segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Início de Paulo Fonseca igual ao de Vítor Pereira

Paulo Fonseca chegou ao FC Porto para preencher a vaga deixada por Vítor Pereira e a verdade é que o ex-treinador do Paços de Ferreira poderá ter exatamente o mesmo início de percurso que o seu antecessor.
10 de agosto de 2013 é a data para que está marcada a estreia oficial de Paulo Fonseca à frente dos azuis e brancos. A partida será realizada em Aveiro, o adversário é o Vitória de Guimarães e um triunfo pode valer a conquista de um título, a Supertaça Cândido de Oliveira.
Curiosamente, foi assim também com Vítor Pereira há dois anos, quando o agora treinador do Al-Ahli Jeddah sucedeu no comando técnico do FC Porto a André Villas-Boas, que se tinha transferido para o Chelsea a troco de 15 milhões de euros.
A 7 de agosto de 2011, também em Aveiro e com o Vitória de Guimarães como adversário, Vítor Pereira estreou-se como treinador principal dos dragões ao conquistar a Supertaça Cândido de Oliveira após um triunfo por 2x1, tendo os golos sido apontados por Rolando, jogador que nesse dia fez um bis e que hoje está afastado do plantel e procura uma solução para dar seguimento à carreira.
Paulo Fonseca na linha de Vítor Pereira, Villas-Boas, Rui Barros e Fernández
O cumprimento entre os dois técnicos na última jornada da época passada, em Paços de Ferreira ©Catarina Morais
Caso Paulo Fonseca consiga vencer os vimaranenses, detentores da Taça de Portugal, o técnico de 40 anos pode juntar-se à lista de treinadores no FC Porto que conquistaram um título no primeiro jogo que disputaram pelo clube.
Vítor Pereira, em 2011, foi o último a estrear-se com a conquista de um título, mas já o mesmo tinha acontecido anteriormente com André Villas-Boas, que venceu o Benfica em Aveiro, em 2010. Rui Barros, que fez a transição entre Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira venceu um troféu na única partida oficial em que orientou o FC Porto, conquistando a Supertaça em Leiria após um triunfo sobre o Vitória de Setúbal por 3x0.
Dois anos antes, o espanhol Victor Fernández, que substituiu Luigi Del Neri, também precisou apenas do primeiro jogo para conquistar um troféu, levando o FC Porto à conquista da Supertaça frente ao Benfica, jogo que os dragões venceram por 1x0, em Coimbra.
Em 2001, quando a Supertaça passou a decidir-se, novamente, num só jogo, Octávio Machado também conquistou a competição no primeiro jogo oficial que realizou ao serviço do FC Porto nas competições nacionais, vencendo o Boavista por 1x0 no Estádio dos Arcos.
Contudo, ao contrário dos outros técnicos referidos, os primeiros dois jogos de Octávio Machado nos azuis e brancos foram para a segunda pré-eliminatória da Liga dos Campeões, diante dos galeses do Barry Town.

in "zerozero.pt"

Izmailov recupera tempo perdido

Marat Izmailov é a única baixa no plantel portista a poucos dias do FC Porto disputar a Supertaça Cândido de Oliveira.

A recuperar de uma distensão muscular, o russo já recomeçou na semana passada a treinar-se no campo, mas não conseguiu ficar em condições a tempo de participar na Emirates Cup.

Izmailov, que passou o fim de semana no Porto a tentar recuperar o tempo perdido, vai amanhã ser reavaliado, no primeiro dia de trabalho da semana dos dragões.

Independentemente de poder ter alta ou não, o avançado já perdeu a oportunidade de marcar posição na equipa no primeiro jogo oficial da época.

in "abola.pt"

Atsu esteve em Inglaterra

Christian Atsu viajou este fim de semana para Inglaterra, país onde o extremo tem o seu principal mercado e a que dá também preferência por ser conhecido o seu desejo de jogar na Premier League.

Segundo informações do site Footafric365, o jogador está a tentar acelerar a sua transferência, até agora em banho-maria por nenhum dos clubes ingleses interessados no seu concurso ter chegado ao montante que obrigará os dragões a abrir mão deste seu ativo: dez milhões de euros, o valor da cláusula de rescisão de Atsu.

in "abola.pt"

Schelotto pode chegar por empréstimo

Matias Ezequiel Schelotto pode estar perto de ser reforço do FC Porto. Segundo revela, esta segunda-feira, o site italiano “Tuttomercato”, os dragões enviaram já uma proposta ao Inter Milão.

Os campeões nacionais desejam garantir o médio polivalente a título de empréstimo, ficando ainda com opção de compra sobre o passe.

De acordo com a mesma fonte, o jogador já tem conhecimento da proposta portista, faltando apenas a resposta do emblema italiano.

Schelotto, de 24 anos, está fora das contas do plantel nerazzurro para a próxima temporada e está, inclusive, a treinar-se à parte.

Matias Ezequiel Schelotto, nasceu em Buenos Aires, na Argentina, e conta também com nacionalidade italiana. Chegou ao Inter na temporada passada, depois de ter sido contratado à Atalanta.

in "record.pt"

Elias António no ISMAI

onta-esquerda internacional A angolano assinou por uma época com o clube maiato de andebolCom a chegada do internacional espanhol David Davis ao Dragão Caixa, o internacional angolano Elias António ficou sem espaço no plantel do FC Porto, tendo esta segunda-feira acertado a vinculação para a próxima temporada com o ISMAI.

Depois de três épocas nos azuis e brancos (2009/10, 2011/12 e 2012/13) e igual número de campeontos ganhos, Elias vai agora representar a formação maiata, esta época de regresso à I Divisão.

Elias António, 26 anos, é ponta-esquerda, mas uma das principais características que apresenta é a capacidade de surpreender da primeira linha.

O ISMAI anunciou ainda a contratação do pivô Vasco Costa (ex-Santana).

in "ojogo.pt"

Bracali vai jogar na Grécia

O guarda-redes desvinculou-se do FC Porto e tem tudo praticamente acertado para prosseguir a carreira no Panetolikos.

Depois de formalizada a desvinculação contratual do FC Porto, o guarda-redes Rafael Bracali virou a página na sua carreira e, sabe O JOGO, respondeu afirmativamente ao convite endereçado pelo Panetolikos.

Sem espaço no plantel de Paulo Fonseca, que conta com Helton, Fabiano, Bolat e Kadú para a baliza, o brasileiro é esperado nas próximas horas na Grécia para assinar contrato e ser apresentado oficialmente

in "ojogo.pt"

Otamendi na mira do Nápoles

O defesa-central é colocado esta segunda-feira na lista de possíveis contratações do Nápoles, mas os dragões só admitem negociar acima dos 20 milhões de euros.

De acordo com o jornal italiano Corriere dello Sport, o Napoli está a preparar uma nova investida ao FC Porto com o objetivo de garantir a contratação de Otamendi.

Os erros defensivos que a equipa italiana cometeu na Emirates Cup, aumentaram a preocupação de Rafa Benítez, que terá alertado os dirigentes da equipa do San Paolo para a necessidade de reforçar o setor defensivo.

Ainda segundo a publicação italiana, o diretor desportivo do clube, Riccardo Bigon, prepara-se para abordar o FC Porto no sentido de perceber as condições de uma eventual contratação do central.

O defesa tem mais dois anos de contrato com o FC Porto e a sua cláusula de rescisão está fixada nos 30 milhões de euros, embora os dragões admitam começar a negociar por valores acima dos 20 milhões de euros.  

in "ojogo.pt"