terça-feira, 2 de julho de 2013

Quando Bernard "massacrou" reforço do Benfica

O alvo dos dragões está na Argentina para jogar as meias-finais da Libertadores. E por lá não esquecem o dia em que afundou Lisandro López e companhia.


Bernard, alvo do FC Porto para 2013/14 está na Argentina e por lá a crítica desfaz-se em elogios ao internacional brasileiro. O avançado marcou, em fevereiro, três golos na goleada por 5-2 ao Arsenal de Sarandí, de Lisandro López, central a caminho do Benfica, em jogo da Taça Libertadores. Agora, Bernard vai defrontar o Newell's Old Boys, para as meias-finais.


Na altura, foi chamado de "bambino d"ouro" e "Chiquitito Fenómeno". Agora, é a "jóia brasileira". "Fico muito feliz por receber esses elogios. A última vez que estive aqui recebi outro apelido, Chiquito Fenómeno, por isso estou feliz por receber esses elogios fora do Brasil. Acho que é um reconhecimento pelo trabalho que faço", declarou Bernard.


in "ojogo.pt"

Maçã podre ou dragão de ouro?

Depois de um mês de maio com registos históricos, junho trouxe novos máximos em páginas vistas e visitas - estas quase duplicaram em relação a 2012
Como é que se mede a diferença que vai de uma maçã podre a um dragão de ouro? Em títulos, talvez. Afinal, foi com a reiterada vontade de "ganhar títulos" que João Moutinho trocou o Sporting pelo FC Porto em 2010. Em três épocas ganhou outros tantos campeonatos, uma Taça de Portugal, duas Supertaças e uma Liga Europa. Mas ganhou mais, ele que tinha acabado de perder o comboio do Mundial'2010 quando chegou ao Dragão. Internacionalizações, por exemplo. A esta distância, e numa altura em que Paulo Bento não o dispensa sequer dos jogos particulares da Seleção, é preciso um considerável esforço de memória para recordar que Carlos Queiroz o deixou de fora dos convocados para a África do Sul e que essa nem sequer foi uma das decisões mais polémicas do então selecionador nacional. O facto é que, em 2010, João Moutinho já não tinha mais nada para dar ao Sporting, nem o Sporting tinha grande coisa para oferecer a Moutinho. Até por isso, e ao contrário do que alguma propaganda possa repetir agora, vendê-lo ao FC Porto por 11 milhões de euros naquela altura - mais 25 por cento das mais-valias de uma futura transferência - foi um excelente negócio para todas as partes. Para Moutinho, que encontrou espaço para crescer e reaparecer; para o FC Porto, que garantiu um dos melhores médios da sua geração; e para o Sporting, que rentabilizou um ativo desvalorizado. Má, só mesmo a escolha de palavras que José Eduardo Bettencourt usou para justificar o negócio, inquinando tudo o que veio a seguir. 

Jorge Maia in "ojogo.pt"

Quiñones: "Mangala está morto"



Quiñones partilhou nas redes sociais uma brincadeira com o central francês, no segundo dia às ordens de Paulo Fonseca. Veja o vídeo!

in "ojogo.pt"

Dirigentes do Paços e da UEFA visitam o Dragão

Dirigentes do Paços de Ferreira deslocaram-se esta manhã ao Estádio do Dragão, para reunir com a Comissão Técnica da UEFA. Motivo: o estádio será palco do jogo de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Desde a semana passada que os técnicos da UEFA estão em Portugal para vistoriar as condições dos recintos dos clubes qualificados para as competições europeias, servindo esta reunião apenas para tratar de assuntos de logística.

Recorde-se que, perante a falta de condições do Estádio Capital do Móvel para receber jogos da Liga dos Campeões, os pacenses viram-se obrigados a encontrar uma alternativa, acordando com o FC Porto a cedência do recinto.


in "rtp.pt"

A co-propriedade dos passes de jogadores: uma ferramenta transparente para o sucesso desportivo

O professor António Samagaio escreveu um texto de opinião neste jornalsobre o que chama "face menos transparente do negócio", relativo à partilha de direitos económicos de jogadores e em que, a par de algumas interrogações, lança uma série de insinuações sobre o FC Porto e a SAD do FC Porto. Com estas linhas não pretendo polemizar, mas sim esclarecer o autor e os leitores.
Não há em Portugal, e, sem grande risco de errar, atrevo-me mesmo a acrescentar, em toda a Europa, clube ou sociedade anónima de futebol que preste tanta e tão pormenorizada informação ao mercado e ao público como o FC Porto. Isso não tem, no entanto, impedido jornalistas, analistas e outros de ditarem sentenças sem nexo e sem verdade.
O professor António Samagaio parte de premissas erradas para chegar, naturalmente, a conclusões erradas, e demonstra um profundo desconhecimento do negócio futebol. Afirma não ser plausível que as motivações do FC Porto para a cedência parcial de direitos económicos de jogadores sejam a redução do custo e risco de investimento ou a existência de dificuldades de tesouraria. Caro professor, a verdade é que não há outras motivações a não ser precisamente a redução do custo e risco de investimento e as dificuldades pontuais de tesouraria.
Como é sabido, há bancos que cortaram o financiamento a sectores de actividade como a construção civil, as associações religiosas ou os clubes de futebol. Apesar de o FC Porto ter um histórico perfeito de cumpridor, também está a ser afectado pela dificuldade de acesso a crédito que assegure capacidade de investimento, tanto mais que a indústria do futebol exige uma enorme capacidade de capital. Infelizmente, já não é possível recorrer ao financiamento bancário para suprir todas as necessidades financeiras para o desenvolvimento da actividade e a associação de participação económica com investidores é a alternativa para mantermos um modelo que nos tem assegurado um apreciável sucesso desportivo, sem nunca ter posto em causa a sobrevivência económica - só para reforçar esta ideia, gostaria de lembrar que o FC Porto é o clube europeu com mais troféus conquistados no séc. XXI e apenas é batido pelo FC Barcelona e pelo Milan no total de troféus internacionais neste mesmo século.
Às vezes mais vale não ver fantasmas onde eles não existem e, pelo menos no caso do FC Porto, a transparência e o detalhe com que informamos o mercado deveriam ajudar o professor António Samagaio a tirar outras conclusões.
O FC Porto informa o mercado das associações de participação económica quando elas estão formalmente constituídas, como está legalmente obrigado. É claro que essas associações foram estabelecidas aquando da efectivação da aquisição do passe de um atleta. Pegando, por exemplo, no caso de João Moutinho: o FC Porto acordou com o MamersBV/Soccer Invest Fund a cedência de 37,5% do passe do atleta aquando do acordo para a transferência do Sporting para o FC Porto, tendo-o comunicado ao mercado quando todas as formalidades relacionadas com o negócio estavam concluídas. E por que o fez? Porque só desta forma conseguiu reunir os fundos necessários para garantir um jogador que, do nosso ponto de vista, nos garantia sucesso desportivo e eventualmente algum retorno financeiro. É claro que se tivéssemos os fundos do Manchester United ou do Real Madrid, clubes de dimensão global, com estrutura de receitas baseada em direitos televisivos e comerciais, não precisaríamos dos investidores para nada...
Importa também esclarecer que nestas associações de participação económica não há qualquer menos-valia para o FC Porto. Quando o FC Porto comunica uma determinada aquisição, inclui o valor do passe e os outros encargos associados, como são direitos de imagem do atleta, prémios de fidelidade ou comissões de intermediação. Se à terceira parte é razoável, como fazemos, repercutir os custos das comissões, já não o são os direitos de imagem, que revertem totalmente para o FC Porto, ou os prémios de fidelidade.
Conseguiram estes investidores elevadas rendibilidades com as transferências de João Moutinho e James Rodríguez? Conseguiram, sim senhor, o que muito nos orgulha, porque só ilustra como normalmente é bom para qualquer investidor partilhar custo e risco com o FC Porto, mas convém esclarecer que as contas do professor António Samagaio estão hipervalorizadas, porque esquecem os custos de capital, os custos de estrutura e os impostos sobre os rendimentos financeiros (entre os 15 e os 25 por cento).
De repente, parece que se tornou moda diabolizar a partilha de direitos económicos, servindo desta forma os interesses dos clubes das ligas financeiramente mais fortes. A verdade é que no FC Porto temos conseguido com recursos imensamente mais parcos ter mais sucesso desportivo do que todos os clubes franceses ou ingleses e iremos continuar a lutar pela defesa de todas as formas de financiamento que nos permitam ser competitivos e acrescentar valor aos accionistas da sociedade, como temos sido mesmo no plano internacional.
É verdade que este modelo de associação de participação económica pode e deve ser melhorado, mas só agora começa a haver massa crítica e experiência para melhorar a que tem sido uma ferramenta essencial à competitividade dos clubes portugueses.
Os investidores têm ganho dinheiro connosco? Têm e esperemos que assim continue a ser, porque a marca FC Porto é uma garantia importante de bom investimento, mas convém não esquecer que a partilha de custos e risco nem sempre corre bem, como se vê actualmente noutros clubes portugueses e não só.
Nota Caro professor António Samagaio, a aquisição de James Rodríguez foi considerada investimento a 30 de Junho de 2010, porque foi nesse dia que efectivamente foram assinados os contratos, em Buenos Aires, na Argentina. Foi comunicada à CMVM a 6 de Julho porque foi nesse dia que nos chegou ao Porto toda a documentação relativa à transferência e foi nesse dia que o atleta realizou, no Porto, os exames médicos que validaram a transferência. E é na posse de toda a documentação que o mercado deve ser informado, sem risco de qualquer volte-face em que às vezes o futebol é pródigo, e não só dentro do campo. Mais transparência é impossível.
Administrador da FC Porto, Futebol SAD

«FC Porto é o destino mais provável para Bernard», diz agente do jogador

Adriano Spadoto, agente de Bernard, diz que o FC Porto é o clube que está mais bem posicionado para garantir o concurso do médio, deixando Tottenham e Borussia Dortmund fora da corrida.
«As negociações com o Dortmund e o Tottenham arrefeceram devido ao elevado preço do Bernard e ele não vai para nenhum desses clubes», afirmou o agente do médio do Atlético Mineiro, em declarações ao jornal O Tempo, confirmando ainda que da Ucrânia também não há interessados, ao contrário do que as notícias mais recentes indicavam: 
«Não há nada do Shakhtar, eles não fizeram qualquer oferta», acrescentou. 
Assim sendo, Adriano Spadoto confirma que o FC Porto é o mais que provável destino do internacional brasileiro. 
«O acordo [com o banco BMG] é um factor e por isso o FC Porto é o destino mais provável para o Bernard», explica o agente, que dá como certa a saída do médio do Brasil.
«Acredito que o Bernard vai deixar o Atlético Mineiro depois da Taça Libertadores e o anúncio oficial vai ser feito pelo Alexandre Kalil [presidente do clube]», completou.
in "zerozero.pt"

Brasil BERNARD
Bernard Anicio Caldeira Duarte
Brasil Brasil
1992-09-08 (20 anos)
Médio
63 kg
162 cm

Bernard para fechar até ao final da semana


A SAD portista está empenhada em colocar à disposição de Paulo Fonseca já todos os reforços para a temporada de 2013/14 ainda na pré-época. Até Bernard, que à partida pareceria inacessível. Tanto por já ser internacional da seleção principal brasileira como, principalmente, estar cotado em 25 milhões de euros. Mas nem por isso os dragões largam aquela que será a sua contratação âncora. E o negócio poderá, inclusivamente, ser fechado até ao final da semana. 

É com certeza a operação de maior envergadura do FC Porto e a que envolve uma engenharia financeira mais complexa, mesmo contando com parceiro de peso como o banco BMG, detentor de 10 por cento dos direitos económicos do médio criativo, pérola do Atlético Mineiro, a incentivar e a patrocinar a transferência. 

O envolvimento do BMG, cuja visibilidade no universo portista foi garantida pela assunção dos custos de construção do novo museu do clube, reforça entretanto os muito e diversificados interesses em comum, que nem se esgotarão em Bernard. Dória é outra aplicação em vista do banco brasileiro para mais tarde poder render mais-valias através do FC Porto, reconhecido por produzir estrelas para nicho de mercado que vale muitos milhões de euros todos os anos. 

Pelo montante em jogo, o emblema portista dificilmente ou mesmo nunca se aventuraria neste negócio que até terá mais retorno a nível desportivo do que financeiro, por o seu patrocinador poder reservar para si, e com toda a legitimidade, percentagem importante em futura venda de Bernard no espaço europeu.


in "abola.pt"

"AQUI SÓ PODEMOS TER UM PENSAMENTO: VENCER"

O treinador Paulo Fonseca visitou, nesta terça-feira, o Campo de Férias Dragon Force no Vitalis Park e, em declarações à margem do evento, o jovem treinador foi peremptório em realçar a organização do seu novo clube, garantindo não sentir pressão nenhuma além da normal no FC Porto: vencer.

Após um primeiro momento de confraternização com os jovens portistas, numa experiência que o próprio declarou como "única e agradável, no local onde começa a cultura do FC Porto", Paulo Fonseca acedeu a deixar, em declarações ao www.fcporto.pt, as suas primeiras impressões. "É o sonho de qualquer treinador poder representar um clube como o FC Porto e, naturalmente, era um sonho que eu acalentava também. Aconteceu nesta altura, que acho que é a exacta", declarou o técnico, que confessou que o convite do clube surgiu "mais rapidamente do que pensava".

Paulo Fonseca garante que não podia "esperar mais" dos primeiros momentos como treinador dos Dragões. "A impressão que tenho da estrutura é óptima e é realmente um privilégio estar inserido no FC Porto, com pessoas tão competentes e que nos proporcionam todas as condições para desenvolvermos da melhor forma o nosso trabalho. Aliado a isso, temos também um excelente grupo de trabalho, que tem correspondido da melhor forma àquilo que tem sido exigido nestes primeiros dois dias", afirmou.

A pressão do lugar e a responsabilidade de dar continuidade a um tricampeonato não o pressiona nem assusta: "Sinto apenas a pressão normal. Qualquer treinador que ingresse neste clube tem perfeita noção que aqui só podemos ter um pensamento, que é vencer. O FC Porto é um candidato – como será o Benfica e como vão ser o Braga e o Sporting, o que é natural – e nós não fugimos à nossa responsabilidade. Temos como principal objectivo conquistar o primeiro lugar do campeonato".

Em relação à filosofia de jogo que pensa implementar, o técnico foi sucinto: "Todos nós temos ideias próprias e eu vou tentar implementar as minhas, não fugindo do que tem sido a matriz principal do FC Porto nos últimos anos".


in "fcp.pt"

Acertado com o Palmeiras, Kleber ainda analisa oferta de clube europeu

Empresário do atacante diz que Porto autorizou permanência do atacante no Brasil, mas proposta de compra pode tirá-lo do Verdão até agosto


Se depender da vontade do Porto, o atacante Kleber já pode acertar sua permanência no Palmeiras até o fim do ano. Quem garante é o empresário do atleta, Carlos Neto, que negocia diretamente com os dirigentes portugueses a prorrogação do vínculo que se encerrou no último dia 30 de junho. O único obstáculo do Verdão é a concorrência de outro clube da Europa, que teria feito proposta para contar com o jogador em definitivo. Agora, a decisão sobre o futuro está nas mãos do atleta.
Segundo Neto, o desejo inicial de Kleber é continuar no Brasil, tanto que a renovação está bem encaminhada, mas o atacante ainda analisa os valores oferecidos. Admitindo a possibilidade de vender o atleta, o Porto estipulou uma cláusula no novo contrato com o Palmeiras que dá ao jogador a possibilidade de aceitar qualquer oferta até o dia 31 de agosto.
– O Porto autorizou tanto a venda, quanto a permanência (no Palmeiras) e está esperando uma resposta. Depende do Kleber e ele quer ficar. Mas há duas propostas concretas e em uma delas foi oferecido um valor interessante que o deixou balançado. Mesmo se ele assinar (a permanência no Palmeiras), tem a opção de sair até 31 de agosto, caso seja uma proposta de venda, e não por empréstimo. O Palmeiras está ciente (dessa cláusula), tanto que trouxeram o Alan Kardec – afirmou Neto.
O Palmeiras adota postura cautelosa e aguarda a decisão do jogador para falar sobre a negociação. Segundo o agente, um representante do Porto virá ao Brasil nos próximos dias para conversar com Kleber pessoalmente e definir a situação. Do ponto de vista financeiro, a negociação em definitivo para um clube europeu seria melhor para os portugueses, que lucrariam com a transferência.
Na Academia de Futebol, a contratação de Kardec não interfere no desejo do técnico Gilson Kleina de contar com Kleber até o fim do ano. O centroavante, emprestado pelo Benfica até 30 de junho de 2014, aliás, fez coro ao comandante em sua primeira entrevista coletiva e demonstrou apoio ao ser questionado sobre a permanência do atleta, que fez apenas dois gols em 11 partidas e ainda se recupera de uma tendinite no joelho direito.
Enquanto não define a situação de Kleber, o Palmeiras já confirmou a contratação de Mendieta, Alan Kardec e finaliza detalhes do acordo com o meia Felipe Menezes, também do Benfica - é provável que o jogador assine vínculo definitivo. O volante uruguaio Eguren, do Libertad, do Paraguai, e o lateral-direito Luis Ricardo, da Portuguesa, também têm negociações avançadas.
in "globoesporte.br"

Lucho, Helton e Kelvin em sessão de autógrafos



Lucho González, Helton e Kelvin vão participar numa sessão de autógrafos na FC Porto Store do NorteShopping na quinta-feira, dia 4 de Julho. A presença dos dois capitães e de uma das grandes figuras do título da época passada está agendada para as 19h.

Esta sessão propõe ainda outro aliciante para os adeptos portistas: é que é na quinta-feira que os novos equipamentos do FC Porto para a época 2013/14 vão ficar disponíveis e os presentes vão poder apreciar a “Arte Pura” que são as novas camisolas do tricampeão nacional.


in "fcp.pt"

Miguel Lopes (Sporting) a caminho do Lyon, FC Porto pode amealhar cinco milhões

O internacional Miguel Lopes está a caminho do Lyon por empréstimo do Sporting, sendo que o clube gaulês ficará com a opção de compra do passe do lateral.
Segundo o jornal O Jogo, «o lateral-direito poderá mesmo sair dos leões definitivamente, num negócio que, caso se confirme, renderá ao FC Porto cinco milhões de euros».
Recorde-se que os portistas têm 50 por cento dos direitos económicos do jogador, que se mudou em janeiro para a Alvalade.
Miguel Lopes foi também apontado ao Betis, Espanyol e Newcastle.
in "zerozero.pt"

Sporting é sedutor para Sereno

O central está de saída do FC Porto. Tem propostas do estrangeiro, mas a possibilidade de rumar a Alvalade agradar-lhe-ia.


Sereno está em fim de contrato com o FC Porto, não entra nas contas de Paulo Fonseca, tem interessados no estrangeiro, mas, em entrevista a Bola Branca, revela que se surgisse a possibilidade de rumar ao Sporting, no âmbito do negócio Izmailov, iria pensar a sério no assunto.

"Neste momento a minha intenção é ir para o estrangeiro, mas se o Sporting me quisesse iria pensar. É um clube grande e nunca podemos dizer não a um clube como o Sporting", observa Sereno. Recorde-se que os leões têm direito a escolher um atleta de uma lista disponibilizada pelo FC Porto. Na altura da transferência de Izmailov para o Dragão, Ventura rumou a Alvalade, mas ficou acordado entre os clube que se o guarda-redes fosse devolvido, o Sporting teria direito a outro jogador.

O internacional português, que jogou no Valladolid na última temporada, veria com bons olhos a presença nessa lista que seria apresentada a Leonardo Jardim. No entanto, Sereno sublinha que o FC Porto está a tentar fazer um encaixe financeiro com a sua transferência.

O jogador, de 28 anos, está em fim de contrato e está é a derradeira oportunidade para os azuis e brancos realizarem dinheiro com a sua saída. "O Porto quer uma soma de dinheiro e não será fácil, mas acredito que tudo se revolverá. Acho que não continuarei ligado ao Porto", reconhece.

Valladolid e outros pretendentes
De concreto, neste momento, o jogador tem propostas do estrangeiro, com o Valladolid entre as possibilidades. O clube espanhol "está a ultrapassar algumas dificuldades financeiras", mas o central refere que se trata de "uma bola liga e de um bom clube".

O desejo é que tudo se resolva rapidamente. Sereno já esperava ter clube nesta altura. Assume ter "algumas propostas" e diz que é hora de escolher.

Quanto à dispensa do FC Porto não foi surpreendente para o jogador. "Já estava à espera", diz, acrescentando que lhe faltaram oportunidades, mas que também teve culpa no cartório. "As coisas não correram bem no início. Tenho  90% de culpa, mas se alguém quisesse apostar em mim as coisas poderiam ter sido diferentes", analisa o jogador que foi utilizado, por Villas-Boas, principalmente, como lateral.

Sereno chegou ao Dragão em 2010/11, a custo zero, depois de ter representado Vitória de Guimarães e Valladolid. Na segunda temporada no Porto foi emprestado ao Colónia. A época passada voltou a Valladolid.


in "rr.pt"

FC Porto: pré-época inclui receção ao Celta

Revelação do diretor desportivo do clube espanhol.


O programa de pré-época do FC Porto também vai incluir um jogo com o Celta de Vigo, no Estádio do Dragão.

Essa informação foi adiantada por Miguel Torrecilla, diretor desportivo do clube espanhol, em conferência de imprensa realizada nesta terça-feira. A data não foi, contudo, revelada.

FC Porto e Celta defrontaram-se também na pré-época de 2012/13, em Viseu, no jogo que marcou a estreia de Jackson Martínez de dragão ao peito. A equipa portuguesa venceu então por 3-0, com golos de Lucho, Maicon e Iturbe.

Recorde-se que o Celta será treinado esta época por Luis Enrique, e apresentou nesta segunda-feira Nolito, avançado contratado ao Benfica.

in "maisfutebol.iol.pt"

Maicon já está às ordens de Paulo Fonseca

CENTRAL PARTIICIPOU NO TREINO

O treino matinal do FC Porto nesta terça-feira ficou marcado pela estreia de Maicon, que falhou a sessão de abertura da temporada 2013/14, na véspera, devido a atraso na ligação aérea entre o Brasil e Portugal.

Assim, o defesa-central já integrou o grupo de trabalho às ordens de paulo Fonseca, que contou com os 25 futebolistas - faltaram Jackson Martínez e os reforços Héctor Herrera, Diego Reyes e Ricardo.

in "record.pt"

Mais nove milhões a entrar por... Falcao

Atlético de Madrid tem de pagar aos dragões ainda este mês pelo avançado que, entretanto, já deixou os colchoneros e seguiu para o Mónaco.


O Atlético de Madrid tem de pagar ao FC Porto este mês mais nove milhões de euros relativos à transferência de Radamel Falcao. De acordo com o jornal espanhol Marca, esse valor corresponde a uma tranche acordada entre as partes aquando da mudança do avançado colombiano para os colchoneros, em 2011.

O facto de Falcao se ter transferido agora para o Mónaco não muda os prazos que o Atlético ainda tem de cumprir junto dos dragões. É, no entanto, uma garantia que não haverá atrasos nesse pagamento: o emblema francês deu aos espanhóis 45 milhões de euros. Recorde-se que, no passado, o Atlético teve um atraso no pagamento ao FC Porto, o qual valeu uma ameaça dos dragões em recorrerem à FIFA. 

Refira-se que o negócio entre FC Porto e Atlético valeu um total de 40 milhões de euros: 20 milhões à cabeça, seguidos de duas tranches de nove milhões (em 2012 e 2013) e mais dois milhões em 2014.


in "ojogo.pt"

Casos bicudos para gerir

rolando, fernando e atsu devem sair

Que futuro para Rolando, Fernando ou Christian Atsu? Estes três jogadores apresentaram-se ontem aos trabalhos e, à primeira vista, até podia parecer que as suas vidas se prolongariam com naturalidade no FC Porto. Mas não. É bem provável que todos eles venham a deixar o clube ainda antes do fecho do mercado, que, este ano, poderá prolongar-se até dia 2 de setembro, uma vez que o dia 31 de agosto calha a um sábado. Pormenores a confirmar...

O que interessa aqui referir é que dos três jogadores em análise, dois deles, o médio e o extremo, estão em final de contrato e já demonstraram publicamente que não estão interessados em renová-lo. Assim sendo, o FC Porto corre o risco de os perder sem qualquer tipo de contrapartida financeira, pelo que, para garantir um encaixe, terá de abrir mão deles até à referida data. Caso não o faça, a partir de janeiro próximo, tanto Fernando como Atsu estarão livres para negociar com outros clubes e com os respetivos passes nas suas mãos.

O caso de Rolando é diferente. O internacional português saiu em janeiro para o Nápoles, a título de empréstimo, mas fê-lo em rutura com o clube e, por isso, foi perdendo estatuto no seio do grupo. Aliando isso à emancipação de Mangala, Otamendi e Maicon, bem como à contratação de Diego Reyes, Rolando acabou por perder o espaço que tinha no FC Porto. Como a posição de defesa-central é excedentária no tricampeão nacional e tendo ainda em conta tudo o que atrás foi referido, Rolando torna-se no principal candidato a deixar o FC Porto, que espera por uma proposta adequada.

in "record.pt"

Bernard regateado

BMG quer baixar até 18 milhões de euros

O BMG, banco brasileiro parceiro do FC Porto, vai insistir junto do Atlético Mineiro por Bernard. O objetivo, partilhado com a SAD dos dragões, é convencer o presidente do clube de Minas Gerais, Alexandre Kalil, a baixar o preço do extremo de 25 para 18 milhões de euros, respeitante aos 80 por cento do passe de Bernard que não são propriedade do BMG.

A ESPN Brasil avançou ontem com a informação de que do contrato de parceria celebrado entre FCPorto e BMG consta uma cláusula que obriga os dragões a envolver o banco em todos os reforços que decidirem contratar no mercado daquele país. Segundo a mesma notícia, a SAD tentou, juntamente com o seu parceiro, adquirir um clube do interior de Minas Gerais, o Coimbra, para servir de satélite no Brasil.

in "record.pt"

Dragões seguem Jô


Jô é companheiro de Bernard no Atlético Mineiro e ambos conquistaram ao serviço da seleção brasileira, no passado domingo, a Taça das Confederações. 

Agora, a dupla pode mudar-se para o FC Porto, num negócio em que está envolvido o banco BMG. 

Apesar de só ter jogado 27 minutos, em três partidas, Jô foi um trunfo valiosíssimo da canarinha, ao assinar dois golos, um frente ao Japão, outro diante do México. 


in "abola.pt"

Quintero pode ficar fechado quinta-feira

Site italiano indica que o futuro do médio ofensivo colombiano do Pescara poderá ficar definido esta semana, confirmando aquilo que O JOGO avançou esta terça-feira.
Juan Fernando Quintero, o internacional colombiano do Pescara, poderá ver o seu futuro desportivo decidido esta semana, na sequência de um encontro entre o clube italiano, com o qual ainda tem vínculo, e representantes do FC Porto.

Segundo o site italiano TuttoMercato, a transferência do médio de ataque para o Dragão poderá ficar encerrada esta próxima quinta-feira.

Recorde-se que O JOGO escreve nas edições impressa e e-paper desta terça-feira que só falta mesmo a assinatura para o negócio se consumar, depois do acordo entre os clubes já ter sido alcançado.

in "ojogo.pt"