quarta-feira, 22 de maio de 2013

«James nunca vai a Lisboa», diz mulher do colombiano


Na primeira entrevista desde que casou com James Rodríguez, há dois anos e meio, Daniela Ospina Toro fala da vida tranquila em Portugal mas diz-se preparada para um quotidiano mais agitado em Espanha ou Inglaterra. Sobre França e o Mónaco, provável destino do colombiano do FC Porto, nem uma palavra.

«Não me perguntem sobre o futuro do James pois não sei nada», começou por avisar Daniela na entrevista ao Diario Mío, da Colômbia, esclarecendo depois: «O futebol em Portugal é muito tranquilo, muito diferente de Inglaterra ou Espanha, mas estou preparada para esse desafio, caso venha a acontecer.»

Independentemente do que o futuro reservar, Daniela tem uma certeza: «James não tem preço. É um excelente jogador e uma excelente pessoa. Por vezes exagera e entrega-se demasiado em campo. Chega a dizer-me: “Poupa um pouco o coração porque vai ser assim toda a vida.»

Sobre a vida em Portugal: «É tudo muito tranquilo, apesar de se viver o futebol com paixão. Sou muito caseira: levanto-me de manhã, preparo comida, “despacho” o James e ponho-me logo a ler.»

Mas há algumas restrições: «Somos figuras públicas mas não somos muito assediados pela Imprensa. O fanatismo dos adeptos em Portugal é muito perigoso. James não sai muito e nunca vai a Lisboa. Tomamos algumas precauções.»

Daniela revela ainda um sonho do jovem avançado colombiano: «James está convicto de que estará no Mundial do Brasil com a seleção. Vê-se a jogar num campeonato dessas dimensões, algo muito importante para os jogadores e para o País.»


in "abola.pt"

Diamanti não entra nos planos

Colocado na rota do FC Porto, o avançado italiano não interessa aos dragões


O avançado Alessandro Diamanti, do Bolonha, foi colocado na rota do FC Porto pela imprensa italiana, mas, segundo apurou O JOGO junto dos dragões, o jogador em causa não está nos planos. Diamanti, de 30 anos, joga no Bolonha desde 2011, depois de passagens pelo Brescia, West Ham e Livorno. 

Segundo o que foi noticiado em Itália, o FC Porto ter-se-ia antecipado à Juventus na corrida pelo jogador - que joga no centro do ataque e que também está habituado a desempenhar funções como segundo ponta de lança - alcançando um princípio de acordo.


in "ojogo.pt"

Perfil de Carlos Eduardo

Chega ao FC Porto aos 23 anos, depois de três anos em Portugal, sempre no Estoril, que ajudou a ser campeão da II Liga e a terminar em quinto o último campeonato principal


Carlos Eduardo chega ao FC Porto aos 23 anos (cumpre 24 a 17 de Outubro) e depois de três anos em Portugal, todos no Estoril. Anteriormente, o médio ofensivo autor de quatro golos no principal campeonato em 2012/13 vestira as camisolas de Grémio Barueri, Fluminense, Ituano e Desportivo do Brasil.

Com um físico de respeito para alguém que atua na sua posição (1,84 metros e 76 quilos), ajudou o Estoril a sagrar-se campeão da II Liga na época passada, quando apontou os mesmos quatrto tentos, em 33 encontros realizados (22 a titular), nas várias competições - II Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga.

Esta época, Carlos Eduardo participou em 34 jogos, tendo sido titular em 21 deles. As estatísticas oficiais da Liga Portugal atribuem-lhe 1992 minutos (1670 na I Liga e 322 na Taça da Liga), aos que devem somar-se 84 num encontro da Taça de Portugal. Em termos disciplinares, viu um total de cinco amarelos e nenhum vermelho.

O brasileiro, que também pode atuar nas alas, junta-se assim a Reyes, Tiago Rodrigues e Ricardo como reforços confirmados do FC Porto para a próxima época.

"É um sonho concretizado"


Depois dos exames médicos e de ter posto a assinatura num contrato válido por quatro épocas, o médio disse ter ingressado num "clube vencedor"

"O FC Porto é uma das melhores equipas do mundo, portanto motivação é coisa que não vai faltar-me", assegurou Carlos Eduardo logo após ter feito exames médicos e assinado pelos dragões. Este passo é, disse o jogador, "um sonho concretizado". E esclareceu as declarações em que dizia ter valor para jogar no Benfica: "Tenho valor para jogar no Benfica mas quero provar que também tenho valor para jogar no FC Porto".

O médio brasileiro salientou a "qualidade do plantel do FC Porto", que diz ter "jogadores excecionais" com quem conta aprender muito. "Vão acolher-me muito bem", referiu.

Questionado, na entrevista ao Porto Canal, pela imagem que já tinha do novo clube, Carlos Eduardo destacou os títulos e as presenças na Liga dos Campeões. "Conhecia o FC Porto pelos títulos, por estar sempre na Champions. É um clube vencedor. O que se ouve falar pelo mundo fora é que o FC Porto é um clube vencedor", repetiu o reforço portista.

Carlos Eduardo: "Retribuir com títulos"


Reforço dos tricampeões nacionais assinou por quatro anos e já deu a primeira entrevista

Carlos Eduardo assinou por quatro épocas pelo FC Porto e no momento em que trocou o Estoril pelos tricampeões nacionais afirmou sentir-se "muito feliz" e que tudo fará para retribuir aos azuis e brancos esta aposta nele, dando "o máximo para conquistar títulos".

Na primeira entrevista como jogador portista, ao Porto Canal, o médio fez questão de agradecer a "todos quantos participaram na negociação", antes de confirmar que chega ao FC Porto com vontade de vencer. "Claro que sim, venho para um clube vencedor, então tenho essa ambição, fundamental para um jogador do FC Porto", acrescentou.

O ex-Estoril define-se como "um jogador técnico", mas garante que chega ao balneário azul e branco com respeito "por todos os jogadores". "Chego à procura do meu espaço e prometo empenho máximo", reforçou. 


in "ojogo.pt"

OFICIAL: Carlos Eduardo é do FC Porto


Carlos Eduardo é reforço do FC Porto para as próximas quatro temporadas, tendo já assinado contrato esta quarta-feira.
O jogador que representava o Estoril esteve no Estádio do Dragão e após realizar os exames médicos rubricou o contrato com os azuis e brancos, garantindo que está nos tricampeões nacionais para conquistar títulos.
«Estou muito feliz. Quero conquistar títulos. Isso é o mais importante para o FC Porto, que é um clube vencedor. Tenho que ter a ambição de vencer, um jogador do FC Porto é assim», afirmou o brasileiro, em declarações ao Porto Canal.
«O FC Porto é uma das melhores equipas do mundo. Motivação não me vai faltar, respeito todos os jogadores que fazem parte da equipa mas vou tentar conquistar o meu espaço», continuou o jogador que chegou a ser dado como alvo do Benfica.
«Tinha valor para jogar no Benfica, mas quero provar que também tenho valor para fazer parte do FC Porto».
in "zerozero.pt"

Carlos Eduardo reforça FC Porto. Segue-se Licá

Tricampeões ganham corrida ao Benfica por Carlos Eduardo. Médio brasileiro do Estoril assina contrato de quatro épocas. Licá deverá ser o próximo a rumar ao Dragão.


O FC Porto garantiu a contratação de Carlos Eduardo, médio do Estoril que estava igualmente a ser seguido pelo Benfica. Ao que Bola Branca apurou, o jogador brasileiro, de 23 anos, assinou já um contrato de quatro temporadas com os tricampeões nacionais. Entretanto, o FC Porto já confirmou a transferência.

Os argumentos dos dragões convenceram a Traffic, empresa que detinha os direitos desportivos e económicos do atleta e que tinha sido contactada, também, pelo Bétis de Sevilha e pelo Benfica. 

O jogador de 23 anos esteve, esta quarta-feira, no estádio do Dragão, onde realizou os habituais testes médicos. 

Também vem aí Licá
Depois de Carlos Eduardo, segue-se Licá na "lista de compras" do FC Porto. O extremo português, de 24 anos, tem tudo acertado com os dragões e a sua contratação também será anunciada em breve.

Os dragões reforçam-se no Estoril com dois jogadores que vêm colmatar as saídas praticamente confirmadas de João Moutinho e James Rodríguez para o Mónaco.

Carlos Eduardo e Licá juntam-se aos nomes de Diego Reyes, Tiago Rodrigues e Ricardo, reforços já contratados pela SAD portista.


in "rr.pt"

«Foi especial festejar o título frente ao Benfica» - Tó Neves


Refeito das emoções do passado fim-de-semana, Tó Neves falou, mais a frio, do jogo que garantiu o seu primeiro título enquanto treinador do FC Porto. 

«Sofre-se muito mais cá fora, mas fizemos um grande jogo e concretizámos o nosso grande objetivo, que era voltarmos a ser campeões», começa por afirmar o técnico dos azuis e brancos, que adjetiva esta primeira conquista de «inesquecível». 

Após dez anos consecutivos a vencer o campeonato, o FC Porto viu a sua hegemonia quebrada pelo Benfica na época transata. Para Tó Neves, «a injustiça cometida na época passada, em que o nosso jogo na Luz não teve 50 minutos, foi reposta esta época». 

O treinador dos dragões vai mais longe e assume que «a forma como o Benfica festejou e as coisas que se disseram, fez com que tenha sido especial festejar este título após uma vitória sobre o nosso rival». «Para mim, como portista, e para os adeptos também, naturalmente, foi especial festejar frente ao Benfica», prossegue. 


in "abola.pt"

Leões estudam contratação de Rolando


O Sporting estuda as melhores possibilidades de reforçar a sua equipa principal e um dos nomes em cima da mesa é o do defesa-central Rolando, que o FC Porto emprestou ao Nápoles esta temporada e que tem mais um ano de contrato com os dragões. 

Ou seja, todo e qualquer acordo terá de passar sempre pelo FC Porto, e, aqui, pode voltar à discussão o negócio que levou Izmailov até ao Dragão, em janeiro passado, numa transação que levou Miguel Lopes e Ventura ao Sporting. 

Sem espaço no FC Porto, tendo mesmo acabado por ser emprestado, Rolando pode ter em Alvalade uma ótima oportunidade para seguir a sua carreira, ele que acabou por não ser feliz em Nápoles, realizando apenas sete jogos sem ter feito qualquer golo - os italianos, de resto, já fizeram saber que não vão exercer o direito de opção de compra em relação ao internacional português. 

O processo está, pois, numa fase embrionária, mas poderá ter pernas para andar, uma vez que, tendo em conta a relação entre Sporting e FC Porto, é bem possível um acordo entre as partes. 


in "abola.pt"

«Segredo do título está nas pessoas que trabalham escondidas» - Ricardo Moreira


O capitão do FC Porto considera que o segredo do título de campeão nacional de andebol está sobretudo no trabalho das pessoas que estão escondidas no clube, que continuam a encontrar jovens de qualidade para a equipa.

«O segredo é o conjunto de pessoas, que vão trabalhando de certa forma escondidas, nomeadamente ao nível da prospeção, encontrando jovens valores para a equipa. O Benfica tem vindo a reforçar-se, mas nós, com o nosso trabalho, vamos continuando a ganhar», afirmou Ricardo Moreira, uma das figuras principais da vitória alcançada na passada sexta-feira, diante do Benfica: 

«Foi uma vitória muito saborosa e que foi de encontro às nossas expectativas. Ganhámos ao Benfica e conquistámos o campeonato.»

«Ser campeão pelo FC Porto é um sonho de criança. Consegui-lo como capitão, juntamente com os nossos adeptos e com o presidente, é fantástico», rematou o ponta-direita, que falava ao Porto Canal.


in "abola.pt"

Varela quer Moutinho no Dragão

Extremo português gostaria de contar com o compatriota na próxima época, no Dragão.


Silvestre Varela analisou a conquista de mais um título nacional por parte do FC Porto, sublinhando a crença e a estrutura do clube nortenho.
"O FC Porto acredita sempre nos títulos. Jogamos sempre para ganhar. O clube, com esta estrutura, vai crescer ainda mais", disse o extremo, em declarações ao portal 'zerozero'.
O internacional português não falou muito sobre o seu futuro, mas não escondeu: "Estou muito feliz e espero continuar (no FC Porto)".
O mercado de verão vai agitar-se nos próximos três meses e Varela considerou que o FC Porto, "um grande clube, vende jogadores todos os anos" e, por isso, deverá deixar de contar com alguns colegas do plantel.
O jogador que passou pela formação do Sporting confessou que, se pudesse escolher um colega para ficar no FC Porto, um nome surgiria no topo da lista: "O João Moutinho".

in "relvado.pt"

Abdoulaye: «Espero chegar a titular do FCP»

Depois de dois empréstimos, Abdoulaye fixou-se no plantel azul e branco. Com a medalha de campeão no bolso, o senegalês quer crescer no FC Porto e ser aposta frequente.

Em declarações ao zerozero.pt, o jogador garante estar «muito feliz em Portugal», acrescentando que «ser campeão é fantástico».

O defesa central valorizou a formação secundária no seu trajeto: «Jogar pela equipa B foi muito importante no sentido de ganhar confiança para depois estar apto para a equipa principal».

Abdoulaye tinha vencido a Taça de Portugal na época passada pela Académica e agora consegue o título de campeão nacional.


©Catarina Morais
Na questão coletiva, o objetivo é «trabalhar para ganhar mais títulos».

No foro individual, o jogador quer «mostrar o potencial» e chegar ao onze: «Trabalho dia e noite para isso, só penso nisso. Estou confiante nas minhas qualidades para poder ajudar a equipa e acredito que o trabalho é sempre recompensado, mais cedo ou mais tarde. Eu trabalho para ser titular».

Abdoulaye tem 22 anos e contrato até 2016, com uma cláusula de 40 milhões de euros. Esta época fez 15 jogos na equipa principal, três deles na Liga dos Campeões.

in "zerozero.pt"

Diamanti para o Dragão


O FC Porto alcançou um princípio de acordo com o Bolonha com vista à transferência do avançado Alessandro Diamanti para o Dragão, noticia esta quarta-feira a Imprensa italiana.

Segundo Tuttomercatoweb, os dragões anteciparam-se à Juventus na corrida pelo jogador de 30 anos e conseguiram um principio de acordo com o Bolonha. Nos próximos dias, os dirigentes do FC Porto vão acertar os detalhes do contrato com os empresários de Diamanti, esperando-se mais desenvolvimentos para os próximos dias.

Diamanti, que já passou, entre outros clubes, pelo West Ham, Livorno e Brescia, é um jogador polivalente, que pode atuar a avançado e a extremo direito, mas também desempenhar funções no centro do terreno. 

O FC Porto pode assim ter encontrado o substituto para James Rodríguez, que está no Mónaco, com João Moutinho, a negociar a transferência para o clube do Principado.

O sucessor do internacional português pode também chegar de Itália já que, segundo a Imprensa local, os azuis e brancos aceleraram nas últimas horas contactos com o médio argentino Ricky Alvarez, que está de saída do Inter.


in "abola.pt"

Empresário de Vítor Pereira sem contactos para renovação

Em entrevista à TSF, o empresário do técnico do FC Porto afirma que ainda não foi contactado para falar do futuro de Vítor Pereira. Christophe Henrotay recusou revelar qual é o desejo do treinador.


Após conquistar dois títulos de campeão nacional pelo FC Porto, com apenas uma derrota no trajeto, adensa-se a incerteza sobre a continuidade de Vítor Pereira na liderança técnica azul e branca.
O empresário Belga Christophe Henrotay aguarda por um contacto para definir o futuro do treiandor, colocando a decisão nas mãos do clube.
«Ainda não recebi nenhuma chamada do Porto. Não depende de mim, depende do que o Porto quiser. A vontade de Vítor Pereira não a vou revelar. Primeiro tenho de falar com o Porto», afirmou esta manhã à TSF.


in "tfs.pt"

Por Fernando, Inter oferece sete milhões de euros mais o passe de Ricky Alvarez


O Inter não desiste e vai voltar à carga por Fernando. Revela esta quarta-feira o diárioTuttosport que o próximo treinador dos nerazzurri, Walter Mazzarri, pediu ao presidente do clube, Massimo Moratti, a contratação do médio dos tricampeões nacionais. 

Por Fernando, 25 anos, cuja ligação ao FC Porto cessa no próximo verão, o emblema italiano está disposto a oferecer cerca de sete milhões de euros.

Além da verba acima mencionada, o Inter incluiria o passe do extremo Ricky Alvarez, jogador que já esteve nas cogitações dos azuis e brancos quando representava o Vélez Sarsfield.


in "abola.pt"

Moutinho e James estão no Mónaco

Os dois jogadores sairam do Aeroporto Francisco Sá Carneiro na manhã desta quarta-feira na companhia de Jorge Mendes. Destino? Mónaco.


João Moutinho e James Rodríguez seguiram viagem juntos para Nice, cidade que dista poucos quilómetros do Mónaco, na manhã desta quarta-feira, estando acompanhados de Jorge Mendes e do advogado da Gestifute.

A partida fez-se do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e, ao que tudo indica, os dois jogadores deslocaram-se ao principado monegasco com o objetivo de acertar os detalhes do contrato que os poderá colocar no Mónaco a partir da próxima época.

A SAD FC Porto, contactada por O JOGO, ainda não confirmou o acordo com o clube francês, que, segunda a Sky Itália, deverá gastar cerca de 70 milhões de euros com esta operação.


in "ojogo.pt"

Mangala garante que fica no FC Porto

Central diz que sente "muito bem" no Dragão, onde luta por títulos todos os anos e, como tal, pretende continuar


Peça importante na conquista do título, Mangala tem sido associado a alguns clubes europeus, entre os quais Manchester United, Milan e PSG. Já de férias, o central garantiu, numa curta entrevista à rádio RMC, de França, que vai continuar no Dragão na próxima temporada.

"Neste momento, estou no FC Porto e estou bem aqui. Existem grandes clubes europeus que são interessantes mas tudo está a correr bem no FC Porto. Lutamos pelo título todos os anos, jogamos na Liga dos Campeões e já conheço bem os cantos à casa. Para mim, isso é o mais importante para continuar a progredir", referiu.

Mangala, aliás, vai ser convidado a renovar contrato com os portistas, tal como O JOGO escreveu ontem na edição em papel.


in "ojogo.pt"

CARLOS EDUARDO "Dizem que sou parecido com Sócrates"

SAD portista está a negociar com a Traffic a contratação do brasileiro de 23 anos, figura do final da época dos canarinhos e que também estava na mira do Benfica.


Carlos Eduardo está muito perto de se tornar no quarto reforço do FC Porto para 2013/2014. Os dragões avançaram pelo jogador do Estoril, destaque do final de época dos canarinhos e alvo muito cobiçado, tanto em Portugal como no estrangeiro, sendo público o interesse do Braga e Bétis no brasileiro, que ontem também foi dado como objetivo do Benfica.


A fasquia é alta, mas foi o próprio Carlos Eduardo que a desvendou. Em entrevista ao jornal espanhol "Marca", que em outubro do ano passado quis conhecer melhor o jogador que era apontado ao Bétis, revelou que o costumam comparar com o antigo internacional brasileiro. "Dizem que tenho um estilo parecido com o de Sócrates. Não sei se querem ser simpáticos, mas compararem-me com um jogador dessa dimensão deixa-me feliz", afirmou, tendo ainda completado a sua autoavaliação: "Sou um médio criativo, gosto de jogar atrás do avançado ou como organizador. Em Portugal, mudei a minha forma de jogar, porque evoluí taticamente e participo mais na vertente defensiva." A corrigir, apontou alguns detalhes. "Posso melhorar defensivamente, mas também gostava de marcar mais golos e tenho condições para o conseguir", completou.

in "ojogo.pt"

Tricampeões do F.C. Porto admitem época "difícil e de grande pressão"


Os tricampeões nacionais de futebol do F.C. Porto reconheceram, esta terça-feira, que a época foi difícil e de grande pressão e que depois da conquista de mais um título é chegado o momento de descansar antes de pensar no futuro.

Os jogadores, que partilharam com os plantéis dos "dragões" campeões do andebol e hóquei em patins um encontro com a comunicação social no Dragão Caixa, comungam ainda de um desejo comum de continuidade do treinador Vítor Pereira.

"Ao longo do ano, (Vítor Pereira) demonstrou que tem qualidade suficiente, mas não sou eu nem os outros jogadores que temos de opinar sobre isso (continuidade ou não do treinador)", defendeu o médio João Moutinho.

Para o jogador, que considerou terem sido alcançados os objetivos da época, a direção liderada por Pinto da Costa têm de decidir o que é melhor para o clube, que está sempre à frente.

"Foi uma época com altos e baixos em que nos quiseram deitar mais abaixo, só que conseguimos reagir como equipa e demonstrámos que tínhamos capacidade para conquistar o campeonato", disse João Moutinho.

O jogador, que se escusou a adiantar o seu futuro, apontou que quase sempre não foi dado o devido mérito ao F.C. Porto, dando a entender que as outras equipas é que deixaram os portistas ganhar.

O argentino Lucho Gonzalez, jogador talismã dos "dragões" que foi sempre campeão em todas as seis temporadas em que vestiu de azul e branco, considerou que o FC Porto conseguiu, numa época difícil, alcançar o objetivo de voltar a conquistar o título.

"Sinto-me importante dentro e fora do campo. É um grupo muito unido, tomamos as decisões sempre entre todos e isso torna as coisas mais fáceis", disse Lucho, que se manifestou ainda satisfeito com o trabalho de Vítor Pereira embora admita que a sua continuidade não dependa dos jogadores.

O central Otamendi, que foi outro dos jogadores em destaque ao longo da época, lamenta apenas que o FC Porto não tenha podido ir mais longe na Liga dos Campeões, em que foi afastado pelos espanhóis do Málaga nos oitavos-de-final.

"É positivo ganhar sempre algo importante, ainda mais o campeonato. Senti-me bem ao longo de toda a época e o técnico (Vítor Pereira) deu-me confiança de poder jogar partida atrás de partida", disse.

Otamendi considera mesmo que, desde que chegou ao F.C. Porto, esta foi a sua melhor época e formulou o desejo de continuar a crescer e a ganhar experiência. "Agora, quero descansar e ter umas férias merecidas. Depois, veremos se continuarei ou não".

O guarda-redes Helton, algo magoado com o facto de ter visto o seu nome envolvido numa eventual transferência para o Brasil a três jornadas do final da época, disse que foi uma "época difícil e de enorme pressão".

"Duas semanas antes de um jogo tão importante para o campeonato, deram-me como certo noutro clube. Isso é uma cobardia. É a mesma coisa que eu jogar contra a 'torcida' que eu tanto amo. Já estou há oito anos no clube", disse o guarda-redes.
Os internacionais Mangala e Jackson Martinez, melhor marcador da Liga, com 26 golos, são dois jogadores que se encontram em franca ascensão no F.C. Porto e consideram que o título alcançado pode ajudar às suas carreiras nas seleções de França e Colômbia.

"Para mim, a época foi grande e, claro, também para a equipa. Foi uma época bem disputada e agora vou pensar na seleção (francesa). O meu momento chegou e vou fazer tudo para poder voltar à seleção. Cada um tem o sonho de jogar no Mundial. Quero chegar lá e vou trabalhar para isso acontecer", disse Mangala.

Jackson Martínez também espera poder vir a integrar com frequência a seleção da Colômbia. "É um reconhecimento importante enquanto jogador e demonstra que a Colômbia tem bons jogadores".

"Trabalho para ser titular (na seleção) mas respeito a decisão do técnico com tranquilidade e sei que a minha oportunidade vai chegar", adiantou o máximo goleador dos "dragões".

Para Castro, o título alcançado na derradeira jornada da Liga foi muito sofrido.

"Não foi fácil, sofremos muito. O Benfica ganhou alguma vantagem, mas acreditámos sempre. Dentro do grupo pensámos sempre em fazer o nosso trabalho e em vencer os nossos jogos. Foi renhido, mas o campeão foi justo. Agora, já se pensa na próxima época e em ganhar mais títulos", adiantou.

Kelvin, autor do golo nos descontos do jogo com o Benfica que permitiu ao FC Porto voltar a entrar na luta do título, recusou o papel de herói e disse que todos os jogadores o foram ao longo da época.

"Todos somos heróis, que lutamos desde o início da época por esse título e não fui só eu que ganhei o campeonato, foi a equipa toda. Estou feliz pelo meu primeiro título nacional e quero dar sequência.

Quanto ao futuro, o jogador adiantou que se for para continuar irá fazer o seu trabalho. No entanto, se o clube decidir que o melhor é ser emprestado, também irá respeitar essa decisão.

in "jn.pt"

Brasileiros do FC Porto pedem oportunidade a Scolari


No Media Open Day da equipa do FC Porto foi possível tocar em muitos temas da esfera futebolística. O zerozero.pt tentou obter, junto de alguns jogadores brasileiros do plantel, reações às últimas convocatórias de Scolari.

Hulk, Alex Sandro e Danilo eram jogadores dos dragões que Mano Menezes regularmente convocava para a seleção brasileira. Com a saída do selecionador e com a entrada de Scolari, as portas do campeonato português fecharam-se para o escrete.

Para a baliza, Helton mantém o sonho do regresso: «Procuro sempre conseguir concretizar todas as oportunidades. Se tiver oportunidade de lá estar, concerteza irei com orgulho».


©Catarina Morais
Outro dos nomes apontados à baliza brasileira milita também em Portugal. Artur, guardião do Benfica, merece elogios do rival: «Se tem qualidade? Concerteza. É um excelente guarda-redes e se for ele a ter a oportunidade, vou estar a torcer para que dê certo».

Quanto a uma possível desavença de Scolari com o FC Porto, Helton não acredita que seja verdade: «Espero que seja mentira, admiro muito o trabalho do mister Scolari».

Sobre esse tema, Danilo partilha a opinião: «Quero não acreditar que Scolari tenha algum problema com o FC Porto. Prefiro acreditar que ele tem as suas verdades e que há jogadores nas nossas posições que estão melhores». O lateral continuou: «Fizemos uma grande temporada e não desistimos. Vamos estar ainda mais fortes na próxima época para que o Felipão olhe para nós e nos dê uma oportunidade».

©Catarina Morais
Fernando, que tem 25 anos, está há seis anos em Portugal e sabe que a relação do agora selecionador do Brasil com o clube nortenho nem sempre foi pacífica, mas mantém a linha dos colegas: «Acredito que foram apenas opções dele. Acho que não se ia prejudicar a si próprio, esbanjando jogadores de qualidade».

Polvo disse que trabalha «a pensar na seleção brasileira», mas que «infelizmente ainda não houve uma oportunidade». De qualquer forma, não desiste: «Enquanto jogar futebol vou estar com o sonho da seleção na cabeça».

Fernando opina ainda sobre os colegas e refere o campeonato como o entrave principal: «O mais difícil do Alex e do Danilo não estarem mais vezes na seleção é o campeonato português que, apesar de ser um grande campeonato, ainda tem outros à frente. Por exemplo, para o lugar do Alex Sandro tem ido o Filipe Luís do At. Madrid por jogar na Espanha. Não quer dizer que seja melhor, são diferentes, mas eu não tinha dúvidas: levava o Alex Sandro».

Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, o Brasil disputou cinco jogos, vencendo um, perdendo outro e empatando três jogos.


in "zerozero.pt"

Jackson ao Maisfutebol: «Nunca quis imitar Hulk ou Falcao»


Avançado do F.C. Porto analisa a primeira época de dragão ao peito


Jackson Martinez chegou no início da época para ocupar o lugar de goleador do F.C. Porto e o facto de vir da Colômbia rapidamente fez os adeptos recordarem Radamel Falcao. 

Mas a pressão cresceu mais. Quando Jackson foi contratado, Hulk ainda estava no F.C. Porto, mas transferiu-se uma semana depois. O lugar de goleador ficou vazio.

O reforço viria a ser o melhor marcador desta época, com 26 golos marcados, mas garante que não tinha como objetivo superar os anteriores artilheiros dos dragões.

«Se eu viesse a pensar em ser o que eles eram, acho que nem tinha marcado tantos golos. O que Falcao fez, poucos avançados fizeram nos seus clubes. A marca que ele deixou é incrível e acabou por abrir as portas para que eu viesse para cá. O que Hulk fez também foi impressionante e marcou o clube. Nunca pensei que teria de ser melhor do que eles, nem que tivesse que os fazer esquecer», disse o colombiano ao Maisfutebol durante o Media Open Day dos dragões.

«Estava aqui a substitui-los, por assim dizer, e tinha que fazer o meu trabalho da melhor forma. Estou de consciência tranquila porque me entreguei a 100 por cento. Vinha com intenção de trabalhar para me habituar rapidamente e aproveitar esta oportunidade que me estavam a dar no futebol europeu. Queria demonstrar a minha qualidade. Não pensei em quantos golos ia marcar, pensei apenas em fazer o meu trabalho, marcar golos e ajudar a equipa a conquistar o título», afirmou.

E Jackson acredita que os adeptos já não olham para ele como substituto de alguém. «Sinto uma enorme satisfação por já ter o meu lugar aqui e ver que, em tão pouco tempo, marquei as pessoas. Apeguei-me ao clube, às pessoas e a tudo o que significa ser Porto.

Agradeço aos adeptos porque, no meio de toda aquela pressão de falhar um penalty, ouvir os adeptos a gritar o meu nome deu-me ânimo e confiança».

Além do momento dos penaltis falhados, Jackson recorda o momento em que, depois de várias jornadas consecutivas a marcar, esteve alguns jogos sem fazer o gosto ao pé. 

«Estava tranquilo, sabia que era normal. As pessoas estavam habituadas a que eu marcasse e quando não marquei durante três ou quatro jogos, estranharam», disse. 

«Mas a equipa técnica apoiou-me. Foi fundamental essa confiança de Vítor Pereira. O treinador sabe como trabalhamos e passou-me essa tranquilidade», disse o colombiano.

A adaptação

Jackson Martinez afirma que a adaptação nesta primeira época no futebol europeu foi rápida e fácil. «No primeiro dia parecia que já estava na equipa há um ano. Mas não foi só comigo. Qualquer jogador que chega é recebido da mesma forma», garantiu.

Para o avançado, «a união da equipa foi o segredo para conquistar o título». «Em situações difíceis a equipa mostra uma tranquilidade impressionante, e isso marcou-me. O plantel tem grandes figuras, jogadores com muita experiência, mas que mostram uma humildade impressionante na altura de trabalhar, dão o exemplo».

O futuro

«Não estou a pensar se saio ou se fico», garante. «Estou a desfrutar deste triunfo com a minha família, em ir à seleção e em fazer um bom trabalho, que me permita estar mais perto do mundial. Tudo o resto será falado a seu tempo», disse, mas admite: «Esta época abriu-me mais as portas. Ter uma boa temporada, fazer um trabalho bom abre portas. Tudo o que se passou no F.C. Porto nesta primeira época foi uma experiência inesquecível».

Mas, para já, um objetivo é claro: «Trabalho para poder ter oportunidade e ser titular na seleção, mas claro que respeito a decisão do selecionador. Sei que a minha oportunidade vai chegar e estou a preparar-me para isso».

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Pereira tem pré-acordo com o Everton


Vítor Pereira tem um pré-acordo com o Everton já há dois meses. Os contactos foram estabelecidos pelo seu empresário, Christophe Henrotay, ainda em fase de prospeção de mercado, mas evoluíram para entendimento tácito por o ciclo do treinador estar confinado a dois anos de contrato e não ter sido aventada pela SAD portista a hipótese de renovação. 

Negociações com o emblema de Liverpool que se precipitaram entretanto dada a entrada da equipa portista numa espiral de maus resultados a partir de 13 de março, com a eliminação da Champions, derrota na final da Taça da Liga e dependência de terceiros na Liga após empate com o Marítimo que deixou os dragões a quatro pontos do então líder Benfica.

A já há muito anunciada, mas só agora oficializada saída do treinador do Everton, David Moyes, para o Manchester United fez também com que os contactos se tenham intensificado mesmo à distância no tempo e no espaço, com a salvaguarda dos blues manterem em aberto outras possibilidades no caso de qualquer das partes denunciar o acordo. 


in "aBOLA.PT"

Moutinho vai torcer por Ricardo e Tiago Rodrigues na final da Taça de Portugal


Reforços do FC Porto a partir da próxima época, Ricardo e Tiago Rodrigues vão ter em João Moutinho um adepto especial na final da Taça de Portugal entre o V. Guimarães e o Benfica, no próximo domingo.

«São dois bons jovens jogadores, que no FC Porto se irão tornar ainda melhores. Para eles será muito bom virem com o título, se puderem beneficiar disso tanto melhor», assinala o médio dos azuis e brancos.


in "abola.pt"

Sebá e Victor Luís felizes no ano de estreia

ANÁLISE À TEMPORADA QUE ACABOU


Chegaram ao FC Porto B no início desta época e fazem um balanço positivo do primeiro episódio da sua aventura na Invicta. “Correu tudo bem. Cumprimos os objetivos no plantel principal e também na equipa B. Tenho a esperança de continuar no FC Porto para o ano, mas, para já, ainda aguardo alguma indicação. Espero que a direção decida comprar o meu passe”, disse Sebá, a Record, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde se cruzou com o lateral-esquerdo Victor Luís, que também falou ao nosso jornal:

“Adaptei-me bem, mas penso que a ponta final foi a minha melhor fase. Foi um ano de crescimento pessoal e profissional. Jogar noFC Porto é sensacional. Espero que o míster Rui Gomes continue. É um excelente treinador. Gostava de trabalhar com ele de novo.”

in "record.pt"

Moutinho e James estão no Mónaco

Os dois jogadores sairam do Aeroporto Francisco Sá Carneiro na manhã desta quarta-feira na companhia de Jorge Mendes. Destino? Mónaco.


João Moutinho e James Rodríguez seguiram viagem juntos para Nice, cidade que dista poucos quilómetros do Mónaco, na manhã desta quarta-feira, estando acompanhados de Jorge Mendes e do advogado da Gestifute.

A partida fez-se do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, e, ao que tudo indica, os dois jogadores deslocaram-se ao principado monegasco com o objetivo de acertar os detalhes do contrato que os poderá colocar no Mónaco a partir da próxima época.

A SAD FC Porto, contactada por O JOGO, ainda não confirmou o acordo com o clube francês, que, segunda a Sky Itália, deverá gastar cerca de 70 milhões de euros com esta operação.


in "ojogo.pt"

Fernando continua na lista do Inter

O jornal italiano "Tuttosport" coloca o médio portista nos planos do Inter Milão para a próxima temporada.


O jogador brasileiro é seguido há algum tempo pela formação italiana, mas é também um médio que agrada a Walter Mazzarri, treinador que deixa o Nápoles para assumir o comando do Inter, avança o "Tuttosport".

Segundo o jornal italiano, o facto de terminar contrato com os dragões no final da próxima temporada torna no Fernando num jogador ainda mais apetecível para o clube italiano, que tem também Paulinho (Corinthians) na mira para o reforço do meio-campo.

No entanto, O JOGO já adiantou que a renovação do médio brasileiro é uma das prioridades da SAD portista, que pretende segurar não só Fernando, como também Mangala e Jackson, transformando-os, juntamente com Helton e Lucho, na estrutura base da equipa para a próxima época.


in "ojogo.pt"

"Sinceramente? Acho que vou sair"

Frontal e já saudosista, James admite que não deve voltar para se sagrar tetracampeão. Mas levará o clube no coração


Sem papas na língua, e com uma honestidade que assustará todos os portistas, James Rodríguez admitiu a O JOGO que não deve voltar a jogar pelo FC Porto. "Sinceramente? Penso que vou sair. Não sei se o que falam é verdade ou se vou sair agora ou depois. Mas penso que vou sair", assumiu.

"Um jogador quer sempre seguir em frente e jogar num clube maior. O FC Porto é grande, mas há maiores e eu quero continuar a conseguir coisas importantes", explicou. "Se ficar, ficarei feliz. Se sair, levarei o FC Porto no meu coração", continuou, já num discurso saudosista.

Voltando à atualidade, James ainda se diz sonolento das duas noites intensas de festejo. Consigo é sempre assim. Chegou há três épocas e foi sempre campeão. "É qualidade e também sorte", explicou, humildemente. "Vim para o clube ideal, um clube que quer sempre ganhar. Tem ambição e isso faz a diferença", elogia.

O primeiro título, em 2010/11, foi bom porque era estreante. O segundo também, porque se assumiu titular. Mas, como este, não houve nenhum. "Soube melhor porque há quatro jornadas estava tudo escuro e agora é só luz", brincou, usando propositadamente o nome do estádio do rival Benfica. "Eles falharam e o FC Porto sempre a ganhar, mesmo estando atrás e numa situação difícil. Isso deve enaltecer-se", aponta.


in "ojogo.pt"