domingo, 4 de agosto de 2013

Quintero elogia meio campo do Porto, mas quer ser titular


«Estou muito contente e muito agradecido por ter tido a oportunidade de jogar e de mostrar o meu futebol. Gostei de jogar e de me mostrar, mas o mais importante foi a vitória da equipa.


Hoje joguei mais como extremo esquerdo? Gosto das duas posições, tanto no meio como aparecendo mais pela ala. Trabalho para estar bem nas duas posições. Tenho de agradecer ao Fernando, ao Josué e ao Herrera que me fizeram chegar muitas bolas.



Todos trabalhamos para sermos titulares, todos queremos jogar. Mas o mais importante é fazermos um bom trabalho e nesse caso quem ganhará é o F.C. Porto. O mais importante é o grupo de trabalho e fazermos as coisas bem para ganharmos os jogos.»


in "maisfutebol.iol.pt"

Nápoles-F.C. Porto, 1-3 (análise aos reforços)


Nápoles vs F.C. Porto (EPA/Kerim Okten)Herrera: Um pouco preso na primeira parte, fez uma exibição muito apagada. Subiu muito de rendimento após o intervalo e esteve em vários lances de perigo em combinação com Otamendi, atrás, e Quintero e Josué, à frente.

Quintero: Teve algumas entradas no ataque que conseguiram furar a organizada defesa do Nápoles, mas na maior parte do tempo, não fez as arrancadas necessárias para a área, onde Ghilas andava quase sozinho. De livre conseguiu criar muito perigo e acabou por fazer a assistência para o golo de Ghilas.

Josué: Esteve bem a colocar a bola para a frente, onde Ghilas acabava por atacar a área sempre sozinho, mas, tal como Quintero, menos bem em funções defensivas. No espaço que ocuparam, os jogadores do Nápoles acabaram por fazer muitas recuperações de bola que originaram contra-ataques rápidos.

Ghilas: Sempre irrequieto, a tentar surpreender os defesas, graças à rapidez das suas arrancadas. Esteve muito desamparado na área na primeira parte. Ainda assim, tentou o remate por várias vezes, e, no início da segunda parte, após uma assistência de Quintero, com um remate cruzado, conseguiu mesmo chegar o golo. Mas isso não o impediu de continuar a tentar voltar a marcar até ao final do jogo.

Licá: Foi entrar e marcar. Depois de uma prestação menos conseguida frente ao Galatasaray no sábado, agora apanhou um passe de bandeja de Dossena na área e não hesitou em rematar para golo. Teve a frieza necessária para controlar a bola e rematar à baliza.

Ricardo, Carlos Eduardo e Reyes também entraram, mas não tiveram grande intervenção no jogo.


in "maisfutebol.iol.pt"

Não é como começa, é como acaba (1x3)

O FC Porto esteve a perder mas conseguiu dar a volta ao marcador e derrotar o vice-campeão italiano (1x3), este domingo, em jogo da Emirates Cup. Daqui a uma semana já é a doer, em Aveiro, para a Supertaça.


Organização defensiva napolita e um penálti a abrir o marcador


No derradeiro teste antes da entrada oficial na época, em Aveiro, na próxima semana com o Vitória de Guimarães, o FC Porto entrou em campo com muitas novidades, isto tendo por comparação o duelo de véspera com os turcos do Galatasaray. Desta vez, Paulo Fonseca apenas deixou em campo Alex Sandro e Varela.


Josué alinhou com Herrera e Fernando no miolo
Ao tapete verde do estádio do Arsenal, o técnico portista fez subir Helton, Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro. No meio-campo, onde moram por hoje as grandes dúvidas no reino portista, o técnico apostou em Fernando, Josué e Herrera. O ataque, esse, contou com Varela, Quintero e Nabil Ghilas.

A entrada dos portistas foi, como quase sempre, forte e pressionante. Os tricampeões nacionais instalaram-se no meio-campo do adversário mas viram, não raras vezes, o Napoli sair em contra-ataque. As transições foram, de resto, uma arma explorada pelos comandados de Rafael Benítez.

Os primeiros minutos decorreram, no entanto, a um ritmo pouco elevado, não sendo alheio o facto das equipas terem jogado ontem.


Com um Napoli bem organizado na defesa, não foram muitas as ocasiões de golo para os azuis e brancos. Pelos italianos, Goran Pandev foi sempre um dos mais irrequietos e ameaçadores da baliza portista. O macedónio foi colecionando jogadas de perigo e seria dele o golo inaugural, aos 43 minutos, na transformação de uma grande penalidade, que foi assinada sobre o próprio Pandev; o árbitro da partida castigou os portistas depois de Fernando ter dado um encosto nas costas de Goran Pandev.


Ao intervalo, as equipas baixavam aos balneários para ouvir as indicações dos técnicos, depois de uma primeira parte jogada a um ritmo pausado. Sorte para os napolitanos que aproveitaram um lance de grande penalidade para abrir o ativo.


Ghilas mostra serviço

 Para o segundo tempo, o técnico do Napoli retirou Calaió e Radosevic e colocou em campo Hamsik e Higuaín. Mas a primeira ocasião de golo pertenceu a Nabil Ghilas. O ex-Moreirense desmarcou-se bem e quase empatava a partida, aos 48 minutos.

Não fez aí o empate, fez logo de seguida. Aos 50 minutos, o FC Porto chegou à igualdade numa jogada toda ela construída por reforços. Herrera e Quintero entenderam-se na direita e o colombiano, vendo a desmarcação de Ghilas, meteu a bola em profundidade nas costas da defesa napolitana. Ghilas recebeu e fez um ligeiro remate... suficiente para empatar.


O Napoli sentiu o golo sofrido e o FC Porto aproveitou. Com uma segunda parte bem positiva, os tricampeões nacionais viram-se na frente, aos 68 minutos, depois de um auto-golo de Fede Fernández; Varela cruzou a bola, Ghilas atrapalhou a defensiva napolitana e o jogador dos italianos acabou por marcar na própria baliza.


O terceiro golo dos dragões aconteceu numa altura em que Iturbe já havia rendido Quintero no onze de Paulo Fonseca e Varela tinha cedido o seu lugar a Licá. Aos 78 minutos, o ex-Estoril aproveitou um corte infantil na defesa napolitana e atirou para o 1x3.


Os italianos quebraram na segunda parte e o FC Porto, por seu lado, mostrou qualidade no derradeiro embate e justificou a vitória, a sétima em oito jogos de pré-época.


Depois de uma entrada a perder neste torneio, os portistas voltam a deixar a mensagem: «Não é como começa, é como acaba».


Para a semana, em Aveiro, já é a valer diante do Vitória de Guimarães.

Paulo Fonseca: «Há muita coisa para evoluir»

O FC Porto encerra a pré-temporada com um saldo de sete vitórias em oito jogos. Paulo Fonseca mostra-se confiante para o arranque oficial da temporada.


«Há muita coisa para evoluir. Não estou a dizer que no passado não estava bem. Mas nas minhas ideias, parece-me que esta equipa vai-se apresentar forte. Mas creio que ainda há um caminho para percorrer», afirmou Paulo Fonseca, em declarações em conferência de imprensa.


O técnico reiterou ainda que o plantel vai perder alguns jogadores.


«No devido tempo vamos tratar de algumas saídas. Não se trata de dispensar. Nesta casa colocamos os jogadores para render e evoluir, mas isso falaremos na devida altura», explicou o treinador do FC Porto, em Londres, depois da vitória sobre o Napoli (1x3).


«Fazendo um balanço deste torneio, apenas sofremos dois golos de grande penalidade e dominámos 90 por cento do tempo dos dois jogos, diante de duas grandes equipas. Não tenho dúvidas que tanto o Galatasaray como o Nápoles vão lutar pelo título nos seus países», destacou.


Sobre a possível saída de Jackson, Paulo Fonseca remata: «Para mim esse é um assunto que está fechado.»

in "zerozero.pt"




Napoli x FC Porto: Duelo em tons de azul

Depois da primeira derrota da pré-época, o FC Porto procura retomar o caminho das vitórias, este domingo, em mais um jogo da Emirates Cup. Frente aos italianos do Napoli (14h), Paulo Fonseca vai ter o derradeiro teste antes da entrada oficial na época, em Aveiro, na próxima semana com o Vitória de Guimarães.
A falta de pontaria, sobretudo na cobrança de penáltis, deixou a família portista à beira de um ataque de nervos. A cultura azul e branca, como referiu Paulo Fonseca no lançamento deste torneio, vive de «vitórias»... mesmo que o jogo seja de preparação. Daí que a derrota com o Galatasaray não tenha, pois claro, caído bem no seio portista.
Seja como for - e lá dizem os mestres da bola - para curar as feridas de uma derrota, nada melhor que um jogo logo de seguida. Pois bem, a equipa de Paulo Fonseca pode agora retificar diante do Napoli a derrota frente ao Gala.
Dentro de uma semana, o FC Porto entra em campo num duelo já a doer mas, até lá, há jogadores que ainda têm de provar o que valem para permanecer no leque de opções do tricampeão nacional. O treinador já avisou que não quer «um plantel tão extenso».
Napoli: Em busca da glória como nos tempos de Careca, Alemão e Maradona
Maradona é uma lenda do Napoli ©Sítio oficial Napoli
Longe vai o tempo em que o Napoli tinha nas suas fileiras Careca, Alemão, Carnevale e Maradona. A história encarregou-se de imortalizar estas figuras, que escreveram páginas de glória ao serviço da Mágica.
Com altos e baixos, o Napoli foi-se mantendo firme na paixão dos seus adeptos. Nos últimos anos, o esmorecer do AC Milan e do Internazionale colocaram o Napoli na rota de maior rival da Juventus nas terras de Itália. Hamsik, Pandev, Ezequiel Lavezzi e Cavani ajudaram ao crescimento mais recente dos napolitanos. A história é, como sempre, contada  aqui no zerozero.pt
Agora, com Rafa Benítez ao comando da MágicaGonzalo Higuaín e José María Callejón são algumas das vedetas ao serviço dos napolitanos. Todos eles tentam a glória de outros tempos.
Dois jogos oficiais entre portistas e napolitanos
FC Porto e Napoli apenas se cruzaram em dois duelos oficiais. Na ressaca daRevolução dos Cravos em Portugal, em 1974, o FC Porto foi a Itália defrontar o Napoli e perdeu por uma bola a zero, no San Paolo, em partida da primeira mão da 2.ª ronda da Taça UEFA.
Nas Antas, a 6 de novembro do mesmo ano, os transalpinos voltaram a vencer os portistas por um a zero.

in "zeroero.py"

Villas-Boas quer Rolando

Rolando continua a ver o seu nome associado a vários emblemas. O Tottenham, orientado por André Villas-Boas, entra também em cena para tentar a contratação do internacional português, que tem origens em Cabo Verde.
De acordo com a imprensa britânica, Villas-Boas pretende reforçar o setor defensivo dos spurs com o central portista.
O tricampeão português, já se sabe, admite vender Rolando por um valor a rondar os quatro milhões de euros.
Rolando continua a treinar-se com o restante plantel azul e branco mas ainda não sabe onde vai jogar.

in "zerozero.pt"

AUTO-GOLO DERROTA FC PORTO B NA APRESENTAÇÃO

O FC Porto B perdeu este sábado diante do Celta de Vigo B (1-2), em jogo disputado no Estádio de Pedroso e que serviu de apresentação da equipa aos adeptos portistas.

Agora com Luís Castro no comando técnico, o FC Porto B deu a conhecer os jogadores que, até ao momento, compõem o plantel às ordens do também director técnico da formação do clube. O resultado não foi o desejado, mas as expectativas para o futuro só podem ser boas.

A primeira parte jogou-se a um ritmo baixo, com muita luta a meio-campo e poucas oportunidades de golo. Numa dessas raras ocasiões, David Añon surgiu solto de marcação entre os centrais portistas e desviou para golo um cruzamento bem medido de Maceira (37m), dando vantagem ao emblema espanhol na recolha aos balneários.

Na etapa complementar, o FC Porto B assumiu definitivamente as rédeas do jogo e começou a acercar-se com mais perigo da baliza contrária. Num contra-ataque bem desenhado, Rafa serviu André Silva com conta, peso e medida. O versátil avançado portista, na cara de Oscar Santiago, não perdoou e repôs a igualdade no marcador (71m), conferindo justiça ao resultado.

Mas este não seria o resultado definitivo, pois Victor Garcia, num lance absolutamente infeliz, aos 82 minutos, colocou a bola na própria baliza e acabou por selar o desfecho final deste particular entre FC Porto B e Celta de Vigo B.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Celta de Vigo B, 1-2
Jogo de preparação
3 de Agosto de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

FC PORTO B: Kadú; Vítor Garcia, José António (cap.), Tiago Ferreira e Quiño; Mikel, Tomás Podstawski e Tozé; André Silva, Caballero e Vion
Substituições: Caio por Kadú (30m); Rafa, Leandro Silva e Mata por Quiño, Mikel e Vion (ao intervalo); Matos, Bruno Silva e Bruno Costa por Caio, José António e Caballero (58m); Pedro Moreira por Tomás Podstawski (77m)
Treinador: Luís Castro

CELTA DE VIGO B: Oscar Santiago; Pablo Perez, Soto, Anton e Maceira (cap.); Borja Dominguez, Javi Rey, Fernan e David Añon; Yelko e Borja Iglesias
Substituições: Maceira, Javi Rey, Fernan e Borje Iglesias por Samuel Araujo, Jordan Dominguez, Aitor Garcia e Thaylor (65m); Miguel Fernandez, Alberto Castiñeira e Federico Nicolas por Pablo Perez, Borja Dominguez e Yelko (72m); Marcos Torres por David Anõn (73m)
Treinador: David de Dios

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: David Añon (37m), André Silva (71m) e Vítor Garcia (a.g., 82m)


in "fcp.pt"

PENÁLTIS AFASTAM SUB19 DA FINAL DA WEIFANG CUP


A equipa Sub19 do FC Porto perdeu este sábado a hipótese de chegar à final da Weifang Cup, na China, no desempate por grandes penalidades (4-5), após um empate (3-3) com o São Paulo, no final dos 90 minutos regulamentares. Este domingo, pelas 9h30 locais, os Dragões vão discutir o terceiro lugar com os também brasileiros do Botafogo.

No relvado da Academia Luneng, os portistas venciam por 3-1 a cinco minutos do fim, isto após o São Paulo ter aberto o marcador aos 21 minutos. Ivo “bisou”, aos 44 (num espectacular remate ao ângulo) e 67 (de penálti), e Vítor Andrade apontou o terceiro golo azul e branco. No entanto, os últimos quatro minutos foram terríveis para o FC Porto, que sofreu dois tentos, o primeiro dos quais de grande penalidade, que levaram a decisão do encontro para a lotaria dos penáltis.

No final da primeira série de cinco grandes penalidades subsistia a igualdade (4-4), com o FC Porto a cair apenas na sexta cobrança.

A equipa orientada por Nuno Capucho alinhou com Filipe, Sérgio Ribeiro (Tomás, 64m), André Ribeiro, Ricardo Tavares, Rui Silva, Vítor Andrade (cap.), Belinha (Jonathan, 64m), Graça (Ruben Macedo, 81m), Francisco Ramos, Raul (Rui Moreira, 56m) e Ivo.


in "fcp.pt"

DRAGON FORCE RECEBE GUIFÕES NO ARRANQUE DA PROLIGA


Já é conhecido o calendário do Campeonato da Proliga para a época que se avizinha. O Dragon Force, que vai disputar o segundo escalão do basquetebol português, abre a temporada 2013/14 no Dragão Caixa, recebendo o Guifões na jornada inaugural da competição.

Recorde-se que o conjunto azul e branco, que terá Moncho López como técnico principal, vai disputar a Proliga, depois de ter competido no Campeonato Nacional da CNB2 em 2012/13. A candidatura do Dragon Force foi posteriormente aceite pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

Refira-se ainda que, além do grupo que transita da temporada transacta, o Dragon Force já garantiu dois reforços: o base André Bessa (ex-Vitória de Guimarães) e o poste internacional português Miguel Queiroz (ex-Illiabum).

Calendário da Proliga 2013/14

Jornadas 01 e 12: Dragon Force – Guifões
Jornadas 02 e 13: Dragon Force – Ginásio Figueirense
Jornadas 03 e 14: Eléctrico – Dragon Force
Jornadas 04 e 15: Sangalhos – Dragon Force
Jornadas 05 e 16: Academia do Lumiar – Dragon Force
Jornadas 06 e 17: Dragon Force - Esgueira
Jornadas 07 e 18: Dragon Force – Desportivo de Leça
Jornadas 08 e 19: Benfica B – Dragon Force
Jornadas 09 e 20: Illabum – Dragon Force
Jornadas 10 e 21: Terceira Basket – Dragon Force
Jornadas 11 e 22: AngraBasket – Dragon Force

in "fcp.pt"

Quatro preparados para jogar hoje

Fucile, Otamendi, Herrera e Quintero vão ter oportunidade de se exibirem, este domingo, frente ao Nápoles. Os quatro jogadores não fizeram parte das escolhas do técnico Paulo Fonseca para a partida de ontem, frente ao Galatasaray, uma vez que as equipas só podem levar para o banco onze jogadores, com seis substituições possíveis.

Os quatro vão entrar frescos neste encontro diante da formação italiana, uma vez que ontem apenas tiveram oportunidade de sentir a atmosfera do estádio desde as bancadas.

Nas mesmas circunstâncias, praticamente, vão estar Helton, Josué, Fernando, Carlos Eduardo, Diego Reyes, Ricardo e Tiago Rodrigues, os atletas que ontem não passaram do aquecimento. Apesar de estarem a 100 por cento do ponto de vista físico, não é líquido, no entanto, que o técnico portista lhes conceda a todos um lugar no onze, exceção feita aos prováveis titulares Helton, Josué e Fernando (talvez também Diego Reyes).

Quanto aos restantes, pode verificar-se nova entrada como titulares de Alex Sandro e Varela, que ontem foram substituídos ao intervalo, precisamente para permitir que hoje estejam com outra disponibilidade, caso o treinador entenda ser necessário lançá-los outra vez de início. Quem jogou os 90 minutos ontem não deve sair do banco.

in "abola.pt"

Alex Sandro não está lesionado

Embora o internacional brasileiro Alex Sandro tivesse saída do intervalo frente ao Galatasaray, o treinador do FC Porto garantiu que o lateral não sofreu uma recaída.

Alex Sandro esteve condicionado toda a semana e Paulo Fonseca assegurou que apenas foi uma questão de gestão da sua condição.

in "abola.pt"

Nápoles "ataca" Jackson Martínez neste domingo


O Nápoles continua interessado em garantir a contratação de Jackson Martínez e acredita que tem hipótese de conseguir convencer o FC Porto a libertar o colombiano, com o qual já estabeleceu um acordo, avança o jornal "Corriere dello Sport".

A notícia do jornal italiano insiste em negociações que estarão em curso, aproveitando a presença dos dois clubes na Emirates Cup (defrontam-se neste domingo), em Londres.

Paulo Fonseca, treinador do FC Porto, em clarações sobre o tema, proferidas no sábado, mostrou esperança em contar com Jackson Martínez para a temporada 2012/13, admitindo que uma eventual saída seria uma enorme dor de cabeça:

"Nunca estamos preparados para perder um grande jogador e ele é muito bom, mas também me parece que isso não vai acontecer. No entanto, se tal acontecer, o FC Porto dará sempre uma boa resposta na hora de colmatar as saídas, como aconteceu depois das transferências de Moutinho e James."

O "Corriere dello Sport" salienta que o internacional colombiano é um pedido expresso do treinador Rafael Benítez, que o vê como complemento ideal para Gonzalo Higuaín no ataque do Nápoles.


GOLOS TAMBÉM DÃO PONTOS

Apesar da derrota, o FC Porto tem hipóteses de ganhar a Emirates Cup, em virtude do regulamento da prova londrina. 

Como Arsenal e Nápoles empataram 2-2, os dragões se vencerem hoje 3-0 os italianos e houver nulo no outro jogo garantem o troféu. Se...

in "record.pt"

Nápoles faz pressão

oferta de 36 milhões de euros pelo colombiano

A coincidência de Nápoles e FC Porto em Londres torna praticamente inevitável uma conversa, olhos nos olhos, sobre Jackson Martínez. Os últimos rumores em Itália dão conta de que o líder dos napolitanos, Aurelio de Laurentiis, está a preparar uma nova oferta de 36 milhões de euros, abrindo um pouco mais a bolsa pelo goleador.

A liderar a comitiva azul e branca em Inglaterra está o CEO Antero Henrique, realizando-se hoje, ao início da tarde, o jogo entre os dragões e o Nápoles. As comitivas estão instaladas numa área geográfica bastante próxima, sobretudo à escala londrina, distando o hotel portista do local onde os italianos estão sedeados cerca de 2,5 km, ficando o estádio Emirates também nas imediações.

Em concreto, De Laurentiis quer valorizar o trunfo do acordo com os representantes de Jackson – há quem garanta que Luís Manuel Manso está em Londres – para forçar a SAD a ceder. A verba de 36 milhões de euros seria para pagar em três tranches e, mesmo ficando abaixo dos 40 milhões da cláusula de rescisão, o Nápoles acredita que poderá ser suficiente para cumprir o desejo de Rafa Benítez.

in "record.pt"

Última tentativa de Josué e Iturbe

A luta pelos dois lugares em aberto continua animada.
 
Paulo Fonseca revelou, no final do encontro de ontem, que lhe sobram poucas dúvidas na equipa que vai apresentar na decisão da Supertaça frente ao V. Guimarães, marcada para o próximo sábado. Tal como O JOGO escreveu, neste momento serão apenas dois os lugares em aberto: quem fará parceria com Fernando e Lucho no meio-campo; e quem será o extremo que acompanhará Varela e Jackson no ataque.

in "ojogo.pt"