quinta-feira, 21 de março de 2013

João Moutinho sonha com uma participação no Mundial de 2014


O médio do FC Porto, João Moutinho, já soma 50 internacionalizações pela equipa das quinas, no entanto nunca esteve presente num Campeonato do Mundo.

Depois de em 2010 não ter sido convocado por Carlos Queirós para representar Portugal no Mundial da África do Sul, o jogador português revela que sonha estar presente no Mundial de 2014, no Brasil.

“Esse é grande objectivo. Dou o máximo para ser chamado e, se Deus quiser, estar na fase final do Brasil. Espero que seja a minha estreia em Mundiais", começou por afirmar Moutinho às notícias do futebol internacional.

O jogador do FC Porto é neste momento a grande dúvida para ajudar Portugal na dupla jornada de qualificação para o Mundial 2014, contra Israel e Azerbaijão, já que Moutinho está lesionado tendo falhado os últimos jogos dos Dragões e falhado os primeiros treinos ao comando do Selecionador Nacional, Paulo bento.

Contudo, o jogador do FC porto parece recuperável e já subiu esta quarta-feira, ao relvado para efectuar alguns trabalhos de forma condicionada.

O internacional português sabe das dificuldades que a Selecção Nacional vai ter para conseguir a qualificação para o Mundial de 2014.

“Temos a tarefa complicada para sermos apurados directamente. O nosso objectivo neste momento é ganhar os nossos jogos e manter o segundo lugar. Se a Rússia perder pontos, depois temos um jogo com eles em casa… Seja no play-off ou com apuramento directo, acredito perfeitamente que temos capacidade e qualidade mais do que suficientes para estar no Mundial".

Lembrar que para Portugal para se qualificar de forma directa terá que conseguir alcançar o primeiro lugar do Grupo F, numa altura em que a equipa das quinas ocupa o terceiro lugar, com os mesmos pontos de Israel segundo classificado, enquanto a Rússia, líder do grupo, ocupa o primeiro lugar com mais cinco pontos que Portugal.


Caixinha no México: «Diego Reyes? Gosto mais do Herrera»


Treinador português fala sobre reforço do FC Porto, com quem já teve um episódio na Liga MX


Pedro Caixinha foi apresentado no Santos Laguna em novembro de 2012. Ao longo dos últimos meses, aprofundou os seus conhecimentos sobre o futebol mexicano. Foi lá que o F.C. Porto encontrou o colombiano Jackson Martínez. Mas há mais.


Diego Reyes, jovem central mexicano, é reforço dos dragões para a próxima temporada. Reyes já chegou à seleção principal do seu país mas Caixinha considera que ainda há trabalho a fazer.



«Penso que o Diego Reyes tem de se desenvolver em termos físico. É fraco. Isso é um facto. Mas tem muitas coisas boas, o jogo de cabeça, o poder de antecipação, sabe jogar, etc», frisa o português, ao Maisfutebol.



O Santos Laguna venceu o América de Diego Reyes por 1-0. «Ele não jogou contra nós porque estava lesionado. Porém, disse numa entrevista que era importante o América pensar no jogo seguinte contra o Cruz Azul. Aqui, as rivalidades têm esse peso. Mas desvalorizou de certa forma o nosso jogo.



«Ora eu peguei nessa entrevista e mostrei-a aos meus jogadores: vejam este Diego Reyes, nem vai jogar e diz que já devem pensar no jogo seguinte. Temos de provar o contrário. E assim foi. Vencemos o jogo», contra Caixinha.



«Herrera pode dar o mesmo que Moutinho»



Maisfutebol questiona Pedro Caixinha sobre Diego Reyes mas o treinador português atira outro nome: Héctor Herrera. O médio do Pachuca tem sido associado ao F.C. Porto nos últimos meses.



«Pergunta-me pelo Reyes mas eu gosto mais de outro nome que se fala para o F.C. Porto: o Héctor Herrera. Fala-se da saída de Moutinho no final da época e nesse cenário, Herrera podia ser muito útil», garante. 



O médio de 22 anos enche as medidas de Pedro Caixinha: «Considero que pode dar o mesmo que Moutinho dá. Para além disso, tem mais chegada à área contrária, aparece com maior regularidade a rematar. É mais box-to-box.»



O treinador português não fala de cor. Diego Reyes falhou o duelo com o Santos Laguna mas Héctor Herrera deu nas vistas frente à equipa de Pedro Caixinha.



O Pachuca venceu o encontro pela margem mínima. Quem marcou o tento solitário? Héctor Herrera.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC PORTO GOLEIA BRAGA PARA A TAÇA DE PORTUGAL


O FC Porto venceu na noite desta quarta-feira o Hóquei de Braga por 8-2 e qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal em Hóquei em Patins.

Num jogo dominado pelos Dragões, o FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 3-0, com golos de Pedro Moreira (9 minutos), Jorge Silva (17) e Reinaldo Ventura (24 GP).

Na segunda parte o FC Porto chegou aos 5-0, através de Caio, logo aos 12 segundos, e Reinaldo Ventura (30), seguindo-se a reacção do Hóquei de Braga, que reduziu para 5-2, com golos de Nuno Silva (36 e 37).

A maior capacidade dos Dragões faria novamente a diferença, com três golos em três minutos a fecharem o resultado: Ricardo Barreiros (47 GP), Hélder Nunes (48) e Vítor Hugo (49 LD).

O FC Porto irá agora receber o Sporting nos oitavos de final, em jogo marcado para o dia 24 de Abril, no DragãoCaixa.


in "fcp.pt"

Pinto da Costa vai apresentar nova candidatura


Terminou ontem o prazo definido nos estatutos do FC Porto para Pinto da Costa prorrogar o actual mandato. "Record" e "Jornal de Notícias" adiantam, contudo, que o dirigente vai apresentar-se a eleições, em Maio.


Pinto da Costa vai apresentar-se a votos, em Maio, nas eleições para a presidência do FC Porto. O dirigente não accionou a prorrogação do mandato, como está previsto nos estatutos do clube, mas pretende candidatar-se a mais um mandato de três anos.

O "Record" e o "Jornal de Notícias" garantem que essa é a intenção do presidente portista, nos comandos do clube desde Abril de 1982.

As candidaturas à presidência do FC Porto deverão ser apresentadas até 20 de Abril. O acto eleitoral irá realiza-se a 25 de Maio.

in "rr.pt"

Defour volta à lista do Man. United


Quando jogava no Standard Liège, Steven Defour foi observado diversas vezes pelo Manchester United e é perante essa circunstância que a imprensa inglesa coloca o médio belga de novo em linha com os ´red devils`. 

Uma aposta renovada e que fará sentido, de acordo com o Daily Express, devido à emergência que o clube tem em encontrar um substituto para Paul Scholes, já com 38 anos. 

Ainda de acordo com a imprensa inglesa, Sir Alex Ferguson terá enviado emissários do Manchester United a Portugal com o objetivo de observar o internacional belga e que os relatórios do corpo de scouting recomendam a contratação do jogador dos dragões, que tem cláusula de rescisão de 50 milhões de euros. 

É um facto que a presença dos observadores do Manchester United em Portugal tem sido assídua, mas no topo das preferências do clube inglês estará o colombiano James Rodriguez.


in "abola.pt"

Josué pode ser aposta dos dragões na próxima época


A visibilidade que Josué tem ganho esta temporada no P. Ferreira não escapa aos critérios de seleção do FC Porto, que tem o médio referenciado e considera seriamente apostar nele como um dos novos rostos para 2013/14. 

Josué tem sido seguido com assiduidade plena ao longo desta temporada pelos dragões, que reconhecem o salto de qualidade dado nos últimos meses em P. Ferreira e também a garantia de evolução que um jogador de apenas 22 anos oferece.

O seguro nível de afirmação de Josué, aliás, também não escapou ao olhar clínico de Paulo Bento, que o pré-selecionou para os jogos com Israel e Azerbaijão. O esquerdino não foi chamado à lista final, mas Paulo Bento vai provavelmente voltar a assinalá-lo para os jogos seguintes da Seleção Nacional e talvez lhe proporcione mesmo uma oportunidade. 

Para além das inegáveis qualidades técnicas que possui, o esquerdino é um produto da escola de formação portista e esse detalhe também é importantíssimo numa altura em que são muito escassas as referências de base a alimentar a equipa principal.


in "abola.pt"

Treino com grupo reduzido

VÍTOR PEREIRA TRABALHOU COM 15 JOGADORES


O plantel do FC Porto cumpriu esta quinta-feira de manhã mais um treino. Vítor Pereira teve à sua disposição apenas 15 jogadores, sendo que uma dúzia era do plantel principal. O guarda-redes Stefanovic, o médio Pedro Moreira e o extremo Sebá, todos da equipa B, compuseram o grupo.

Tal como ontem, estiveram ausentes João Moutinho, Silvestre Varela, Jackson Martínez, James Rodríguez e Steven Defour (todos nas seleções), além de Helton, Christian Atsu, Quiñones e Abdoulaye, com problemas físicos.

O guardião Kadú trabalhou com a equipa de Sub-19.

in "ojogo.pt"

Juventus atenta ao lateral Danilo

MAS PREÇO DO BRASILEIRO ASSUSTA

A Juventus tem marcado presença nos jogos do FC Porto e, de acordo com a imprensa transalpina, Danilo tem convencido os observadores desse clube. O lateral está bem referenciado, mas os 50 milhões da sua cláusula de rescisão assustam a equipa de Turim.

inb "record.pt"

YURI SEMIN TREINOU MÉDIO RUSSO DO FC PORTO "Izmailov é mais imprevisível no meio"


Treinador assegura que, pelo seu carácter competitivo, o antigo leão está agora no clube certo, mas ainda não na posição em que encaixa melhor.
Antigo jogador, treinador e presidente do Lokomotiv, Yuri Semin, 65 anos, viu Marat Izmailov nascer para o futebol: comandou-o no clube moscovita e também na seleção russa, que orientou em 2005. O veterano técnico saltou do banco do Dínamo de Kiev em setembro, há quase meio ano, mas não se desliga do futebol - há uma semana esteve em Camp Nou a assistir ao Barcelona-AC Milan, da Champions - e tem sempre uma recomendação, um conselho ou uma sugestão para dar ao médio russo do FC Porto, que trata como um filho. "Sendo um jogador temperamental, surpreendeu-me a forma como ele suportou a pressão no jogo com o Sporting", admite em entrevista a O JOGO.

Há algum treinador, jogador ou dirigente que conheça tão bem Marat Izmailov como Yuri Semin?

Não. Ele era ainda muito novo, tinha 17 anos, quando o conheci no Lokomotiv. Esteve comigo durante muitos anos.

Antes do clássico Sporting-FC Porto, Marat Izmailov foi acusado pelo médico do Sporting de se ter negado a treinar e a jogar, inventando, segundo argumentou Frederico Varandas, dores e lesões como forma de justificar as faltas. Por tudo o que conhece do jogador, acha possível que ele tenha simulado?

Não, isso não pode ser verdade. É impossível acreditar nessas afirmações. O Marat quer jogar sempre; difícil é fazê-lo parar e impedi-lo de jogar. Quando ele diz que não dá, é porque não dá mesmo. Ele nunca me escondeu a simpatia e consideração que tinha pelos adeptos do Sporting, e não foi por acaso que estes sempre o apoiaram. Talvez por isso tenham aparecido certas informações.

Para muitos ex-treinadores e ex-colegas, Marat é um exemplo de superação e sacrifício. Guarda memória de algum episódio que comprove tal ponto de vista?

Durante os muitos anos em que trabalhámos juntos, uma das preocupações do Marat foi o lado perfeccionista dele: tentava estar sempre nas melhores condições para ajudar a equipa. Nas conversas que tinha comigo, nunca me escondeu que quando não estava a cem por cento, ele próprio tinha receio de defraudar os colegas. Isso trouxe-lhe alguns problemas. Mas em termos profissionais, há poucos jogadores que tenham uma paixão tão grande como a dele pelo futebol. Vive para o que faz.

Na primeira vez que defrontou o Sporting em Alvalade, foi assobiado sempre que tocou na bola. Acha que Marat Izmailov se sentiu condicionado?

As dificuldades por que passou na vida, na sua infância, ajudaram-no a tornar-se frio, mas ele, por natureza, é um jogador temperamental. Surpreendeu-me a forma como suportou a pressão nesse jogo.

Um futebol de toque, com elevada percentagem de posse de bola, como o do FC Porto, favorece mais as características dele?

Encaixa muito bem, porque o Marat se impõe pela capacidade técnica. Mas fundamental para ele, sendo um jogador muito competitivo, são os objetivos. Quer ganhar sempre. E o FC Porto dá-lhe essa oportunidade. É o clube ideal para o Marat, porque joga regularmente na Liga dos Campeões e se bate sempre para ganhar o campeonato português.

Nesta fase da carreira, vê-o a jogar mais pelos flancos ou por dentro, como médio-interior?

Do meu ponto de vista, pela criatividade e qualidade técnica que ele tem, gosto mais de o ver jogar pelo meio, tendo em conta que é um jogador de grande capacidade técnica e de passe, com uma leitura de jogo que não é "standard", foge aos padrões normais. Tudo isso faz dele um jogador diferente, mais imprevisível, difícil de controlar pelos adversários.

O que lhe falta para estar a cem por cento?

Tenho alguma dificuldade em responder de uma forma tão precisa. Só quem está em campo com ele todos os dias é que pode ter essa sensibilidade, essa perceção. Esteve muito tempo parado por causa das operações, mas tem uma grande margem de crescimento da condição física. Estando em pleno, se continuar a jogar como está a jogar, voltará à seleção russa.

in "ojogo.pt"

Ingleses falam numa troca entre James e Anderson

Manchester United estará a preparar uma proposta que incluirá o brasileiro e uma quantia a rondar os 25 milhões de euros


James Rodriguez volta esta quarta-feira a estar em grande destaque em Inglaterra, de onde surgem novamente rumores sobre um alegado interesse do Manchester United no colombiano.

O jornal "Daily Mail" foi o veículo da notícia e até já avançou com os pormenores de um possível negócio: os Red Devils estarão na disposição de oferecer aos dragões 25 milhões de euros e ainda os direitos de Anderson para ter o atual número 10 portista.

Para sustentar a informação, aquele periódico decidiu ressuscitar umas declarações de Anderson, que figura nos planos do Santos para a próxima época, a dar conta da disponibilidade para um dia voltar aos azuis e brancos. "O FC Porto é o único clube português para o qual pensaria voltar. O meu passado está lá. Foi onde criei as minhas raízes no futebol português", referiu o brasileiro.


in "ojogo.pt"