvestre Varela.

O médio internacional português participa no seu 87º jogo consecutivo nas competições europeias. Nunca falhou uma partida desde que se estreou, em Abril de 2005, em Newcastle, com a camisola do Sporting.

No jogo da primeira mão dos oitavos-de-final, Moutinho marcou o golo que dá vantagem na eliminatória aos dragões.

O objectivo dos campeões nacionais é, naturalemnete, seguir em prova, mas pela frente terá um Málaga que fará o jogo mais importante da sua história.

O estádio "La Roseleda" estará esgotado com a presença de mais de trinta mil adeptos, sendo dois mil de adeptos portugueses.


in "rr.pt"

«FC Porto é mais forte e vai passar a eliminatória» - Jorge Jesus


Jorge Jesus falou ao diário ´Marca` sobre o jogo desta noite no La Rosaleda. De acordo com o treinador do Benfica, o FC Porto «é mais forte que o Málaga» e vai garantir em Espanha um lugar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões.

«Não posso fazer comentários sobre o que penso serem os pontos fracos do FC Porto. É meu adversário e não gostaria de criar polémica em Portugal, não seria bom para o Benfica», começou por ressalvar Jorge Jesus, não se coibindo, todavia, de perspetivar o encontro dos azuis e brancos na Andaluzia.

«Se me perguntar o que penso sobre a eliminatória, devo dizer que, para mim, o FC Porto é uma equipa mais forte e tem grande vantagem. Penso que vão fazer um golo em Málaga, e contam com a vantagem alcançada na primeira mão. Vão passar a eliminatória», vaticinou o treinador dos encarnados.

«Não conheço bem o Málaga. Eliseu [não pode jogar, por lesão] e Duda são muito bons. Têm uma grande equipa, não vão facilitar, mas, repito, o FC Porto é mais forte», vincou. 


in "abola.pt"

O 3.º relvado recomenda-se


O relvado que as duas equipas vão pisar esta noite é já o 3.º da temporada no terreno do Málaga, mas a verdade é que o tapete apresenta-se em bom estado, pelo que é menos uma preocupação para as duas equipas, no jogo que decide quem segue em frente rumo aos quartos-de-final da Champions.

Ainda assim, refira-se que o primeiro tapete do La Rosaleda foi instalado no verão passado, o segundo em novembro, mas os problemas recorrentes levaram a direção a optar por mais um relvado, que já foi estreado na penúltima jornada do campeonato.

in "record.pt"

Dublin e o 5-0 ao Benfica


O FC Porto procura esta quarta-feira o regresso às grandes noites europeias depois de uma época de afastamento. A motivação começou com vídeos durante a viagem de avião.
Recuperar as grandes noites europeias, depois de um ano muito fraco nesse aspeto, é o objetivo do FC Porto, que não deixou nenhum pormenor ao acaso e até aproveitou a viagem para motivar os jogadores. Assim, nos cerca de 60 minutos que durou o voo para Málaga, o charter fretado pela equipa disponibilizou o registo vídeo de algumas reportagens do Porto Canal sobre a época de 2010/11, que terminou na conquista da Liga Europa, em Dublin. 

E para que o campeonato não passe ao esquecimento, até os 5-0 ao Benfica nessa temporada foram lembrados. No avião seguiram cerca de 100 adeptos portistas, alguns dos quais bem conhecidos, como Júlio Magalhães, Lourenço Pinto, Cândido Barbosa ou Manuel Serrão. À chegada a Málaga havia um aparato policial desnecessário, porque a saída dos dragões foi rápida e pacífica.

in "ojogo.pt"

Passeio dos dragões cancelado

Previsto para o final da manhã, à imagem de tantas outras viagens, o habitual passeio matinal do FC Porto foi cancelado.


O passeio matinal do plantel do FC Porto, previsto para as 111h15, foi cancelado, pelo que os jogadores portistas não serão vistos estas manhã pelas ruas de Málaga.

Assim sendo, a equipa manter-se-á concentrada no hotel, onde sairá apenas para se dirigir para o Estádio La Rosaleda, onde defronta, a partir das 19h45, o Málaga para os oitavos de final da Liga dos Campeões.


in "ojogo.pt!"