terça-feira, 9 de julho de 2013

DRAGÕES A TODO O VAPOR NA HOLANDA


O FC Porto realizou esta terça-feira mais duas sessões de treino em Horst, na Holanda, onde realiza o estágio de pré-temporada. Amanhã, às 17 horas, a equipa realiza o primeiro jogo de preparação da nova temporada, frente ao Maastricht.

O dia começou com uma sessão de treino às 10h30, aberto à comunicação social, tendo-se seguido o almoço e um período de descanso. Às 17h30 voltaram ao trabalho, para uma sessão à porta fechada.

O estágio decorre em ambiente de grande tranquilidade, com a equipa a beneficiar das excelentes condições de trabalho. O meio de transporte mais utilizado para já tem sido a bicicleta, um hábito na quase sempre plana Holanda.

Esta quarta-feira o dia começa com uma sessão de treino às 11h00, à porta fechada, seguindo-se o jogo com o MVV Maastricht, da II divisão holandesa. A partida disputa-se em Mopertingen na vizinha Bélgica, com início marcado para as 17h00 de Portugal continental e com transmissão televisiva no Porto Canal.


ibn "fcp.pt"

Zidane e Ribéry "salvaram" Ghilas

Estrelas francesas, que então jogavam em Marselha com o irmão Kamel, foram determinantes para que o argelino não optasse pelo basquetebol ou pelo boxe...


Nabil Ghilas, o último reforço do FC Porto que esta segunda-feira assinou um contrato válido por quatro épocas, tem uma história curiosa na sua infância, passada em França, quando dava os primeiros passos no futebol. Começou a dar pontapés na bola aos 13 anos em clubes de bairro, na cidade de Marselha, onde vivia com a família.

Evoluiu com naturalidade e aos 17 anos já procurava, então, dar o salto, mas a verdade é que emblemas como Toulouse, Nantes, Le Havre ou Le Mans lhe responderam "não". Ficou de tal modo desiludido que já pendia para o basquetebol e para o boxe.

Contudo, Ghilas via crescer-lhe o bichinho pelo futebol, quando, no Verão, via o irmão Kamel jogar com Zidane e Ribéry, que acabaram por influenciá-lo e ser determinantes para não mais deixar a modalidade em que se tornou famoso.


in "ojogo.pt"

Chaves quer o Dragão emprestado

As obras no recinto flaviense obrigam o Chaves a procurar uma alternativa para os dois primeiros jogos oficiais.
O Chaves abordou FC Porto, Braga, Vitória de Guimarães e Freamunde para realizar os dois primeiros jogos oficiais nos seus campos, dado o Estádio Municipal estar em obras. O diretor desportivo do clube, Carlos Adão, avançou, em conferência de imprensa, que a equipa de Trás-os-Montes está com "alguma dificuldade" em arranjar alternativas para a realização dos dois primeiros jogos da Taça da Liga em casa, a 27 e 31 de julho, frente ao Feirense e ao Covilhã, porque a substituição do relvado ainda não terminou.

Por esse motivo, o Chaves iniciou conversações com os quatro clubes, mas ainda não obteve resposta. Os estádios da região, explicou o dirigente, não são opção porque não têm a vistoria feita pela Liga, logo não podem ser palco de jogos profissionais.

O emblema flaviense teve de substituir o relvado com mais de 30 anos, um investimento de cerca de 150 mil euros, por não ter as condições exigidas para competir na II Liga. As obras deverão estar terminadas no fim de julho, permitindo um "normal" início de época. 

Na primeira fase da Taça da Liga, o Chaves terá como adversários Moreirense, Oliveirense, Feirense e Covilhã. Refira-se que o FC Porto já "cedeu" o Estádio do Dragão ao Paços de Ferreira para disputar o playoff da Champions.

in "ojogo.pt"

Ghilas. O avançado que não sonhava jogar no Dragão

Goleador argelino assinou por quatro temporadas e vai tentar seguir as pisadas do compatriota Rabah Madjer
Era uma questão de tempo até Ghilas sair do Moreirense. O avançado argelino começou a dar nas vistas no início de 2012 ao marcar em Alvalade num jogo da Taça da Liga (1-1, 19 de Janeiro), mas foi nesta última época, já na Liga Portuguesa, que se assumiu decididamente como um goleador. Apesar de a equipa de Moreira de Cónegos ter descido de divisão, o contributo de Ghilas foi indiscutível - 13 golos em 30 jogos.

O interesse do Sporting foi público logo em Janeiro e muito se falou sobre a eventualidade de haver um direito de preferência, garantido após o empréstimo de Jorge Chula, mas o i apurou em tempo oportuno que o futebolista nunca chegou a ser uma hipótese provável neste defeso. As características agradavam, mas o dinheiro exigido numa contratação e a dúvida sobre eventuais dificuldades de adaptação afastaram essa hipótese, apesar de Augusto Inácio, actual director do futebol profissional dos leões, ter orientado Ghilas na equipa minhota. O empresário do argelino, Romeu Magalhães, declarou ontem que achava haver "alguma paixão de Inácio em contar com Ghilas no Sporting".

O FC Porto foi o destino final para um jogador que também interessou a clubes ingleses e franceses. O interesse dos dragões foi subindo de intensidade e ontem as dúvidas ficaram definitivamente esclarecidas, com a oficialização do negócio. Ghilas assinou por quatro temporadas, tem uma cláusula de rescisão fixada nos 30 milhões de euros e não foi especificado o valor exacto da transferência, apesar de sempre se ter especulado que rondaria os 3 milhões de euros. "Estou muito contente, este clube vai ensinar-me muita coisa. Tenho de trabalhar muito e quero jogar o maior número de vezes possível", afirmou o avançado, que foi muitas vezes chamado "Benzema de Moreira de Cónegos" e que terá a difícil tarefa de fazer concorrência a Jackson Martínez.

Ghilas viu, chegou, assinou e partiu já com a equipa para o estágio na Holanda. O FC Porto "é a melhor equipa de Portugal e uma grande equipa na Europa", mas o argelino não cedeu à tentação de cair em elogios rotineiros, garantindo que vestir a camisola os dragões não é um verdadeiro sonho. "Não posso dizer isso porque não sou daqui. Mas foi uma coisa muito boa para mim", esclareceu em declarações ao Porto Canal. O espírito que muitos jogadores associam ao FC Porto já parece ter sido assimilado por Ghilas no momento de estabelecer um objectivo: "O clube vai ensinar- -me muitas coisas. Espero que seja campeão este ano e quero trabalhar muito, muito, muito, muito e tentar jogar o mais possível."


Ghilas será o segundo argelino na história do FC Porto. O primeiro, Rabah Madjer, também era avançado e ficou ligado a um momento histórico na vida do clube. Representou os dragões entre 1985 e 1991 - uma época no Valencia pelo meio - e fez parte da equipa que conquistou a Taça dos Campeões Europeus na final de Viena com o Bayern Munique, em 1987. Mais que isso, marcou o famoso golo de calcanhar. Para Ghilas, o calcanhar poderá ser uma meta longa; entrar com o pé direito já será bom.

in "ionline.pt"

Licá: «Será para vencer todos os jogos» (video)

Fonseca - entre a continuidade e a mudança- António Tadeia

Modelo. Dizer que o FC Porto jogo no mesmo sistema há vários anos é dizer uma verdade mas fugir ao essencial. Entre o FC Porto de Jesualdo Ferreira e as equipas de André Villas-Boas ou Vítor Pereira havia diferenças abismais, tão grandes como o talento de João Moutinho. Paulo Fonseca tem um desafio enorme pela frente: reconstruir.

Quando perdeu Hulk, Vítor Pereira perdia um atacante de top, de seleção brasileira, capaz de resolver um jogo numa arrancada, num remate potente, mas ao mesmo tempo perdia também um elemento disruptivo na sua organização coletiva. Já antes, quando o Incrível se lesionara, o treinador desdramatizara: “O Hulk acrescenta-nos qualidade individual, mas o FC Porto sem o Hulk não é fraco. Valemos pelo coletivo”, dissera. E os acontecimentos deram-lhe razão. Mas quando o rendimento de João Moutinho baixou, no início da Primavera, o FC Porto ressentiu-se. Porque Moutinho era a chave do coletivo do FC Porto desde a sua chegada ao Dragão, a razão pela qual, sempre no 4x3x3, uma equipa que era mais perigosa em transição se transformou numa equipa de posse e circulação. Nessa altura, com o coletivo a funcionar pior, teria dado jeito Hulk: é para isso que servem os elementos disruptivos. E esta constatação serve para se avaliar a dimensão da tarefa de Paulo Fonseca. O treinador que chega de Paços de Ferreira terá de construir um coletivo sem James, o substituto de Hulk na hieraquia de desequilibradores, e sobretudo sem João Moutinho.

Dizer que o FC Porto tem trabalhado em continuidade em cima do 4x3x3 desde os tempos de Mourinho é ver o futebol sob um prisma exclusivamente posicional e iludir a questão à volta das sucessivas reconstruções da equipa. O próprio Mourinho mudou de um ano para o outro, baixando linhas e tirando intensidade à pressão do onze que ganhou a Taça UEFA, em 2003, para o que venceu a Champions, em 2004. Mas basta atentar nos anos mais recentes para perceber as mudanças. Jesualdo Ferreira é um dos mais conceituados especialistas europeus em transições e gostava de ter a sua equipa a funcionar assim, metendo profundidade logo que possível no seu jogo. Daí que os jogadores-chave das suas equipas fossem sendo homens muito fortes neste tipo de futebol, como Lisandro López ou Raul Meireles – além de Lucho, que sabe fazer tudo, claro. A perda da Liga de 2010 para o Benfica e a chegada de André Villas-Boas ao Dragão coincidiu com a entrada de João Moutinho na equipa. E, apesar de ser um ás, por exemplo, na transição defensiva, as características de Moutinho faziam dele o homem-ideal para um novo conceito de jogo. O algarvio recrutado ao Sporting pensa rápido, passa bem, dá dinâmica e segurança à equipa e tem uma noção de ocupação de espaço que podia fazer dele o eixo de um onze a jogar sobretudo em posse, estimulando mais o momento da organização ofensiva.

Foi isso que fez Villas-Boas e a equipa disparou, ganhando Liga, Taça e Liga Europa. Vítor Pereira manteve as bases da organização coletiva, aperfeiçoou-as até, após a saída de Hulk, e continuou a ganhar internamente. Simplesmente, com a saída de Moutinho, do que se trata agora é de mudar a ideia. Para o lugar do jogador vendido ao Mónaco, os dragões foram buscar o mexicano Herrera, que já disse ser capaz de dar à equipa “a largura de jogo” que lhe dava Moutinho, querendo com isto dizer que podia funcionar como diretor de orquestra, como elemento de ligação no tal futebol de posse, que leva a bola aos dois flancos em cada jogada. Herrera é um médio versátil, bom organizador, que joga normalmente como segundo elemento do duplo pivot (que o FC Porto não usa há anos), mas que pode atuar também como 10 ou até como médio-ala. É, nesse aspeto, um jogador mais parecido com Lucho González que com João Moutinho. Além de que é um jogador acabado de chegar da América Central e pode ser o cúmulo do otimismo esperar que se repita o fenómeno de adaptação instantânea que se viu, por exemplo, com Jackson Martínez.

Jackson, aliás, teve muito mérito na forma como chegou e se integrou de imediato, rendendo golos desde a estreia, mas estava a entrar numa máquina oleada onde o que se lhe pedia era o acabamento. Herrera está mais atrás no processo criativo: se vem ocupar a vaga de Moutinho, o que se lhe pede é que puxe alavancas e empurre rodas dentadas, algo mais complicado de conseguir no imediato por quem chega a um clube e a um país novo. É por isso que Paulo Fonseca terá pela frente uma tarefa tão difícil. Porque também ele chega agora a um grande e nos primeiros dias terá de decidir o que quer: continuidade sem o principal garante de estabilidade coletiva, perdido no mercado para o Mónaco, ou mudança de uma estrutura que ganha há três anos sem parar. A resposta surgirá com os primeiros jogos a sério.

Saque
Cassano fustigou-se ontem: diz que deve a si próprio uma grande carreira, por nunca ter dado mais do que 30% do que podia dar, se se esforçasse. Aos 30 anos, ainda vai muito a tempo. Ao contratá-lo sem ter de pagar pelo passe ao Inter de Milão, o Parma pode estar a acertar no jackpot. Ou a enfiar um grande barrete.

Pechincha
O Mónaco não compra tudo acima do valor de mercado. A prova é a aquisição de Toulalan ao Málaga: pagou, ao que se diz – que os números ainda não são oficiais – cinco milhões de euros por um médio-defensivo que, apesar dos seus 29 anos, valerá o dobro, é francês e encaixa na perfeição com Moutinho.

Oportunidade
20 milhões de euros são uma soma avultada para se dar por um médio de equilíbrios, como Paulinho. Mas Paulinho é titular da seleção brasileira, foi um dos destaques na Taça das Confederações e faz golos como um autêntico segundo atacante. Parece-me que o Tottenham não vai arrepender-se.

Barrete
Michael Laudrup não costuma enganar-se, mas a sua especialidade em Inglaterra é a contratação de espanhóis, mais baratos que a mão-de-obra local. Paga cinco milhões de euros por Shelvey ao Liverpool. OK, é um internacional sub-21, mas em três épocas no Liverpool nunca conseguiu afirmar-se.

Desastre
Quando um treinador começa a aparecer nas notícias pelas más razões, é sinal que está a acabar a carreira. Quando ainda assim a notícia é o montante da indemnização recebida, é também sinal que não precisará de trabalhar muito mais. Camacho perdeu por 5-1 com a Tailândia, foi despedido pela China e leva 6,4 milhões de euros.

TOP 10
As transferências mais caras do Verão
JOGADOR DE PARA VALOR*
Falcao At. Madrid Mónaco 60
Neymar Santos Barcelona 57
James Rodríguez FC Porto Mónaco 45
Fernandinho Shakthar Manchester City 40
Götze B. Dortmund Bayern 37
Isco Málaga Real Madrid 30
João Moutinho FC Porto Mónaco 25
Schürrle Leverkusen Chelsea 21,5
Navas Sevilha Manchester City 20
Kokorin D. Moscovo Anzhi 19
*Valor em milhões de euros 


A importância de Lucho -


Numa equipa que mudou de treinador, perdeu as referências de Moutinho e James e precisa de integrar reforços, Lucho pode revelar-se decisivo
Lucho garante hoje, nas páginas de O JOGO, que ainda vai jogar mais um bom par de anos.

 Ora, a utilização do adjetivo "bom" soa redundante no caso de Lucho, até por ser mais ou menos unânime que o capitão do FC Porto simplesmente não sabe jogar mal.

De resto, não terá sido por acaso que foi campeão seis vezes nas seis épocas que esteve no Dragão, pelo que o adjetivo a aplicar ao par de anos que garante ainda ter nas pernas depende muito da perspetiva de cada um: cumprindo-se a tradição, será tão "bom" para os adeptos do FC Porto como "mau" para os rivais. Entretanto, a disponibilidade de El Comandante é, isso sim, uma excelente notícia para Paulo Fonseca que até já confessou a sua admiração por ele.

Numa época em que o FC Porto perdeu as referências que eram João Moutinho e James Rodríguez, a presença forte do "capitão" no balneário e no relvado pode ser tão decisiva na integração dos reforços, como para a afirmação da autoridade do novo treinador junto dos mais antigos. Pelo menos tão decisiva como foi quando regressou, há um ano e meio, para pôr nos eixos uma equipa que ameaçava escapar ao controlo de Vítor Pereira.

Como dizia Jesualdo Ferreira, "Lucho está no clube com alegria, mas com seriedade. Nos jogos, nos treinos ou nos estágios, a sua postura é sempre essa. E quem não faz como ele, nem sequer se sente bem. Isso é que é ser líder." E um líder, nunca é de mais.

Jorge Maia in "OJOGO.pt"

Mónaco: «Seguíamos Moutinho e James há muito tempo»


João Moutinho e James Rodríguez foram apresentados nesta terça-feira como jogadores do Mónaco, várias semanas depois de ter sido oficializada a contratação de ambos ao FC Porto, num negócio de 70 milhões de euros. Vadim Vasilyev, diretor-desportivo do clube, disse na cerimónia de apresentação que o Mónaco seguia há muito os ex-portistas e que são duas opções para pôr em prática o «jogo bonito» que a equipa quer mostrar.

«Seguíamos estes jogadores no FC Porto há muito tempo . O Mónaco foi sempre símbolo de jogo bonito e foi nesses espírito que quisemos estes jogadores. Queremos oferecer espectáculo aos nosso adeptos», afirmou, para depois definir os dois reforços: «O João já é muito conhecido como um dos melhores médios da Europa e James, com o seu talento, será, espero, a revelação desta época.»

O dirigente comentou ainda a relação do Mónaco com a Liga francesa. O clube mantém uma batalha legal com as instâncias desportivas, que lhe exigem residência em território francês a partir de 2013/14. «As relações com a Liga são boas, acho que temos de trabalhar juntos para melhorar o campeonato francês, para o fazer crescer, para que os adeptos venham ao estádio. Isso só com equipas fortes que joguem em França. Acho que toda a gente vai beneficiar do que o Mónaco está a fazer.»


in "maisfutebol.iol.pt"

James Rodríguez: «Outras propostas? Nunca houve nada de concreto»


James Rodríguez diz que nunca teve propostas concretas para deixar o FC Porto além da que foi feita pelo Mónaco, e que aceitou. Apresentado nesta terça-feira ao lado de João Moutinho, o colombiano diz que é bom jogar ao lado de amigos, incluindo Falcao na lista, e fala da chegada a um clube que «quer ganhar títulos».

Em relação ao facto de o seu nome ter sido associado a muitos dos grandes da Europa, James deixou uma informação curiosa quando lhe perguntaram quem tinha estado interessado: «Ninguém, nunca houve nada concreto. Eu quero sempre chegar longe e o Mónaco interessou-me. Quero estar onde queira jogar e onde querem que eu jogue. Por isso estou aqui, porque me querem.»

«Ter amigos num clube é sempre bom. Jogámos juntos vários anos, primeiro no FC Porto, agora que estamos aqui esperamos ganhar muitos títulos», começou por dizer James: «Escolhi poque o Mónaco é um clube com história. Porque é grande e porque também vou jogar outra vez com o João, o Falcao e outros grandes jogadores que chegam agora, isso também me motivou.»

James falou depois do que pode levar à equipa: «É algo novo, um projeto novo. Queremos sempre ganhar, quero trazer tudo o que sei, e que o clube também tenha como ambição ganhar. Todos os que estão aqui querem ganhar títulos. É um clube que quer ganhar títulos e por isso estamos aqui.» Respondendo a uma pergunta, também se disse «feliz e orgulhoso» por, aos 21 anos, ser um dos jogadores mais bem pagos no futebol.

Quanto à posição em que prefere jogar, assumiu que é «a 10», mas foi dizendo que a decisão será do treinador Claudio Ranieri.


in "maisfutebol.iol.pt"

Mexicanos loucos com Reyes e Herrera

Dupla faz manchete de um dos jornais desportivos mais conceituados do seu país


A mudança de Diego Reyes e Héctor Herrera para o FC Porto está a originar uma enorme curiosidade no México. Os dois jovens dragões são mesmo manchete de um dos jornais desportivos mais conceituados do país, surgindo já com os novos equipamentos dos azuis e brancos.

"Herrera e Reyes já voam como... dragões", escreveu o Recorde, lembrando que os dois mexicanos cumpriram na segunda-feira o primeiro treino com os tricampeões portugueses.


in "ojogo.pt"

JOÃO MOUTINHO "Sair do FC Porto foi um sacrifício"

Médio recordou passagem pelo FC Porto na apresentação pelo Mónaco


Apresentado esta quarta-feira como jogador do Mónaco, João Moutinho não escondeu alguma tristeza por ter deixado um clube onde se sagrou tricampeão português. "Sair do FC Porto foi um sacrifício, mas o projeto era extremamente aliciante e eu e o FC Porto aceitámos", revelou o médio.

O internacional português indicou que o projeto do Mónaco é a "dois três anos", mas considerou fundamental o apuramento para a LIga dos Campeões já esta época. "Temos de nos apurar para a Champions, mas este é um projeto vencedor. Estamos a construir uma grande equipa e vamos lutar por todos os títulos", prometeu.


in "ojogo.pt"

«Quero começar rapidamente no FC Porto» - Juan Manuel Quintero

O colombiano Juan Manuel Quintero, que será reforço dos dragões, disse nas redes sociais que está desejoso de iniciar a temporada pelos azuis e brancos.

«Quero começar rapidamente no FC Porto e fazer tudo da melhor maneira. Deus queria que se cumpram todas as minhas expectativas», escreveu o jovem.

in "abola.pt"

Jackson e Ghilas empatam

Primeiro treino do FC Porto na Holanda acabou sem golos, apesar da presença em campo dos dois avançados.


Primeiro "confronto" entre Jackson, melhor marcador da I Liga na época passada, e Ghilas, último dos reforços do FC Porto, acabou sem golos. Na verdade, ninguém marcou porque o primeiro treino do estágio holandês teve muita troca de bola e poucos remates.

A sessão de trabalho, a primeira em Horst, contou com todos os jogadores, incluíndo Josué que chegou à Holanda apenas na segunda-feira à noite. Os jogadores chegaram ao local do treino de bicicleta, imagem que se repete sempre que os dragões estagiam naquele país europeu.

À tarde a equipa voltará a treinar, mas à porta fechada.


in "ojogo.pt"

Estágio dos dragões começa a... pedalar


Os jogadores do FC Porto já estão a caminho do treino e decidiram deslocar-se à maneira... local. Num ambiente onde reinava a boa disposição, os portistas pedalaram do hotel até ao centro de estágios de Horst.

Em fila indiana e organizados, os jogadores formaram um verdadeiro pelotão azul-e-branco em direção à primeira sessão do dia orientada por Paulo Fonseca.

Sem bicicletas para toda a gente, alguns tiveram de dar boleia aos colegas, como Paulinho Santos que aproveitou a boa vontade de Hélton.

A boa disposição marca, portanto, o arranque dos trabalhos durante o estágio na Holanda dos dragões.


Já rola a bola no estágio dos dragões


Já rola a bola na Holanda. O plantel do FC Porto já iniciou o treino em Horst, com os jogadores a mostrarem muita entrega.

Num cenário campestre, bucólico e bastante sossegado, os dragões vão trocando a bola sob a atenção dos adjuntos Pedro Moreira e Nuno Campos, que vão acertando os pormenores e incentivando os jogadores. Paulo Fonseca mantém-se à parte, numa postura mais observadora.

Os guarda-redes Hélton, Fabiano e Kadu vão trabalhando à parte com o treinador Wil Coort.

Os reforços já foram integrados na sessão e Ghilas estreia-se a treinar pelos dragões. O argelino adotou uma postura mais tímida mas já teve oportunidade de conversar com o capitão Lucho González antes do início dos trabalhos.


in "abola.pt"

Bruma é a tentação do Dragão


A novela Bruma continua num impasse em Alvalade e a Norte, no Porto, cresce a tentação de poder investir na aquisição do extremo do Sporting, a mais preciosa pérola da formação sportinguista e que, enquanto os leões não conseguem garantir a renovação de contrato, está a ser cobiçada por muitos dos colossos do futebol europeu. De olho está então, também, o FC Porto...

Bruma rescindiu recentemente contrato com o empresário Pini Zahavi, com quem o Sporting abriu frente de batalha, mas o israelita, obviamente, é conhecedor dos contratos do extremo e, segundo informação recolhida por A BOLA, esteve recentemente no Porto e terá falado com os dragões sobre o jogador.


in "abola.pt"

Quintero nas alturas

DESTACADO PELOS UTILIZADORES DO SITE DA FIFA

Juan Quintero, criativo colombiano que deve ser o nono reforço do FC Porto para a próxima temporada, esteve, ontem, em grande destaque no site da FIFA, devido às qualidades que evidenciou ao serviço da sua seleção, no Mundial Sub-20, que decorre na Turquia. A seleção cafetera até já foi afastada da prova, mas o perfume de Quintero parece manter-se por lá.

O site da FIFA pretendia saber qual foi o jogador que mais se destacou na primeira fase do certame e os utilizadores da página do organismo elegeram Quintero. O colombiano, refira-se, foi até comparado a jogadores do nível de Ronaldinho Gaúcho.

in "record.pt"

Relvado "à moda do Porto"

DRAGÃO PREVENIU-SE PARA NÃO TER SURPRESAS

O cenário geral está muito longe de ser comparável, mas a relva até deverá estar em condições muito semelhantes. Os jogadores do FC Porto que já conhecem o relvado do Dragão podem estar certos de que o tapete verde no qual vão trabalhar na maior parte das vezes em Horst também estará na melhor forma possível.

O FC Porto preveniu-se e, para não ter uma surpresa desagradável aquando do início dos treinos no relvado principal do complexo do Witterhorst, tem integrados no “staff” que acompanha a equipa no estágio em Horst, desde há vários dias, uma equipa de tratadores de relva da empresa que cuida da do Dragão. Assim, não será por falta de cuidado que o palco dos artistas não se encontrará em perfeitas condições já esta manhã.

De resto, o centro de treinos holandês é já um autêntico quartel-general azul e branco que, a partir de ontem, conta mesmo com a bandeira do clube hasteada junto ao acesso para o dito relvado. Os dragões poderão sentir-se em casa.

in "record.pt"

LICÁ "O FC Porto é outro nível"

O reforço realça as enormes diferenças entre FC Porto e Estoril. Disponível para jogar onde o treinador quiser não deixa de anunciar uma preferência.
"Vim do Estoril para o FC Porto e isto é outro nível. Estou a cumprir um sonho", disse Licá, o primeiro jogador portista a falar aos jornalistas no estágio na Holanda. "O nervoso miudinho passou no primeiro treino", disse ainda.

O avançado garante ter sido bem recebido pelos companheiros e que a integração está a correr normalmente. "Todos fizeram com que se me sentisse em casa. Quando cheguei os capitães disseram para estar tranquilo que tudo correria bem.", afirmou.

"O meu estilo será o mesmo que tive no Estoril. Ou seja, jogarei onde o treinador quiser. Prefiro jogar na ala esquerda e o treinador sabe onde gosto mais de jogar", explicou ainda.

Agora no FC Porto, Licá não esquece a Seleção Nacional. "Todos os portugueses sonham com a seleção, não fujo à regra. Acredito que aqui estou mais perto de lá chegar".

ghilas jka mostoru a +eooca passada a qualidade e queé um concorente para jackson.-

treinam,a de mjanha e deopoios a tarde oitra vez.

in "ojogo.pt"

Iturbe: River revela negociações

Ramón Díaz gostaria de voltar a contar com o jovem jogador do FC Porto e disse-o abertamente após o primeiro treino de preparação da nova temporada.
O River Plate não desiste de voltar a contar com Iturbe ainda este ano. A revelação foi feita ontem pelo treinador Ramón Díaz, durante o primeiro treino da equipa argentina.

Ramón Díaz foi ao ponto de admitir a existência de contactos no sentido de convencer os dragões: "Existem negociações, mas neste momento temos de esperar".

in "ojogo.pt"

A história de como Lucho abriu caminho para Ghilas

"El Comandante" foi o primeiro a desafiar o avançado a tornar-se dragão. E logo no dia do 23º aniversário do franco-argelino. Saiba aqui.

Foi Lucho Gonzalez o primeiro a desafiar Nabil Ghilas a juntar-se ao FC Porto. A revelação é feita pelo empresário do jogador, Romeu Magalhães, numa entrevista a Bola Branca.
Ora, bem se pode dizer que "El Comandante" deu o primeiro passo tendo em vista a transferência do franco-argelino. O repto de "El Comandante" foi lançado após o triunfo do FC Porto em Moreira de Cónegos (0-3), em partida da 26ª jornada do campeonato, a 20 de Abril deste ano. Precisamente no dia em que Ghilas completou 23 anos de idade.
"A primeira abordagem não-oficial foi no dia dos anos dele, quando no final do jogo o Lucho lhe disse que adoraria tê-lo como companheiro de equipa no FC Porto", começa por contar o representante do ponta-de-lança que acaba de assinar pelos tricampeões nacionais.

"Recordo-me do miúdo falar comigo dessa conversa e de como encararia essa hipóteses com bons olhos", prossegue, acentuando que Ghilas, em Portugal, só quis representar o dragão.

"A vontade do FC Porto em ter o Ghilas foi muito importante e o jogador deixou bem claro que, para ficar em Portugal, só mesmo no FC Porto", afiança.

O interesse do Sporting que não passou disso mesmo
E tudo isto, assevera ainda o agente, no meio de uma intensa cobiça de outros emblemas portugueses. Romeu Magalhães acaba por admitir que Augusto Inácio, director-desportivo do Sporting e antigo treinador do Moreirense, tentou que o avançado rumasse a Alvalade.

"Penso que havia alguma paixão de Inácio em contar com Ghilas no Sporting", remata.


in "rr.pt"

Os desejos de Diego Reyes. "Tempos bonitos e títulos"

Confira as perspectivas do reforço sobre o clube azul e branco. Defesa-central internacional mexicano, de 20 anos, assinou pelos dragões até Junho de 2018.


Diego Reyes chega ao FC Porto com a ilusão de evoluir como jogador e pessoa, mas também brindar os novos adeptos da sua carreira com conquistas.

Em entrevista ao PortoCanal, o defesa mexicano, de 20 anos, espera, em suma, "passar tempos bonitos" no tricampeão nacional.

"Espero conquistar títulos. Esperemos conseguir muitas alegrias para os adeptos", afirmou o central que os azuis e brancos contrataram ao América.

"O FC Porto é uma instituição muito grande, a maior de Portugal e uma das melhores da Europa. Sei que estou a chegar a um clube em que me vão exigir e no qual vou crescer. Tenho que demonstrar do que sou feito. Quero melhorar ainda mais com a minha vinda para o FC Porto", prosseguiu.

Amigo próximo de Hector Herrera, o compatriota que trocou o Pachuca pelos dragões, Diego Reyes falou ainda da relação entre ambos: "Já nos dávamos bem no México. Conheço muito bem a família dele e isso será bom para nos adaptarmos mais rapidamente ao clube e à cidade".

Diego Reyes assinou um contrato válido por cinco temporadas com o FC Porto.


in "rr.pt"

F.C. Porto B já trabalha: conheça o plantel provisório


O F.C. Porto B começou esta segunda-feira a preparar a temporada 2013/14 na II Liga. Orientado por Luís Castro, sucessor de Rui Gomes, o plantel provisório é constituído por 22 elementos, 12 dos quais oriundos das equipas de sub-17 e sub-19. Alguns têm, de resto, ainda idade de júnior. 

Os nomes mais sonantes são os do guarda-redes Hugo Ventura, o do experiente Zé António, bem como de Pedro Moreira, Mauro Caballero e Frédéric Maciel, todos a transitar da época anterior.

O grupo será retocado nas próximas semanas com atletas que ainda se encontram de férias. Casos de Tiago Ferreira, Tozé e Thibaut Vion, todos presentes no Mundial sub-20. 

O primeiro teste está agendado para sábado, às 11 horas, contra o Desp. Chaves, no Olival. 

«No F.C. Porto existe sempre um compromisso com a vitória. O grupo de trabalho ainda não está definido, mas estamos aqui para desenvolver as capacidades e as potencialidades dos jogadores, mantendo sempre o objectivo de ir o mais longe possível no campeonato», disse Luís Castro ao Porto Canal e citado pelo site dos dragões. 

GUARDA-REDES
Ventura (ex-Sporting), João Costa (sub-19) e André Caio (ex-júnior); 

DEFESAS
David Bruno, Zé António, Ricardo Tavares (ex-Sporting), Bruno Silva (ex-júnior), Tomás Mota (sub-19) e Victor García (ex-júnior); 

MÉDIOS
Belinha, Mikel, Pedro Moreira, Francisco Ramos (ex-júnior), João Graça (sub-19), Vítor Andrade (sub-19) e Rui Moreira (sub-19);

AVANÇADOS
Mauro Caballero, Frédéric Maciel, André Silva (sub-19), Ivo Rodrigues (sub-19), Rúben Macedo (sub-19) e Sérgio Ribeiro (sub-19). 

Equipa técnica: Luís Castro (treinador), António Folha, José Tavares e Daniel Correia. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Lucho ajudou a convencer Ghilas


Ghilas foi esta segunda-feira confirmado como reforço do FC Porto, mas há muito que o avançado franco-argelino estava a ser cobiçado. O seu empresário, Romeu Magalhães, revela agora o momento.

«A primeira abordagem não oficial foi no dia de anos do Ghilas, a 20 de abril, quando o FC Porto foi a Moreira de Cónegos jogar. No final do jogo, o Lucho falhou com ele e disse-lhe que adoraria tê-lo como companheiro de equipa», afirmou o empresário à Renascença.

«A vontade do FC Porto foi muito importante e o Ghilas deixou-me bem claro na altura que para ficar em Portugal só seria no FC Porto», prosseguiu Romeu Magalhães.

O empresário confirmou ainda que Augusto Inácio, que na última época orientou o Moreirense e é agora diretor do futebol do Sporting, também tentou levar o jogador para Alvalade.


in "abola.pt"