domingo, 12 de maio de 2013

Pinto da Costa não quer imitar o Benfica


O presidente portista apela à concentração e lembra que o título ainda não está garantido
Ao intervalo do jogo entre as equipas B do FC Porto e do Braga, que decorre em Pedroso, Pinto da Costa voltou a comentar a reviravolta na tabela classificativa do campeonato depois da vitória sobre o Benfica. E mais uma vez deixou um alerta aos jogadores. "Esta semana é para trabalhar e para nos mentalizarmos de que temos de estar com os pés no chão porque ainda falta um jogo. Não nos vamos considerar campeões como o Benfica se considerou após o jogo com o Marítimo", disse, lembrando os festejos dos jogadores benfiquistas depois do triunfo na Madeira.

O presidente portista não esqueceu ainda de, a propósito de festejos precipitados, e alertando para a dificuldade da deslocação a Paços de Ferreira, de lembrar as três festas que António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, tinha projetado recentemente. "Eles é que sabem os momentos que devem festejar. O presidente da Câmara de Lisboa, que até é meu amigo, apelou ao civismo nas três manifestações de festejos e talvez isso os tenha levado a pensar que o FC Porto já tinha atirado a toalha ao chão", rematou 

im "ojogo.pt"

KELVIN "Sou Chelsea até à morte"


Numa entrevista a uma televisão brasileira, o portista antecipou a final da Liga Europa com uma frase polémica
Em entrevista para o Brasil, e de viva voz, via Skype, ao programa televisivo Esporte Interativo Kelvin, o herói do FC Porto na vitória sobre o Benfica, disse que torcerá pelo Chelsea no final da Liga Europa, na próxima quarta-feira. "Estou a torcer pelo Chelsea, sou sincero. Não tem essa de futebol português. Sou Chelsea até à morte", disse o portista, quando convidado a antecipar a final de Amesterdão. Perguntaram-lhe ainda se já tinha visto as referência elogiosas depois do golo e o brasileiro confessou, na altura, que ainda estava "a chegar a casa" e que por isso não vira as referências. A entrevista foi feita esta madrugada, com um repórter em casa do brasileiro e a transmitir, via skype, para o Brasil. 


Kelvin lembrou ainda os dois golos marcados ao Braga, reforçando o estatuto de talismã dos dragões. "Foi Deus que me iluminou. Contra o Braga também, quando fiz dois golos em duas oportunidades. Hoje não foi diferente. Tive poucas oportunidades de ter bola e na oportunidade que sobrou acabei por fazer o golo", descreveu, na mesma entrevista.



Sobre o lance, Kelvin relatou-o à sua maneira. "Não vi o golo, mas lembro-me de receber a bola, tocar para o Liedson, que abriu na lateral, ele tabelou comigo, dominei com a perna direita e chutei no canto com a perna esquerda, que é a minha mais forte, e saí para o abraço". Acreditar que tinha sido mesmo golo demorou um tempo. "Primeiro olhei, mas quando vi todos a comemorar e já nem olhei mais. Saí a correr e não sabia o que fazer, se chorava ou se dava umas risadas. Fui feliz e comemorei", rematou.

in "ojogo.pt"

DIVISÃO DE PONTOS EM PEDROSO


O FC Porto B empatou a uma bola na recepção ao Braga B, em jogo da 41.ª e penúltima jornada do campeonato nacional da Segunda Liga.

Num jogo dominado pelos jovens do FC Porto B, em especial na primeira parte, acabou por ser oi Braga a adiantar-se no marcador, através de um remate do ex-Dragão Enmídio Rafael, que sofreu um desvio e traiu o guarda-redes Elói.

O golo dos minhotos conrariava a moral do jogo, mas o FC Porto B acabaria por chegar à igualdade em cima do intervalo, quando Edu aproveitou uma jogada confusa para fazer o golo.

Na segunda parte o FC Porto B continuou a ser a melhor equipa em campo e a que mais forçou o ataque, mas já sem o ritmo do arranque do jogo, acabando por não conseguir contrariar a defesa do Braga.

FICHA DE JOGO

FC Porto B- Braga B, 1-1
Segunda Liga, 41.ª jornada
12 de Maio de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Assistência: 448 espectadores

Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)

FC PORTO B: Elói, David Bruno, Zé António, Tiago Ferreira, M' Bola, Mikel (Sérgio Oliveira, 70), Tozé, Michael, Edú, Dellatorre (Caballero, 75) e Vion (Fábio Martins, 75).
Não utilizados: Stefanovic, Anderson, Floro e Ricardinho 
Treinador: Rui Gomes

BRAGA B: Kritciuk, Tomás, Palmeira, Gonçalo, Emídio Rafael, Tiago (Piqueti, 46), Guilherme, Patrão, Nikiema, Manoel (Rabiola, 46) e Nuno Valente (Xavier, 66)
Não utilizados: Cavadas, Leandro, Diogo e Afonso
Treinador: António Conceição

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Emídio Rafael (27m) e Edu (45+1m)
Cartões amarelos: Guilherme (11), Tiago (13), M' Bola (76) e Fábio Martins (85)


in "fcp.pt"

HEXA DE RUI PEDRO ARRASA GAFANHA


Uma goleada das antigas, com seis golos de Rui Pedro, arrasou o Gafanha, que perdeu por 9-2 em jogo da 5.ª jornada do campeonato nacional de Sub 15.

A figura do jogo foi Rui Pedro, que à sua conta apontou seis golos, tendo o bis de Marcelo e Tavares completado os nove golos dos Dragõezinhos.

O FC Porto recebe na sexta e última jornada o Benfica, jogo marcado para 19 de Maio.



JUVENIS DERROTADOS PELOS FERROS

Quatro bolas nos ferros, um golo mal anulado e um penalti por assinalar ditaram a derrota este domingo do FC Porto no terreno do Benfica, por 1-2, em jogo da 2.ª jornada da fase final do campeonato nacional de juvenis.

Os jovens do FC Porto entraram bem na partida e logo nos primeiros minutos remataram uma bola ao poste e outra à trave. Logo a seguir, foram prejudicados com a decisão do árbitro, que anulou mal um golo na sequência de um livre.

Em contra-ataque o Benfica abriu o marcador aos 33 e ampliou aos 58, numa altura em que o FC Porto forçava no ataque, tendo atirado mais duas bolas à trave e sofrido um penalti a que o juiz da partida fez vista grossa.

Já em cima do final, André Gomes marcou o golo do FC Porto, que é agora segundo classificado, a três pontos do Benfica.


in "fcp.pt"

Kelvin: «Ainda nem acredito»

JOGADOR ACORDOU INCRÉDULO


Decisivo na vitória deste sábado do FC Porto frente ao Benfica, por 2-1, Kelvin acordou esta manhã ainda incrédulo com o feito alcançado.

O golo do jovem paranaense de 19 anos, aos 92 minutos de jogo, colocou os azuis e brancos na rota do título e a dependerem apenas de si para se sagrarem campeões nacionais.

"Estou muito feliz com o golo e pela grande vitória de ontem contra o Benfica. Foi um dos jogos mais emocionantes da minha vida! Estou sem palavras, ainda nem acredito. SOMOS PORTO. A luta continua rumo ao título", escreveu Kelvin no Instagram após partilhar a imagem do momento do remate certeiro.

Recorde-se que Kelvin saltou do banco de suplentes aos 79 minutos de jogo para substituir Lucho González e, tal como tinha acontecido frente ao Sp. Braga, mostrou ser o verdadeiro trunfo de Vítor Pereira.

O jovem brasileiro jogou em apenas sete jogos da 1.ª liga esta época, marcou três golos, um deles ontem e os outros dois na partida frente ao Sp. Braga, em que carimbou a reviravolta do FC Porto selando o resultado final em 2-1.

in "record.pt"

Acreditar a 300 quilómetros de distância

Cerca de uma centena de sócios e simpatizantes dos azuis e brancos cantaram juntos em Lisboa "Porto campeão".


O relógio corria indiferente ao sofrimento dos adeptos que encheram a Casa do FC Porto em Lisboa para ver o clássico com o Benfica. O FC Porto precisava de ganhar, mas o marcador registava um empate a uma bola perto do fim e o tempo não jogava a favor dos azuis e brancos. A cada segundo que passava aumentavam os nervos e a ansiedade entre os cerca de uma centena de sócios e simpatizantes do FC Porto que fizeram da casa de Lisboa um mini-estádio do Dragão.

A partida encaminhava-se para o final e havia quem na assistência já não conseguisse disfarçar o desânimo. "O que é que aconteceu à equipa?", questionava um dos adeptos. "É preciso ter calma. Nós acreditamos até ao fim", contrapôs um dos presentes.

A 300 quilómetros de distância, no estádio Dragão, Kelvin também acreditou até ao final. Combinou com Liedson, rematou cruzado e marcou o golo da vitória azul e branca, ao minuto 91.

Na Casa do FC Porto de Lisboa, toda a tensão, ansiedade e nervos em franja acumulados resultaram num grito de imenso de "golo", numa explosão de alegria incontrolada, saltos, abraços, punhos cerrados no ar e cantou-se "Porto campeão".

 Sérgio Araújo, do grupo Dragões da TAP, só viu "uma equipa a jogar" e considera que, "se calhar, o tricampeonato está mesmo aqui à porta". "Tenho muito respeito, o Benfica é uma grande instituição, um grande clube, mas lamento ver uma equipa que não era de encarnado - era cor de laranja. Foi uma equipa com falta de glória, falta de atitude."

Para José Dias, o Porto "jogou bem" e podia ter marcado mais golos. Se revalidarem o título, os "dragões" serão campeões com justiça, sublinha.

Na opinião de Bruno Capelas, um brasileiro natural de São Paulo adepto do Santos e do FC Porto, o "jogo foi muito bom", mas confessa que não esperava sofrer tanto. Quanto a Vitor Pereira, "vai ser campeão e então deve continuar".

in "rr.pt"

Invasão de campo e agressões


Três adeptos do FC Porto foram detidos por terem invadido o relvado assim que Kelvin marcou o golo da vitória. Um deles chegou ao meio-campo e abraçou João Moutinho. Também um adepto do Benfica foi detido no final do jogo por ter provocado e insultado um agente da PSP.

Mais tarde, após o apito final, uma equipa de reportagem da Antena 1, composta pelo relatador Fernando Eurico e pelo técnico Manuel Augusto, foi agredida por adeptos do FC Porto quando recolhiam reações sobre o clássico. Os dois sofreram ferimentos ligeiros e receberam tratamento hospitalar. Refira-se que, também no final do clássico, o speaker de serviço repetiu o resultado final da seguinte forma: “FCPorto 2, Visitante 1.” Por fim, na garagem do Dragão os portistas espicaçaram os rivais: “Foi limpinho, limpinho...”

in "record.pt"

Fernando disse adeus

falha derradeiro embate


Não foi com sorrisos que Fernando disse adeus à presente época e entrou de férias. Depois de ter visto o nono cartão amarelo, que o afasta prontamente da derradeira jornada da Liga, na Mata Real, frente ao Paços de Ferreira, o médio, de 25 anos, lesionou-se com alguma gravidade e teve mesmo de abandonar o relvado de maca e com uma expressão de dor.

No final da partida, a assessoria de imprensa dos dragões revelava que Fernando tinha sofrido uma entorse traumática no tornozelo direito, que será reavaliado na terça-feira, dia que Vítor Pereira escolheu para o regresso aos treinos, dessa feita para começar a preparar a tal deslocação ao reduto do Paços de Ferreira e que vai encerrar o campeonato.

in "record.pt"

Everton próximo de Vítor Pereira


O Everton foi um dos muitos clubes que estiveram no clássico. Contrariamente aos demais, esteve particularmente interessado em ver o treinador portista em ação. 

Vítor Pereira chorou de alegria, Jorge Jesus ajoelhou-se no relvado (foto ASF)Isto porque o emblema de Liverpool perdeu David Moyes para o Manchester United e já há algum tempo que se encontra de olho em Vítor Pereira. 

Não é o único a poder suceder a Moyes, mas depois da vitória de ontem frente ao Benfica e de se ter posicionado para conquistar o seu segundo título nacional marcou muitos pontos. Tanto mais que, independentemente de ser campeão ou não, é certa a sua saída. 

Um volte-face que parece ser de todo impensável, pois até já lhe terá sido comunicado que não ficava na próxima época no dragão. 


in "abola.pt"

«Ganhar assim até teve mais piada» - Lucho


Jogador experimentado nos grandes jogos, nos grandes palcos e nas grandes decisões, Lucho González não escondeu toda a sua satisfação pelo desfecho final de um encontro que os dragões acabaram por vencer mesmo ao cair do pano, não dando espaço a qualquer reação do rival de Lisboa, que ficou completamente impotente para fazer o que quer que fosse a partir daquele momento. 

El Comandante, em declarações ao Porto Canal após o apito final de Pedro Proença, falou de um jogo decisivo em que só havia um resultado possível para os dragões, que acabaram por o conquistar, vincou, e de forma merecida. 

«Sabíamos que era uma espécie de final antecipada que tínhamos de ganhar. Apesar do golo ter surgido no final do jogo, fizemos por merecer a vitória e não escondo que assim até teve mais piada», comentou o médio argentino. 

Concentrados para Paços de Ferreira

Feliz, mas cauteloso, Lucho lembrou que ainda há uma derradeira jornada para disputar e essa, sim, vai decidir a entrega do título, pelo que os dragões não podem perder o foco agora que um objetivo que pareceu perdido está, como nunca, à mão de semear. 

«Ainda não ganhámos nada, temos mais um jogo pela frente, que será muito difícil, e teremos de estar extremamente concentrados para ganhar em Paços de Ferreira», apelou o experiente médio argentino, de 32 anos.


in "abola.pt"

Pinto da Costa quer vitória do Benfica na Liga Europa


Pinto da Costa, presidente do FC Porto, fleumático, ainda que se admita estar na altura prestes a explodir de alegria. Conteve-se entretanto. Afinal, o campeonato não está ganho, mas quase. «Falta jogar e ganhar ainda em P. Ferreira», lembrou, ao Porto Canal.

Todos os cuidados são poucos para os dragões, que costumam gerir estas situações com muita ponderação e tiveram recente (mau) exemplo do que se não deve fazer antes do tempo. Os festejos dos encarnados no final da partida com o Marítimo, no Funchal, não foram esquecidos. Foi uma lição, ainda que já conhecida de cor e salteado pelos portistas... 

«Não podemos entrar em euforias por ganhar ao Benfica. Aliás, ao Benfica já ganhamos muitas vezes, até por 5-0», não perdeu a oportunidade de enviar umas farpas ao adversário.

Mas apesar de criticar «o antijogo permanente» dos encarnados surpreendeu logo de seguida com declaração de solidariedade... fora de portas. «Desejo é que traga para Portugal a taça da Liga Europa, que já tivemos a felicidade de ganhar. E faço votos sinceros disso», fez questão de frisar.

«Naturalmente, porque não sou hipócrita, já gostava que fosse o V. Guimarães a vencer a Taça de Portugal. Sem querer dividir o País, é um clube do Norte», salvaguardou. 


in "abola.pt"

Um mês e duas caras do herói


O último mês de Kelvin é uma viagem na montanha russa: herói contra o Braga, regressou à B, somou erros disciplinares e voltou em grande à equipa principal.
Os últimos 30 dias de Kelvin vão ficar para a posteridade, tantas foram as emoções e os sentimentos contraditórios vividos entre o dia (13 de abril), em que bisou ao Braga e evitou que o FC Porto se atrasasse na luta pelo título, e ontem, quando assumiu de vez a capa de super-herói daquilo que pode ser o tricampeonato azul e branco. 

Depois do tal jogo, estranhamente não foi a seguir utilizado com o Moreirense e, na semana seguinte, desceu à equipa B para enfrentar o Leixões. Zangado, ficou de cabeça perdida quando Rui Gomes o substituiu e mostrou-o numa reação exagerada que em nada agradou à estrutura portista. 

Dias depois, foi apanhado a conduzir sem carta e manteve-se na B, destacando-se contra o Feirense. Como prémio, voltou. E Vítor Pereira não o poderia ter repescado em melhor altura...

in "ojogo.pt"

James festeja no Twitter


Colombiano utilizou a famosa rede social para comentar a vitória frente ao Benfica, alcançada já em período de descontos.
O triunfo frente ao Benfica levou os jogadores do FC Porto à loucura e James Rodriguez já explicou, através da conta pessoal no "Twitter", o que sentiu após o encontro.

"grande vitoria e a equipa sempre unida, os adeptos estiveram fantasticos! Obrigado pelo apoio", escreveu o colombiano.

Janko, lembra-se? Festejou!


O avançado austríaco que o ano passado ajudou o FC Porto a conquistar o bicampeonato festejou a vitória nas redes sociais.
"Boa Sorte, Amigos!... Somos Porto!!!" deixava antever que Janko não deixaria de seguir o clássico da noite entre FC Porto e Benfica.

Momentos depois da vitória, regresso às redes sociais para partilhar apenas "É!!!!!!!!!!!!!", o que foi mote para muitos comentários e partilhas de adeptos portistas.

in "ojogo.pt"