terça-feira, 16 de julho de 2013

F.C. Porto: seis candidatos a novo-Moutinho em «guerra animada»

Novo ciclo no meio-campo dos tricampeões; Hugo Leal e Rodolfo Reis falam ao Maisfutebol sobre os proponentes ao posto


O novo paradigma para o meio-campo do F.C. Porto inverte o triângulo. Paulo Fonseca privilegia a opção por dois médios-centro e um verdadeiro número dez. Fernando e Lucho Gonzalez resistem à alteração da fórmula, mas a saída de João Moutinho deixa uma vaga por preencher.

Quem vai ser o sucessor do agora jogador do Mónaco? 

Nos dois jogos realizados no estágio, diante do MVV e do Marselha, Josué foi o homem escolhido para completar o trio. E deixou uma excelente imagem. O profundo conhecimento que o técnico tem das suas virtudes (e defeitos) amplia a dimensão de confiança do esquerdino e coloca-o, provavelmente, como o mais sério dos candidatos nesta altura. 

No Paços de Ferreira, Josué retratava o papel que Vítor Pereira atribuía a James Rodríguez nos dragões. Um número dez transvestido de extremo, mais habilitado a lançar do que a procurar a linha e cruzar. 

Steven Defour seria o sucessor natural, após duas épocas a assumir o papel de 12º jogador da equipa. Vítor Pereira considerava-o um atleta «especial», Paulo Fonseca ainda terá algumas dúvidas. 

Defour foi suplente utilizado nos dois jogos, respondeu bem e fez uma assistência soberba para Jackson Martinez marcar ao Marselha. 

Curiosamente, o próprio João Moutinho considerava, em entrevista recente, que a mais fiável alternativa seria Castro. Verdadeiro portador e evangelizador do ADN azul e branco, Castro foi titular e marcou ao MVV Maastricht. Contra o Marselha jogou os derradeiros 20 minutos. 

Mas há mais. O mexicano Hector Herrera encantou nos primeiros treinos e já fez meia-hora frente ao Marselha. Forte no passe, rigoroso, fisicamente robusto, pode muito bem ser uma alternativa fortíssima a médio-prazo. 

Aparentemente atrasados nesta corrida estão Carlos Eduardo eTiago Rodrigues. O brasileiro por ter características mais compatíveis com a posição-dez e o português ex-V. Guimarães por ter sido o menos utilizado até agora. 

«Steven Defour é uma opção natural»

Hugo Leal e Rodolfo Reis, antigos médios do F.C. Porto, consideram ao Maisfutebol que a opção-Defour é «a mais lógica e natural», embora ambos deixem «alguma expetativa» em relação a Hector Herrera, um jogador ainda «desconhecido» do público nacional. 

«O Carlos Eduardo também é capaz de fazer esse lugar com qualidade. Tecnicamente é ótimo e fisicamente melhorou muito», acrescenta Hugo Leal, elogiando o seu ex-colega no Estoril. Posto isto, o ex-internacional luso deixa uma palavra para os restantes pretendentes ao posto. 

«O Josué fez uma temporada soberba no Paços. Sinceramente, surpreendeu-me. O Castro também está numa altura ótima para se afirmar e já demonstrou ser muito útil», considera Hugo Leal.

A sentença é, pois, ditada em uníssono: «vai ser uma guerra animada». 

Os números dos candidatos no estágio:

. Josué: 90 minutos (45+45)
. Steven Defour: 79 minutos (45+34)
. Carlos Eduardo: 66 minutos (30+36)
. Castro: 65 minutos (45+20)
. Hector Herrera: (0+31)
. Tiago Rodrigues: (14+10) 

in "maisfutebol.iol.pt"

Palmeiras quer Kléber, mas tem concorrência

Emissários do FC Porto estarão no Brasil nos próximos dias, para discutir o futuro do avançado. Certo é que Kléber não jogará na equipa treinada por Paulo Fonseca, em 2013/2014.


A situação de Kléber deve ficar resolvida esta semana. 

Paulo Fonseca, é sabido, não conta com o jogador contratado em 2011 ao Marítimo e que não conseguiu afirmar-se no dragão. Na época passada, Kléber foi cedido ao Palmeiras, clube onde pretende continuar, apesar de o Porto ter outras propostas em carteira. 

Em declarações a Bola Branca, o empresário do atleta, Carlos Neto, sublinha que Kléber quer continuar a mostrar o seu valor em São Paulo, onde estarão nos próximos dias os representantes do FC Porto.

"Os responsáveis do Porto chegam ao Brasil na próxima quinta-feira para resolvermos a situação do Kléber. É certo que não fica no FC Porto e eles estão a analisar as várias propostas que têm em cima da mesa. Algumas do Brasil e uma também de um clube do leste europeu", disse Carlos Neto.

Segundo empresário, a vontade de Kléber é continuar no Brasil e de preferência no Palmeiras. "Ele não jogou muito no Palmeiras na época passada, mas é aqui que ele gostava de continuar porque quer demontrar o seu valor. Quer provar que pode jogar no Palmeiras", explica.


in "rr.pt"

LUÍS FILIPE "Ricardo vai evidenciar-se no FC Porto"

Antigo treinador de Ricardo acredita na potencialidade do jovem português nos dragões. Luís Filipe elogia também Tiago Rodrigues. 

O antigo treinador de Ricardo no Vitória de Guimarães B, Luís Filipe, considera que as características do reforço do FC Porto podem ser muito bem aproveitadas nos dragões. 

"Ele defende mais alto. Dá tudo e joga mais no último terço. Trabalha muito para a equipa e pode pôr tudo o que tem de melhor em prática. Não tendo tantas funções defensivas, pode evidenciar-se mais", destaca Luís Filipe, em declarações a Bola Branca.

O extremo contratado ao Vitória de Guimarães participou no Mundial Sub-20 e apresentou-se mais tarde na Invicta. Os azuis e brancos contrataram também ao Vitória o médio Tiago Rodrigues e o seu anterior técnico acredita que se trata de "dois jovens de grande futuro".
 
"A concorrência no FC Porto é muito forte, mas, pelas características que têm, são dois jogadores que têm muito para crescer. Poderão afirmar-se a médio prazo na equipa", antevê Luís Filipe.

in "rr.pt"

Jackson dá nega ao Nápoles


O Nápoles escolheu Jackson Martínez como alvo número um para suceder ao uruguaio Cavani, transferido para o PSG, mas bateu com o nariz na porta e ao que tudo indica ficou sem argumentos para a tentar uma investida a título oficial. 

Para início de conversa o clube italiano estaria disposto a avançar com 30 milhões de euros pelo ponta-de-lança colombiano, cuja cláusula de rescisão é de 40 milhões, mas nem chegou a apresentar uma proposta oficial ao FC Porto. 

Motivo: simplesmente Jackson não quer transferir-se para o Nápoles. Ou, melhor ainda, a esposa do colombiano não revelou qualquer interesse em ir viver para o sul de Itália. O argumento tem cariz social e parece perfeitamente válido, visto que Nápoles está assinalada como uma das piores cidades para se viver em Itália - é mesmo a segunda do país com pior qualidade de vida. 

O jornal La Repubblica avança mesmo que a questão familiar terá travado a transferência logo à partida, pois o Nápoles não teria qualquer problema em pagar o salário exigido pelo jogador colombiano e talvez pudesse convencer o FC Porto perante os valores propostos. 

O processo parece ter estagnado e tanto assim é que o Nápoles se voltou de seguida para o brasileiro Leandro Damião, do Internacional de Porto Alegre. Uma alternativa um pouco mais acessível no plano financeiro: aparentemente o investimento em Leandro Damião ronda os 25 milhões de euros.


in "abola.pt"

Rolando também na mira do Everton


Newcastle, Zenit, Fenerbahçe, Galatasaray e agora também o Everton. Aumenta o número de clubes interessados em Rolando, defesa-central do FC Porto que não entra nos planos do treinador Paulo Fonseca.

Noticia o Daily Express que o Everton se prepara para rivalizar com Newcastle pela contratação do jogador, de 27 anos, numa transferência que poderá concretizar-se por seis milhões de euros.

Contratado ao Belenenses em 2008, Rolando está ligado contratualmente ao FC Porto até junho de 2015 e tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de eirós.


in "abola.pt"

«Iturbe está tranquilo e confiante», revela pai do argentino


Juan Del Carmen diz que Iturbe está feliz da vida com o regresso ao FC Porto e apostado em singrar de dragão ao peito, esta temporada.

O golo apontado por Iturbe no particular com o Marselha, no passado sábado, foi o mote para a conversa entre pai e filho.

«Iturbe ligou-me hoje [segunda-feira] de manhã. 
Contou-me que fez um golaço de fora da área. Não falou sobre o novo treinador. Apenas me disse que está feliz, muito tranquilo e confiante», contou Juan Del Carmen, en declarações àAntena 1.

«É um jogador mais maduro e oxalá as coisas lhe corram bem», desejou.


in "abola.pt"

Bernard também está na lista do Arsenal

BRASILEIRO ASSOCIADO AOS DRAGÕES

O Arsenal será outro dos clubes que está interessado na contratação de Bernard, futebolista colocado nas listas de potenciais reforços de FC Porto, Tottenham, Liverpool, Borussia Dortmund e Shakhtar Donetsk.

De acordo com notícias na comunicação social britânica, o técnico francês dos gunners, Arsène Wenger, considera que o médio ofensivo do Atlético Mineiro possui caraterísticas ideais para liderar o ataque da equipa.

O Arsenal é mesmo apontado como o clube inglês em melhores condições para contratar Bernard, depois do Tottenham ter feito um investimento avultado em Paulinho.

in "record.pt"

Potencial elevado de Ricardo que desperta muitas atenções

LYON MOSTROU INTERESSE COM O EXTREMO JÁ DRAGÃO

Ricardo não tem lugar assegurado no plantel, mas o FCPorto foi rápido a constatar o seu elevado potencial e tratou logo de assegurar os seus serviços. É que, mesmo depois de ter assinado, o extremo surgiu como alvo do Lyon, clube francês que até equacionou tentar o seu empréstimo junto do FC Porto.

Para já, Ricardo vai ficar no plantel e terá de mostrar todas as suas qualidades nos jogos que a equipa vai disputar na Venezuela e na Colômbia. Só depois será tomada uma decisão quanto ao seu futuro, sendo que há ainda a hipótese de se manter no plantel e ir jogando pela equipa B, como aconteceu com Kelvin ou Iturbe, em 2012/13.

in "record.pt"

Varela e Alex Sandro reintegrados

Danilo continua de fora por precaução


O FC Porto já treina no Olival, na primeira das duas sessões de trabalho agendadas para esta terça-feira. Varela e Alex Sandro, poupados ontem, voltaram aos relvados sem limitações aparentes, integrados num grupo de 27 jogadores à disposição de Paulo Fonseca.

Danilo, que sofreu uma contusão no jogo com o Marselha, continua de fora, pelo menos no treino matinal, mas apenas por precaução. 

O FC Porto viaja para a Venezuela na próxima sexta-feira, dia 19. Os portistas jogam no dia 21 com o Anzoátegui e três dias depois (já madrugada do dia 25 em Portugal) enfrentam o Millonarios, na Colômbia. 


in "ojogo.pt"

Quintero: a obsessão pelo 10

Depois da partida de James, o número preferido de Quintero está disponível. "Tenho personalidade para o usar", referiu há tempos.


No dia em que O JOGO lhe conta a aventura que Quintero teve na cidade do Porto (pode ler todos os pormenores na edição e-paper ou impressa), onde conheceu, por acaso, Iturbe e Fucile, há também uma história sobre a obsessão que o médio tem pelo número 10 e que mete... James.


Aliás, Quintero e James partilham várias histórias e curiosidades - são colombianos, começaram a jogar no mesmo clube (Envigado), ocupam a mesma posição... - e uma delas está relacionada com o número na camisola.



Quintero, tal como James, nunca escondeu a sua preferência pelo número 10, que tornou pública quando, em 2011, trocou o Envigado pelo Atlético Nacional. "Vou pedir ao presidente do clube para me dar o 10", afirmou, numa das primeiras entrevistas depois da mudança. No entanto, não lhe fizeram a vontade e teve de se contentar com o 22. 



No Pescara, aconteceu-lhe o mesmo, mas desta vez escolheu o 93, numa referência ao ano em que nasceu (1993). Para já, e depois de ter deixado o Envigado, só voltou a usar o 10 na seleção sub-20 da Colômbia. 



Agora, no FC Porto, até tem o 10 disponível depois da partida de... James. Nos dois jogos realizados até ao momento, até foi Lucho a usar o número, mas na lista definitiva, o capitão já fez questão de deixar claro que quer o 3.


in "ojogo.pt"

HELTON SOBRE PAULO FONSECA "Tem sido nosso companheiro"

O guarda-redes do FC Porto, Helton, prefere não comparar Paulo Fonseca com Vítor Pereira. Mas não hesita nos elogios ao novo treinador.


"Ele tem sido nosso companheiro, tem falado muito connosco. As coisas estão a correr pelo melhor e espero que possamos crescer ainda mais", eis como Helton respondeu à pergunta sobre o novo treinador do FC Porto, Paulo Fonseca.

Numa entrevista, realizada ainda no estágio, à Sport TV, o guarda-redes não quis comparar Paulo Fonseca com Vítor Pereira. "Não devemos comparar. O melhor que podemos fazer é melhorar, independente de quem está a chegar", disse.


"Não há como esquecer James e Moutinho"


Ingratidão, diz Helton, seria o plantel já ter esquecido James e Moutinho. "Desejamos o melhor para eles", disse na Sport TV.

A pergunta era: James e João Moutinho saíram para o Mónaco, já foram esquecidos? A resposta de Helton foi para além do futebol. "Seria uma grande ingratidão esquecer de companheiros que nos ajudaram a conquistar. Não há como esquecer os dois. Moutinho é excecional e vai estar sempre bem guardado nas nossas lembranças. Desejamos o melhor para eles", afirmou.

Certo é que o meio-campo do FC Porto sofrerá alterações com a partida do internacional português. Fernando, Lucho e o mexicano Herrera? O guarda-redes é mais cauteloso. "O que temos é muita vontade. Temos vários jogadores novos. Não podemos esquecer o Carlos Eduardo. Lucho e Fernando são peças que vêm mostrando que são muito importantes. Mas todos, independente de quem esteja a jogar, vão fazer tudo para ajudar às conquistas".

"Seja onde for é sempre um sonho conquistar um título"


Não é pelo facto da final da Liga dos Campeões ser no Estádio da Luz que o guarda-redes deseja mais conquistar o título que lhe falta.

Helton assume sem surpreender: claro que sonha em vencer a Liga dos Campeões, mas esse é um desejo ligado ao facto da final de 2013/14 ser no Estádio da Luz. "Seja onde for é sempre um sonho conquistar um título. Não é uma prova fácil, mas o sonho de qualquer jogador estar numa final. Tive o privilégio de disputar a final da Liga Europa no dia do meu aniversário e recordo até hoje. Claro que quero chegar à final, como vou dizer o contrário? Mas o caminho é bem árduo", disse na entrevista à Sport TV.

"Ainda vai começar o campeonato. Independente da data, não importa o adversário porque todos vão querer ganhar-nos e eu vou querer ganhar-lhes", afirmou Helton, desvalorizando o facto do FC Porto-Benfica ser na última jornada. Sobre o campeonato e se a luta será a dois ou com Braga e Sporting também, Helton preferiu falar apenas do FC Porto. "O FC Porto vai procurar fazer o melhor, trabalhar bastante porque não vai ser fácil. O objetivo é sempre o mesmo: ganhar o máximo possível".

Helton: há proposta, insistem os brasileiros


O jornal Lance garante que foi enviada uma proposta na última sexta-feira

Helton continua a ser notícia no Brasil por causa do interesse do Vasco da Gama, já assumido pelo presidente do clube, Roberto Dinamite. O dirigente foi cauteloso a abordar o assunto, confirmando apenas o interesse, mas a imprensa brasileira continua a alimentar o assunto.

O jornal Lance escreve, na edição de hoje, que terá sido enviada uma proposta na última sexta-feira, porque o Vasco, entretanto, conseguiu acertar verbas importantes com patrocinadores. 

Helton, de 35 anos, admitiu abordagens do clube em maio, mas, na altura, fez também questão de frisar que não sairia do FC Porto, com quem tem contrato por mais uma época. O Lance lembra essas palavras do guarda-redes, mas acrescenta agora que supostas conversas mais recentes podem ter alterado a situação. Pelo menos reacenderam o interesse. 

in "ojogo.pt"

FC Porto de novo destaque em Espanha


O FC Porto continua a merecer o destaque da imprensa espanhola, nomeadamente por parte do jornal "Marca". O diário, na sua versão online, volta a dar destaque à política de contratações dos dragões, que privilegia o mercado sul-americano. 

"A diferença em relação ao resto dos grandes da Europa é que o FC Porto compra barato e vende caro", refere a "Marca", apontando os exemplos de Reyes, Quintero e Herrera, mas mencionado os casos de Jackson, James, Falcão, Danilo, Otamendi ou Iturbe. 

"Dos 35 jogadores que formam o plantel, 18 são nascidas na América do Sul. Um número que, longe de reduzir-se, tende a crescer a cada temporada", escreve o órgão de informação.


in "ojogo.pt"