quinta-feira, 25 de abril de 2013

SUB 17 VENCEM EM BRAGA


A equipa de Sub 17 do FC Porto bateu na manhã desta quinta-feira o Sporting de Braga, por 1-0, no jogo que encerrou a segunda fase do campeonato nacional de juniores B.

Num jogo em que o resultado foi melhor do que a exibição, um golo de Sérgio Ribeiro aos 11 minutos foi o suficiente para os jovens Dragões somarem mais três pontos.

O FC Porto terminou a segunda fase em primeiro lugar, com 27 pontos, fruto de nove vitórias e uma derrota e está apurado para a fase final, em que se vai decidir o campeão nacional.


in "fxcp.pt"

Milan acha Mangala demasiado caro


O AC Milan desistiu de Mangala. Ou, pelo menos, o seu interesse ficará, por agora, no congelador. Tudo porque, depois de contactos iniciais com o FC Porto, o emblema italiano entende que o defesa-central francês é demasiado caro.

O Milan tinha fixado 15 milhões como o máximo que estaria disposto a oferecer pelo defesa dos dragões, preço que o FC Porto depressa negou. Assim, por agora pelo menos, os rossoneri vão desistir de Mangala e tentar a contratação de defesas mais em conta, segundo a imprensa italiana.

O nome do francês, no entanto, não sua da sua lista de preferências e dificilmente este terá sido o último contacto pelo jogador. 


in "ojogo.pt"

BRUNO MORAES "Torço pelo FC Porto"


Bruno Moraes chegou ao FC Porto em 2003/04, onde ficou durante sete épocas, pese ter sido emprestado várias vezes. De passagem pela Invicta, deixou uma mensagem de apoio à antiga equipa
O avançado brasileiro Bruno Moraes - que se notabilizou em Portugal ao serviço do FC Porto, V. Setúbal, Rio Ave, Naval e Leiria - está de passagem pela invicta para tratar de assuntos pessoais. 

O agora jogador dos húngaros do Ujpest não deixa, contudo, de estar atento ao futebol nacional, nomeadamente à luta pelo título entre Benfica e FC Porto. "Acompanho o futebol português, pois passam alguns jogos do campeonato num dos principais canais de desporto, na Hungria. A luta está acirrada, com o Benfica na frente e pressionado pelo FC Porto. Vou torcer pelo FC Porto, claro, mas não está fácil".

Bruno Moraes faz, ainda, uma análise à I Liga: "Gostaria de ver o Sporting no seu devido lugar, que é entre os primeiros. De resto, fico feliz com o progresso do campeonato e o trabalho que o Paços vem desempenhando esta época, onde tenho vários amigos".

A passagem na Hungria está a ser bastante positiva. "Estreei-me da melhor maneira, logo com um golo. Atualmente tenho 5 golos em 10 jogos". O contrato com o Ujpest termina no final da época, mas há interesse em ficar por lá. A hipótese de voltar, no futuro, a Portugal está no horizonte do brasileiro, por continuar a sentir-se "em casa em Portugal".

in "ojogo.pt"

Reyes quer chegar ao Dragão campeão

Central mexicano deu uma entrevista na qual revela o sonho de vencer o campeonato pelo América antes de chegar a Portugal.


Diego Reyes quer deixar o América com o título de campeão. O central, reforço do FC Porto para a próxima época, mostra-se encantado por ter ajudado o clube a vencer três grandes rivais: Tigres, Cruz Azul e Pumas.

"Fica na história desta grande instituição (ganhar os três clássicos), é importante para cada um de nós. É uma dose de confiança", declarou ao jornal mexicano "Récord".

"A melhor equipa é a que ganha o campeonato, temos que pensar assim. Ser campeão é um objetivo meu desde o início, é um sonho que tenho e espero que se cumpra. Sei que tenho de trabalhar muito em grupo e individualmente para o conseguir", acrescentou Reyes. 


in "ojogo.pt"

Vítor Pereira: «Queremos ganhar limpinho, limpinho»


Treinador do F.C. Porto cita Jorge Jesus, mas considera que o técnico encarnado usou mal o termo

A conferência de imprensa de Vítor Pereira foi dominada por temas relacionadas com a arbitragem. O treinador deu o mote mas acabou por ser igualmente confrontado com várias perguntas em torno do mesmo assunto.

Pelo meio, houve espaço para questionar Vítor Pereira sobre a presença do Benfica nas meias-finais da Liga Europa. Para o F.C. Porto, qual seria o resultado ideal? «Tenho de me concentrar no campeonato, não estamos na Liga Europa. Não faço ideia se o impacto de uma derrota do Benfica é positivo ou negativo. Não controlo os jogos do nosso adversário, queremos é ganhar os nossos jogos. E num contexto que seja limpinho, limpinho, como disse o meu homólogo do Benfica, mas não me parece que ele tenha usado o termo da melhor forma.»


Feita a ressalva, procurou-se tirar uma dúvida. Afinal, quem está melhor neste momento, Benfica ou F.C. Porto? «Comparar se estamos melhor ou pior é uma falsa questão. Há estilos de jogo, e normalmente gosta-se mais de quem está à frente. As equipas equiparam-se em termos de qualidade. Falei num tom exaltado na semana passada mas de quando em vez é preciso para nos ouvirem. Venho de um meio em que tive de lutar para aqui chegar. A mim ninguém me deu nada. As coisas na minha vida foram conquistadas e quando sinto que estão a faltar ao respeito à minha equipa, tenho de me defender.»


«Este fim-de-semana senti isso, uma falta de respeito para mim, para a equipa, para os adeptos. É neste momento que temos de ter um sentimento de revolta transformado em energia positiva, um sentimento de guerra, de luta. Não é no fim que quero ver esse sentimento nos adeptos, na comemoração dos adeptos. É agora», avisou o técnico.


Chegou a fase decisiva da temporada e Vítor Pereira tem consciência disso mesmo. «Não há muitas jornadas por disputar. Tanto na manutenção mas como no título, cada vitória tem de ser conquistada com suor, mas sem ansiedade. Temos de ser fundamentalmente uma equipa que mantenha os níveis de confiança fortes, transformar o sentimento de revolta em energia positiva, um sentimento de que as coisas têm tomado um caminho...não quero entrar por aí.»

Vítor Pereira: «O que vi no derby deixou-me preocupado»

Treinador do F.C. Porto critica atuação de João Capela no derby da Luz


Vítor Pereira ainda acredita na revalidação do título, mas lamenta que o Benfica tenha sido favorecido no derby com o Sporting. Aliás, o treinador lembra que João Capela foi o árbitro da final da Taça da Liga.

«Continuo a pensar que é possível a revalidação do título desde que o título continue a ser discutido nas quatro linhas. O que vi no derby deixou-me um pouco preocupado. Gostaria que me explicassem como é que um árbitro que é nomeado para a final da Taça da Liga e comete um erro grave, assinala uma grande penalidade que não existe e expulsa um jogador do F.C. Porto, portanto tem um peso largo na decisão da Taça da Liga, e logo no fim-de-semana seguinte é nomeado para um jogo que tem um peso forte na disputa do título», começou por destacar.


O técnico do F.C. Porto deixa um aviso para a próxima jornada da Liga, em que os dragões recebem o V. Setúbal e o Benfica visita o Marítimo.


«Se nós e o Sporting fomos infelizes, não tivemos sorte com a arbitragem, se no próximo fim-de-semana nós e o Marítimo formos bafejados com a má sorte na nomeação do árbitro para os Barreiros, isso torna tudo mais difícil», acrescentou.


O derby foi tema central na conversa com os jornalistas. «Pelo que vi do senhor João Capela é que alterou os seus critérios para a marcação de grandes penalidades. No jogo com o Braga em Coimbra num lance que não é grande penalidade conseguiu marcar um penalty inexistente. Passado uns dias consegue não ver três grandes penalidades existentes e todas em desfavor de uma equipa e em favor de outra. O que espero é que haja bom-senso, muita ponderação na nomeação dos árbitros para a decisão do título», destacou ainda.


«Se ganhar o título, que seja com mérito»


Vítor Pereira voltaria ao tema mais à frente, quando lhe perguntaram se o F.C. Porto poderia perder o campeonato devido às arbitragens: «Reporto-me a factos e o que eu vi neste fim-de-semana deixou-me preocupado. O Sporting teve azar, apanhou uma arbitragem infeliz e nós levamos por tabela. O Sporting também tem os seus objetivos. Se o Marítimo, ou nós, tivermos a infelicidade de ter outra arbitragem ao nível da do clássico, aí as coisas ficam mais complicadas.»


«Nunca sou o tipo de pessoa que sacode as responsabilidades. O que eu quero é que as jornadas sejam decididas no jogo jogado. Nós portistas temos de estar atentos, unidos, nós nos podemos dispersar em questões individualizadas, do treinador, de A ou B. Temos de perceber o cenário negativo que pintam à volta do nosso clube e o cenário positivo que pintam à volta do outro. Quero a mobilização da nação portista em torno de um objetivo, que é um possível dentro de um contexto justo em termos de arbitragem», frisou Vítor Pereira.


«Se o adversário ganhar o título, que o ganhe com mérito, dentro das quatro linhas, não naquilo que rodeia o futebol», rematou o treinador do F.C. Porto.


«Andou-se toda a época a falar no Maicon»


Pelo meio, Vítor Pereira lembrou ainda que os adversários passaram largos meses a reclamar um golo em fora-de-jogo de Maicon no clássico no ano passado. 


«Andou-se toda a época a falar disto: disse-se que o título do ano passado foi decidido pelo fora-de-jogo de Maicon, mas branqueou-se um lance nesse mesmo jogo em que o Cardozo toca duas vezes na bola com a mão, na área», disse.


Como tal, o técnico espera que seja dado o mesmo tratamento ao derby de Lisboa: «Espero que o que se passou neste fim-de-semana não seja esquecido. Se é um lance...mas três grandes penalidades claras, para além de um lance em que pode ser ou não ser.»
Vítor Pereira e o futuro: «Já conquistei algumas coisas»

«Desde que eu acredite no meu trabalho, o meu futuro não fica hipotecado.»

Vítor Pereira aceitou falar, durante a conversa com os jornalistas, sobre o seu futuro. O treinador do F.C. Porto, em final de contrato com o clube azul e branco, garante não estar preocupado com o tema.

«Desde que eu acredite no meu trabalho, o meu futuro não fica hipotecado. Com dois anos, chegando ao terceiro ano de F.C. Porto, já conquistei algumas coisas. Primeiro como adjunto, depois o campeonato como treinador principal, na primeira oportunidade, e duas Supertaças», fez questão de lembrar.

Curiosamente , o F.C. Porto tem mais pontos que no período homólogo da época passada. Mas não chega, nesta altura. «Todos os dados do ano passado foram melhorados. Pontos, golos, passar à próxima fase da Champions. Mas não é isso que me preocupa, nem isso nem o meu futuro», frisou.

Os dragões recebem o V. Setúbal no próximo sábado e Vítor Pereira espera um adversário determinado. «Vamos ter um Vitória a querer amealhar pontos para a sua luta, nós lutamos pelo titulos, eles lutam pela manutenção. É uma equipa solidária, que vai tentar explorar o contra-ataque no Estádio do Dragão.»

A última questão na conferência de imprensa foi sobre a reação de Kelvin à sua substituição no jogo entre F.C. Porto B e Leixões, no domingo.

«Desse jogo retenho três situações. O Kelvin é um jovem ainda, aprende-se com os erros e ele tem de o fazer. É um processo de crescimento, é algo que se resolve dentro do clube», começou por dizer, rematando: «Vi também a equipa B a jogar com qualidade mas também aí uma arbitragem infeliz. A nossa equipa B também não tem sido sorte. O vento sopra sempre para o mesmo lado. Quero enaltecer o trabalho de qualidade dos responsáveis da equipa B.»

in "maisfutebol.iol.pt"

PINTO DA COSTA "Portugal é um país de Capelas"

Pinto da Costa diz que o Marítimo tem boa equipa, mas não está muito confiante numa surpresa, no jogo com o Benfica. Em entrevista ao jornal "O Jogo", o presidente do FC Porto aposta em João Ferreira, para a final da Taça.


Pinto da Costa revisitou o último "derby", no Estádio da Luz, para justificar a pouca confiança que tem na possibilidade do Marítimo surpreender o Benfica, na 27ª jornada do campeonato. Em entrevista ao jornal "O Jogo", o presidente do FC Porto considera que o Marítimo é um adversário difícil, mas ironiza: "Portugal é um país de Capelas. Em qualquer sítio se encontra uma Capela", respondeu o dirigente, numa alusão à arbitragem de João Capela, no jogo entre Benfica e Sporting.

Pinto da Costa revela que acertou na nomeação do árbitro para o "derby" e, agora, aposta em João Ferreira, para a final da Taça de Portugal, entre Benfica e Vitória de Guimarães. O juiz de Setúbal que, curiosamente, foi criticado pelo FC Porto, após o desafio com os encarnados, na Luz, para o campeonato.

De uma coisa, o dirigentes estava certo: "Há um árbitro que eu sabia que não ia ser nomeado [para o 'derby'], e que por acaso até apitou a última final da Liga dos Campeões e a final do Euro 2012. Esse eu sabia que [Pedro Proença] não estaria no Benfica-Sporting", adiantou Pinto da Costa, numa referência implícita à má relação que o Benfica tem com Proença.


in "rr,pt"

Otamendi em risco para o Benfica


Apesar da vastidão de recursos que Vítor Pereira tem para o centro da defesa azul e branca, Otamendi será a peça principal de toda a estrutura. O argentino tem 25 jogos para o campeonato - todos completos - e não falha qualquer jornada desde 29 de setembro. 

Esta impressionante pontualidade do central não o tem colocado com regularidade debaixo da alçada disciplinar mas na antecâmara da visita ao Nacional e da receção ao Benfica o defesa argentino acumula quatro cartões amarelos.

Otamendi encara assim o encontro de sábado à noite, no Dragão, frente ao V. Setúbal, com uma visão difícil: força o quinto amarelo e não viaja com os companheiros até ao arquipélago da Madeira ou em contrapartida contém-se e fica habilitado a defrontar o Nacional, deixando tudo perigosamente pendente para o clássico com o Benfica. 


in "abola.pt"

Iturbe: «Se Vítor Pereira ficar terei de procurar clube»

MOSTRA QUE TEM ATRITOS COM TÉCNICO PORTISTA


O nome de Vítor Pereira esteve, ontem, em destaque na imprensa argentina, a propósito de uma entrevista concedida por Juan Manuel Iturbe, extremo que os dragões emprestaram ao River Plate na última janela de transferências por um período de seis meses e pelo facto de não ter conseguido convencer o atual treinador do campeão nacional.

Perante isso, o extremo, de 19 anos, insiste na ideia de permanecer nos millonarios até ao fim deste ano de 2013, mas reconhece que esse seu desejo é difícil de concretizar, embora aponte um fator que lhe pode ser favorável. “Se oFC Porto for campeão e Vítor Pereira ficar, então terei de procurar um novo clube e, se assim for, quero permanecer aqui no River”, afirmou o jogador que chegou ao Dragão rotulado de “novo Messi” e que reforçou, com estas declarações, a ideia de que a sua relação com Vítor Pereira não é a melhor.

De qualquer forma, Iturbe não quis criar falsas expectativas nos adeptos do clube que agora representa e foi coerente durante todo o seu discurso, mostrando que só uma intervenção divina o poderá manter no River para lá do atual contrato de empréstimo, que finda no final do mês de junho. “Oxalá se dê um milagre e eu possa continuar por cá até ao final do ano. De qualquer forma, não houve qualquer conversa nesse sentido, uma vez que o FC Porto só aceitou emprestar-me por um período de seis meses”, prosseguiu.

Percurso

Iturbe, de resto, surgiu agora em destaque na imprensa argentina pela boa exibição que assinou no recente compromisso, frente ao Godoy Cruz, naquela que foi a sua primeira titularidade ao serviço do River Plate, nove jogos depois de ter chegado a esse clube. O esquerdino deixou uma boa imagem nessa partida, mas tarda em convencer a crítica, que já duvida que o River vá tentar, junto do FC Porto, o prolongamento do seu empréstimo, até porque a atual cedência obrigou o clube argentino a desembolsar 700 mil euros, ou seja, um valor considerado demasiado elevado.

Assim sendo, o mais certo é que Iturbe volte mesmo ao Dragão já no próximo mês julho para começar a preparar a próxima época, seja com Vítor Pereira ou com um outro treinador.

PONTO DA SITUAÇÃO

- Caso regresse ao FC Porto para a próxima temporada, Iturbe vai encontrar um novo concorrente direto na luta por um lugar nas extremas atacantes. Estamos a falar de Ricardo, jogador contratado recentemente ao V. Guimarães;

- Iturbe pouco jogou na época e meia que serviu o FC Porto, antes de ser emprestado ao River Plate. Aliás, o argentino jogou mais vezes pela equipa B do que pela principal;

- Rotulado de “novo Messi”, Iturbe foi emprestado sem ter marcado qualquer golo pela equipa treinada por Vítor Pereira.

in "record.pt"

FC PORTO NOS QUARTOS-DE-FINAL


O FC Porto goleou na noite desta quarta-feira o Sporting por uns esclarecedores 11-0, em jogos dos oitavos-de-final da Taça de Portugal, em hóquei em patins.

Num jogo sem grande história, tal o domínio dos Dragões, que estão a atravessar um período de grande fulgor, os golos foram-se sucedendo, com Caio a apontar quatro, Vítor Hugo outros quatro, Reinaldo Ventura dois, um na marcação de uma grande penalidade, e Jorge Silva um. 

Nos quartos-de-final o FC Porto desloca-se à ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, jogo agendado para 15 de Maio.


in "fcp.pt"

FC PORTO VENCE PRIMEIRA FASE INVICTO


A equipa de bilhar do FC Porto terminou a primeira fase do campeonato nacional invicta, com 12 vitórias e dois empates, apurando-se para a final 6, marcada para Junho.

Na jornada que encerrou esta etapa da temporada o FC Porto foi a Matosinhos vencer o Leixões, por 4-0.

A fase final, em que o FC Porto defende o título, terá como adversários Leça, BC Porto, Sporting, Benfica e Amadora.

Destaque também para a equipa da Casa do FC Porto de Espinho, que já garantiu a subida de divisão.


in "fcp.pt"

Pinto da Costa entrega rosetas de ouro


Belmiro de Azevedo e Fernando Gomes foram alguns dos distinguidos pelos 50 anos de filiação.
Pinto da Costa entregou a cerca de 200 sócios do FC Porto a roseta de ouro, distinção pelos 50 anos de filiação ao clube. Entre os distinguidos estavam Belmiro de Azevedo, Fernando Gomes, antigo jogador, Lourenço Pinto, presidente da AF Porto, Ilídio Pinto, dirigente dos dragões, e Luís Filipe Menezes, que acompanhou o sogro Braga Barbosa. 

"É muito bom sentir a felicidade das pessoas que recebem esta distinção, é sinal de que o clube lhes diz muito. É um prazer ter cá antigos colegas de Direção, como o Eng. Belmiro de Azevedo, Ilídio Pinto e José Braga Barbosa, colaboradores excelentes e que não deixaram de estar aqui presentes. Vivem o FC Porto com grande paixão e amizade para comigo. Já combinei com quase todos para que daqui a 25 anos venham mais cedo para lhes entregar as rosetas de diamante", declarou Pinto da Costa.

in "ojogo.pt"