sexta-feira, 19 de abril de 2013

FILIPE MOTA: "VAMOS ENTRAR BEM PARA VENCER A PARTIDA"


O FC Porto Vitalis regressa ao campeonato após uma difícil semana. A jornada 5 da Fase Final traz o Sporting da Horta ao Dragão Caixa, domingo, às 18h00. Depois do desaire na Luz os Dragões já estão de olhos postos nos próximos jogos e o passado já lá vai. 

Em declarações ao site www.fcporto.pt e ao Porto Canal, Filipe Mota afirma que mesmo sendo a equipa dos Açores teoricamente mais fraca que os Dragões é importante ter cautela. "Teoricamente o SC Horta será a equipa mais fraca do grupo, mas se não entrarmos concentrados, como sempre, para querer ganhar o jogo pode-se tornar mais difícil. E nós vamos entrar bem para vencer a partida.” E alerta os pontos fortes do adversário “Tem um jogo muito forte da primeira linha, tal como o Yuriy Kostetcky, mas nós estamos preparados para combater as armas deles. Temos que fazer o nosso jogo, defender bem, contra-atacar e atacar bem, recuperar defensivamente e, vamos ganhar".

Questionado sobre o campeonato, o central dos dragões não poupa nas palavras. "O jogo com o Benfica já pertence ao passado, já só pensamos no jogo de domingo e em regressar às vitórias". Tendo também umas palavras quanto ao futuro: "Nós só dependemos de nós, temos de vencer todos os jogos que nos vão apresentar daqui para a frente e é isso que vai acontecer, para sermos campeões outra vez".


in "fcp.pt"

"NÃO TEMOS MEDO DO PASSADO"


Depois de terminada a Fase de Grupos, na qual o FC Porto Império Bonança terminou líder do Grupo B, com 13 pontos, disputa-se este sábado, às 20h30 (hora portuguesa) a primeira-mão dos qiartos-de-final, frente ao Reus Deportiu. Filipe Magalhães afirma que a equipa está ciente das dificuldades que é jogar fora, mas a equipa dos Dragões está confiante. 

O guardião do FC Porto Império Bonança falou à imprensa e assumiu a alegria de voltar ao primeiro lugar no campeonato nacional. “É uma boa sensação preparar este jogo, para a Liga Europeia em primeiro lugar no campeonato, já não estávamos nesta posição há algum tempo, é mais uma motivação extra mas são provas diferentes. O nosso objectivo é fazermos um bom jogo para nos apurarmos para a Final Four.”

Antevendo o jogo explica que o Réus, em casa, é bastante forte. “O Reus é uma equipa muito complicada quando joga em casa, aliás, venceu os jogos todos lá realizados na 1ª fase e na Liga espanhola tem bastantes vitórias em casa. Sabemos que é uma pista complicada, eles tem pontos fortes e nós vamos tentar anula-los.”

Questionado sobre o factor “fora – casa” e sabendo que a segunda-mão é no Dragão Caixa, Filipe mostra optimismo: “Será favorável se fizermos uma boa primeira-mão porque se fizéssemos um mau resultado iríamos ter uma pressão acrescida no segundo jogo, mas é sempre preferível ter a segunda-mão em casa. Dá-nos vantagem e, na eventualidade de termos de resolver a eliminatória estamos a jogar com o nosso público”.

Sobre a importância das três provas que o FC Porto se encontra a disputar é peremptório: “Não posso escolher nenhuma. Não me sentia bem a ganhar uma prova a saber que era em detrimento das outras. Queremos vencer as três, senão ganharmos as três, que ganhemos duas e por aí em diante, ou seja, ganharmos uma é apenas opção se não podermos vencer as três”. E descreve a “receita” para o jogo: “Acima de tudo queremos estar na Final Four passando esta eliminatória. São dois jogos, duas equipas muito fortes e não há vencedores antecipados. Depois é um misto de tudo: muito trabalho, muita dedicação e um pouco de sorte. Se lá estivermos, é para ganhar. ”

Filipe Magalhães assume que a equipa não tem medo do passado. “Já estivemos várias vezes nesta fase da prova, sendo que nos anos anteriores era final 8 e nessa altura sentimo-nos bastante frustrados por não chegarmos mais longe mas se lá voltarmos é com o objectivo de vencer. Não temos nenhum medo do passado, estamos lá como se fosse a primeira vez e queremos ganhar a prova”.


in "fcp.pt"

Quiñones é opção para Moreira de Cónegos


Entra na convocatória para o lugar do castigado Abdoulaye, enquanto Maicon continua de fora por lesão.
O colombiano Quiñones é a novidade na convocatória do FC Porto, anunciada esta sexta-feira, para o jogo no terreno do Moreirense, este sábado, na 26.ª jornada da I Liga.

O lateral esquerdo ficou de fora da final da Taça da Liga, que os "dragões" perderam por 1-0 com o Sporting de Braga, por opção, e entra para as contas do treinador Vítor Pereira no lugar do castigado Abdoulaye.

O defesa Maicon, único ausente no treino do FC Porto realizado esta manhã no centro do Olival, a receber tratamento à lesão contraída na partida com o Sporting Braga para a I Liga, fica de fora da lista de 18 convocados de Vítor Pereira.

O encontro entre o FC Porto, segundo classificado, com 63 pontos, e o Moreirense, 15.º, com 21, está marcado para as 20h30 deste sábado, no estádio Comendador Joaquim Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.

Os 18 convocados:

Guarda-redes: Helton e Fabiano.

Defesas: Danilo, Mangala, Otamendi, Alex Sandro e Quiñones.

Médios: Fernando, Defour, Lucho, Castro, João Moutinho e Izmailov.

Avançados: James Rodríguez, Jackson Martínez, Atsu, Kelvin e Liedson.

in "ojogo.pt"

Vasco da Gama tenta Helton


Helton é um dos capitães e figura de proa do FC Porto, mas o seu futuro próximo pode passar pelo regresso ao Brasil, em concreto ao Vasco da Gama, clube onde cresceu e ganhou o protagonismo que o conduziu ao futebol português, em 2002, para representar o UD Leiria.

A um mês de completar 35 anos, anos, o guarda-redes brasileiro, com contrato até 2014, é o nome pretendido para ocupar o lugar na baliza dos vascaínos já a partir do meio do ano, para disputa do Brasileirão. Paulo Autuori, o técnico da formação do Rio de Janeiro, pretende um guardião experiente e com rodagem suficiente para garantir fiabilidade na posição e Helton encaixa perfeitamente nesse perfil, pelo que já deu indicações à Direção para avaliar as possibilidades de garantir essa aquisição. O nome causou bastante impacto entre os dirigentes e Roberto Dinamite, o presidente, deu o aval ao diretor técnico, René Simões, para encetar contactos com o FC Porto e com Helton, mas neste momento a situação ainda se encontra numa fase muito inicial, com abordagens superficiais às partes.

Helton é importante para o FC Porto e até final da época a porta para avançar nas conversações está totalmente fechada, até porque o jogador quer concentração absoluta na carreira da equipa até final do campeonato, mas quando fechar a cortina sobre a época desportiva é possível que as negociações conheçam um avanço.

Para o FC Porto, a saída de Helton poderá traduzir-se num bom negócio, pois a margem para garantir algum retorno financeiro não é grande e o brasileiro termina contrato dentro de um ano. E, para o Vasco da Gama, há dinheiro para ser aplicado na contratação de cinco reforços já definidos pelo técnico, uma vez que o clube acaba de vender ao Cruzeiro os 45 por cento dos direitos económicos que detinha sobre o central Dedé, por uma verba a rondar os 5,3 milhões de euros. Parte desse valor poderá chegar aos cofres do FC Porto, caso Pinto da Costa não feche a porta de saída a Helton e permita ao brasileiro uma espécie de regresso a casa.


in "abola.pt"

Mangala na fasquia dos 25 milhões

MAN. UNITED VÊ-COM SUBSTITUTO DE FERDINAND


A atenção que o Manchester United dispensa a Mangala está longe de ser novidade, uma vez que o central doFC Porto já viu o seu nome apontado a tubarões do futebol europeu como são os red devils, o Manchester City, o PSG ou o Milan. No entanto, o jornal inglês “Daily Star” acrescentou ontem uma nova informação a este dossiê: de acordo com aquela publicação, o clube de Alex Ferguson estará disposto a apresentar uma proposta na ordem dos 25 milhões de euros. O interesse inglês é justificado pelo facto de Rio Ferdinand, central de 34 anos, estar já na curva descendente da sua carreira.

Este deverá ser o limite máximo que os dirigentes dos red devils estarão dispostos a negociar, perfazendo, precisamente, metade da cláusula de rescisão do jovem internacional francês, de 22 anos, que se cifra nos 50 milhões de euros.

Tendo em consideração o ainda curto trajeto de Mangala na Invicta, será pouco provável que os dragões aceitem libertar o defesa central já no próximo verão. Para ultrapassar o obstáculo que se adivinha, o Manchester United poderá tentar incluir Anderson numa eventual proposta. O brasileiro, de 25 anos, também já foi apontado como possível moeda de troca no caso do clube inglês tentar contratar um outro portista, James Rodríguez.

in "record-pt"

Helton já admitiu saudades do Vasco

CLUBE QUE REPRESENTOU NO PASSADO


No passado, Helton já reconheceu por mais do que uma vez que gostava de voltar ao Vasco da Gama.

Aos 34 anos, o brasileiro conta já com 11 temporadas a jogar em Portugal, período durante o qual consolidou a sua vidal e fez evoluir o seu passatempo predileto: a música. Fatores que podem pesar no momento do guarda-redes decidir se volta ao seu país natal para continuar a já longa carreira, apesar das saudades que foi admitindo ao longo dos últimos anos.

in "record.pt"

Mangala mais perto da seleção

Central constou da primeira lista para os últimos jogos da seleção francesa e aos 21 anos o salto está mais perto...


Mangala já esteve entre os pré-convocados da seleção francesa para a jornada dupla de apuramento para o Mundial do Brasil contra a Geórgia e a Espanha, sabe O JOGO. Didier Deschamps, selecionador dos bleus, deu assim mais uma prova de que tem o central do FC Porto debaixo de olho. 

À boleia da época que tem feito no Dragão, Mangala entrou no lote de selecionáveis para a primeira equipa gaulesa e se a estreia ficou adiada, a pista está aberta e pode confirmar-se nas escolhas para os dois particulares que se aproximam, contra Uruguai e Brasil, em junho.

Para o defesa, de 21 anos, é a antecâmara de um salto que o confirmará entre a elite. "Só prova que ele tem crescido muito no FC Porto e que está no caminho certo", registou ao nosso jornal o empresário Fabrizio Ferrari, que se recusa a associar esse passo iminente com os rumores do mercado. 


in "ojogo.pt"