segunda-feira, 12 de agosto de 2013

F.C. Porto B vence com quatro jogadores da equipa principal

Dragões derrotaram Beira Mar por 3-2


O F.C. Porto B entrou a vencer na época 2013/2014 da II Liga, ao derrotar em Aveiro o Beira Mar por 3-2. Para este encontro, Luís Castro contou no onze titular com quatro jogadores da equipa principal: Herrera, Carlos Eduardo, Ricardo e Tiago Rodrigues.

O primeiro golo até foi da equipa da casa. Rafael Batatinha, aos 29 minutos, abriu o marcador. Quase em cima do intervalo, Zé António fez o empate. Na segunda parte, Tozé, aos 60 minutos, fez o 2-1 e Tiago Ferreira fez o 3-1 logo de seguida. Mas aos 66 minutos, André Sousa reduziu.

O marcador acabaria por não mexer até ao final, dando aos dragões os primeiros três pontos na prova.

in "maisfutebol.iol.pt"

Licá, o rapaz calado de Lamelas que convence o Dragão

Das origens humildes na aldeia da serra de Montemuro, passando pelo passo atrás no Estoril para dar dois em frente, até ao clube do coração


Filho de um ex-jogador do distrital de Viseu, no seio de uma família portista, Licá é um bom exemplo de uma carreira ponderada, e subida a pulso, à qual a perseverança deu o regalo merecido. 

Em Lamelas, aldeia da serra de Montemuro, todos recordam o miúdo que vivia perto do campo de futebol da terra, e de lá partiu à procura do sonho.

No último sábado, na estreia em jogos oficiais de Dragão ao peito, abriu caminho à conquista da Supertaça, com Paulo Bento a vê-lo das bancadas. Que mais se seguirá?

O percurso de Licá nem sempre foi traçado de forma linear. O início deu-se por baixo, sempre à margem dos clubes com pergaminhos na formação. Primeiro do modesto Crasto, de Castro Daire, de onde é originário, e passagem de um ano pelo já extinto Social de Lamas, que o contratou para jogar na III Divisão, ainda com idade de júnior.

Do Ol. Lyon a Villas Boas... na baliza da Briosa

É nessa altura, ainda amador, que Jorge Mendes, apenas o mais mediático empresário daqueles que já tinham referenciado o jovem prodígio de Lamelas, o leva a prestar provas no Ol. Lyon. O rapaz agrada, mas acaba por achar que ainda era muito novo para cortar com as raízes. 

O argumento da proximidade terá servido para escolher a Académica, pouco depois, para o primeiro contrato como profissional: quatro épocas, das quais cumpriu apenas três. É emprestado ao Tourizense (II Divisão B) na primeira, volta mais rotinado a Coimbra, chega aos sub-21, e faz alguns jogos com Domingos Paciência. 

Nesse período, destaca-se pela discrição e pacatez. Uma imagem de marca, explica ao Maisfutebol Pedro Pontes, atual presidente do Crasto, com um passado que o levou até à formação do Boavista. «Lembro-me na altura de falar com o Pedro Costa, que fora meu colega, e perguntar-lhe pelo Licá. A resposta: o rapaz senta-se à mesa e ninguém o ouve. Temos de ser nós a puxar por ele.»

«O Licá sempre foi humilde, reservado, e muito ligado à terra. Mas muito objetivo e determinado nos seus objetivos. O que guardo mais dele é a capacidade de luta. Um talento, sim, mas com caráter, e uma enorme vontade de melhorar e aumentar o seu rendimento», conta.

O tempo de jogo é pouco porque a concorrência é forte para um menino de 19 anos, mas Rogério Gonçalves volta a dar-lhe alguma utilização até se lesionar e reaparecer apenas em Janeiro, já com André Villas Boas, que até na baliza o utiliza. 

A II Liga como trampolim

O resto da temporada passa-a ao serviço do Trofense, na II Liga, onde é bem sucedido e leva o emblema nortenho a tudo fazer para o ter de novo na época seguinte. Jorge Costa não se opõe, e José Guilherme não pensa em trazê-lo de volta. 

É o desinteresse dos sucessivos treinadores da Briosa, aliada à noção do próprio jogador que teria mais hipóteses se usasse a II Liga como catapulta, que levam o clube deixá-lo partir no último ano de contrato, já no consulado de Pedro Emanuel. 

Acorda a rescisão, mas os estudantes tratam de salvaguardar 30 por cento de uma futura transferência, porque confiavam no potencial de rendibilização da jovem promessa. 

Marco Silva, à data ainda diretor-desportivo dos «canarinhos», sabia que tinha conseguido uma pechincha. Com o Estoril torna-se no baluarte da subida de divisão, e é eleito jogador revelação do segundo escalão.

De novo na Liga maior, protagoniza um regresso apoteótico, e termina como segundo jogador mais pontuado pelo Maisfutebol, logo atrás de Jackson Martinez. Não tardou muito até que se tornassem colegas de equipa.

in "maisfutebol.iol.pt"

Rolando acusa Vítor Pereira e Antero Henriques: "fizeram-me a vida negra"

Rolando quebra um logo silêncio e aponta o dedo ao ex-treinador Vítor Pereira e ao director-geral da SAD do Futebol Clube do Porto Antero Henriques. Em entrevista à Antena1, Rolando diz que "umas pessoas lhe fizeram a vida negra", numa clara alusão a Vítor Pereira e Antero Henriques.

O internacional português, que se confessa adepto dos dragões, diz que no último ano e meio lhe "fizeram a vida negra no clube". De titular indiscutível passou a dispensável e a treinar à parte.

Este ano, regressa a Itália, onde na temporada transata jogou por empréstimo no Nápoles, para alinhar no Inter de Milão, ex-clube do português José Mourinho. Na hora da despedida dos adeptos e do clube portista, Rolando não poupa nas críticas ao antigo treinador Vítor Pereira e a Antero Henriques, diretor-geral da SAD portista.



in "antena1.pt"

FC Porto. Helton, o guarda-taças


A conquista da Supertaça acentua a onda azul: 24 taças nacionais em 46 no século xxi, 18 deles com Helton (Benfica e Sporting têm 16!)

Oitenta e três dias dariam para Phileas Fogg dar a volta ao mundo e descansar à sombra dos louros de uma missão bem sucedida. Por cá, em Portugal, 83 dias separam os dois últimos títulos do FC Porto, entre o campeonato em Paços de Ferreira e a Supertaça de Aveiro. Mudam isto e aquilo, entre treinadores, datas, árbitros, mas há denominadores comuns, como o FC Porto e até Paulo Fonseca

Vencedor da Supertaça nacional pela 20.a vez (como o Manchester United em Inglaterra), a equipa agora dirigida por Paulo Fonseca (ex-Paços) destrói o Vitória de Guimarães em apenas 45 minutos, com uma primeira parte de luxo e consolidada pelos três golos, divididos por Licá, Jackson e Lucho.
É o inédito penta do FC Porto na Supertaça, iniciado a 9 de Agosto de 2008 com o Paços. Nessa noite, Jesualdo Ferreira tem Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira; Fernando, Meireles e Belluschi; Mariano González, Hulk e Varela. Cinco anos depois, Paulo Fonseca repete Helton na baliza, Fucile na lateral- -direita e Fernando no meio.

E se pelo meio desse período Fucile joga com Neymar no Santos e Fernando se rebela um par de vezes, o guarda-redes Helton é o digno e fiel representante da marca FCP. Qual marca? Ora vejamos: dos 46 títulos nacionais atribuídos neste século xxi, entre campeonatos (13), Taças de Portugal (13), Supertaças (14) e Taças da Liga (6), mais de metade é do Porto (24). Os restantes 22 distribuem- -se pela plebe Benfica (8), Sporting (8), Vitórria (2), Boavista, Académica, Vitória e Braga (1).

Afunilamos a pesquisa. Dos 24 títulos do FCP neste século, 18 deles vêm com o carimbo de Helton. Vamos repetir o número só para evitar mal-entendidos, dezoito, de-zoii-to, 18. Mais que Eusébio, Simões e Bento (16), Shéu (17), tantos como Nené (18) e menos que Coluna (19), Jorge Costa/Semedo (20), Jaime Magalhães (21), Vítor Baía/João Pinto (24).

O caso de Helton é mais curioso ainda porque é jogador do Vasco e do Leiria antes de assinar pelo FC Porto, aos 27 anos de idade. Ou seja, em tão-só oito épocas, acumula o número absurdo de 18 títulos (mais que Benfica e Sporting juntos!). Como é guarda-redes, tem mais anos de futebol que qualquer outro.

Será o céu o limite? "A ideia de se conquistar nunca acaba. Todos os que têm oportunidade de conquistar, de ter outros objectivos, ainda mais ousados, quando se tem essa oportunidade, deve agarrar--se com unhas e dentes."

Até quando? "Tenho contrato até ao final do ano, uma eventual saída depende de mim e do FC Porto. Estamos a iniciar uma época e não estou a pensar em sair ou em terminar a carreira. É claro que fico imensamente grato ao Vasco da Gama, mas sou apaixonado pelo FC Porto e pelos adeptos deste clube." Helton, um homem de palavra. E de títulos.

in "ionline.pt"

Domingos e a evolução de Licá: «Ganhou mais maturidade e experiência»

Domingos Paciência trabalhou com Licá na Académica e só tem elogios para o jogador do FC Porto. Diz o treinador que a evolução do extremo é notória e que o seu faro de golo será muito importante para os azuis e brancos.
Titular e autor do primeiro golo do FC Porto, no sábado passado, na Supertaça, Licá começa cada vez mais a assumir a pele de herói improvável, uma vez que, no início da época, era dos mais prováveis dispensados da equipa azul e branca. Domingos Paciência conhece-o desde a sua passagem pela Académica, entre 2007 e 2009 e sublinha a evolução do extremo.

«Ganhou mais maturidade e experiência, sobretudo nos muitos jogos que fez pelo Estoril. Também começou a jogar mais sobre o lado esquerdo, ao contrário do que acontecia no passado, em que jogava solto no ataque, e isso acabou por o beneficiar, até porque as suas características enquadram-se melhor nessa posição», caracterizou, ao jornal O Jogo, o treinador português. 

Depois de um início de pré-época apagado e com muita concorrência, Licá soltou-se. Domingos considera que o golo que o extremo marcou ao Napoli, na Emirates Cup, foi o ponto de viragem.

«Aquele golo marcado ao Napoli deu-lhe a confiança que lhe faltava e o Paulo Fonseca percebeu que na comparação com as outras alternativas do plantel, que não são muitas, o Licá lhe oferecia uma maior maturidade e consistência», considera, destacando ainda a capacidade goleadora do jogador de 24 anos.

«É um jogador que dá profundidade e tem uma boa capacidade para desequilibrar no um para um. É também um jogador com tendência para jogar mais por dentro. Deste modo, não só abre o corredor para as entradas do lateral, como também consegue oferecer um maior apoio ao ponta de lança na área. Para além disso e da maturidade que já apresenta, e na comparação com os outros jogadores do plantel, Licá tem mais capacidade para finalizar, tem mais golo», sublinhou.

in "zerozero.pt"

Licá "vai ser naturalmente jogador de selecção"

O treinador que apostou no avançado quando este chegou ao Estoril destaca-lha a velocidade e a finalização como pontos fortes. Vinicius Eutrópio aposta mesmo que será uma questão de tempo até ser convocado por Paulo Bento.

Vinicius Eutrópio, treinador que lançou Licá no Estoril, ainda na 2ª Liga, está surpreendido com a ascensão do avançado no FC Porto.

O jogador estreou-se, em competições oficiais, como titular no onze azul e branco e logo com um golo, frente ao Vitória de Guimarães. Os azuis e brancos venceram por 3-0 e conquistaram a Supertaça Cândido de Oliveira.

No Brasil, Eutrópio continua a seguir a carreira do avançado portista e assegura que a chegada à selecção não vai demorar. O treinador brasileiro "acredita que, pela idade e sendo titular do FC Porto, naturalmente, vai ser convocado".

A justificação para esta aposta deve-se ao facto de Licá "estar nos onze do FC Porto e numa condição muito boa, porque são poucos os portugueses que são titulares" na equipa de Paulo Fonseca. O técnico acredita que o avançado português "vai ser uma peça de destaque na equipa e naturalmente será convocado" por Paulo Bento.

Apesar de só ter orientado Licá por três meses, o treinador garante que, para avançado, não lhe falta melhorar muita coisa: "Finaliza bem, tem uma consciência táctica muito grande e é forte fisicamente." Para Vinicius Eutrópio, Licá só precisa de melhorar o seu jogo aéreo.

in "rr.pt"

ANÁLISE: como o FC Porto constrói as jogadas

Análise aos primeiros 45 minutos da Supertaça

Golo FC Porto: Fucile
Paulo Fonseca alterou a organização do meio-campo do FC Porto e «Maisfutebol» analisou os primeiros 45 minutos do jogo com o Vitória de Guimarães para perceber de que forma o campeão nacional constrói o seu jogo. Pontos essenciais: a importância de Otamendi, a preferência pelo flanco direito para sair e a escassa participação de Lucho quando tudo começa lá atrás.

Para esta análise recolhemos apenas os lances em que a equipa começou organizada de trás (pontapés de baliza, livres perto da própria área e recuperações de bola sem pressão imediata do adversário). É evidente que muitos ataques começam mais à frente, mas para este caso essas jogadas ficaram de fora.

O primeiro destes momentos aconteceu aos três minutos. Otamendi escolheu Fernando, que passou para Fucile, na direita. Aos 6, outra vez o central argentino, Fucile, Varela. Aos 7, Helton tentou um pontapé longo, a bola perdeu-se. Aos 8, o guarda-redes saltou os centrais e fez a bola chegar mais depressa, a Defour, que alongou para Lucho. Por esta altura já o FC Porto ganhava. Até aos 15 minutos, mais cinco saídas, todas com Otamendi co
mo principal protagonista.Nesta primeira fase do jogo não havia dúvidas: a ordem era sair pela direita. Tudo começava em Otamendi. Se não havia muito espaço, seguia para Fucile. Se o adversário permitia, o passe era esticado, pela relva, para Varela.

Revendo o jogo, não surpreende a forma como apareceu o segundo golo. A bola veio da esquerda e foi passada para a direita. Otamendi recebeu-a à frente do meio-campo que esticou de imediato para Varela. O extremo português cruzou também depressa e bem, para Jackson. O
Vitória de Guimarães estava ligeiramente desequilibrado para a esquerda, o facto de Otamenti ter assumido o espaço livre permitiu encontrar o extremo sem marcação apertada.

A participação de Otamendi nos movimentos ofensivos do FC Porto não é uma novidade, mas em Aveiro esteve particularmente ativo. Um facto a que o Vitória não terá dado a devida atenção. Até aos 30 minutos, mais sete saídas organizadas, Otamendi em todas!

Outro factor interessante é a participação de Defour e Fernando. Até essa fase do jogo eles envolveram-se menos na construção a partir de trás, talvez mais preocupados em assegurar que
a subida de Fucile e Alex Sandro e a presença de Lucho muito mais à frente não tinha consequências. Depois do 2-0 o registo guarda os seus nomes. Fernando um pouco do meio para a direita, o belga a pegar na bola um pouco à frente de Mangala, com Alex Sandro na linha e Licá a baixar um pouco para receber.

Outra alternativa tentada duas vezes é esticar a bola de Otamenti para Jackson ou Lucho. Sucedeu aos 29 e 38 minutos. Em dois outros momentos, Otamenti encontrou tudo fechado e decidiu-se por passes laterais, de longa distância, da direita para a esquerda. Com sucesso.

A principal diferença entre este FC Porto e o de Vítor Pereira é a circulação dos seis jogadores da frente, menos presos às posições de origem. Também parece existir menos obsessão pela posse de bola. Sempre que existe oportunidade, o passe é mais longo, o jogo acelerado. O risco aumenta, a bola nem sempre chega ao destinatário, mas a probabilidade de apanhar o adversário desequilibrado é maior.

Dito isto, o FC Porto continua a ser capaz de longas trocas de bola. O terceiro golo é prova disso. Se reparar, o lance começa na direita aos 43:57 e termina no pé de Lucho, na grande área, aos 44:42. Ou seja, 45 segundos durante os quais só tocaram na bola futebolistas do campeão, com um ou outro ressalto. No total, 16 passes e nove jogadores envolvidos! Só não aparecem nas imagens o guarda-redes Helton e os centrais Mangala e Otamendi. Mas, como terá lido na parte inicial do texto, não é bom esquecer o papel do argentino em todos os movimentos iniciais de construção. Em Aveiro foi ele a decidir muita coisa. É para durar?

in "maisfutebol.iol.pt"

Paulo Bento chama Josué para o lugar do lesionado Varela

O selecionador de Portugal, Paulo Bento decidiu chamar o médio Josué (FC Porto) para o lugar do lesionado Varela, que contraiu uma mialgia na face posterior da coxa esquerda.

Josué, que irá assim estrear-se na Seleção Nacional, deverá chegar ainda hoje ao centro de estágios.

in "abola.pt"

Iturbe em duelo com Kelvin

Juan Iturbe começou a nova época a marcar passo. Nada de mais, não se dera o caso de ser a terceira Supertaça nacional consecutiva em que fica de fora - ainda que a primeira por se encontrar de férias, dada a sua participação no Mundial de sub-20 - e não fosse levado em consideração o acumulado de frustrações e irritações com Vítor Pereira.

Desta vez também Paulo Fonseca não lhe abriu as portas do paraíso, mas o argentino parece outro. E tem na mesma caminho duro para cumprir se quiser agarrar um lugar... nos convocados.
Mesmo com tolerância zero para dar finalmente corpo e alma ao talento que tarda em soltar de vez no campo, Iturbe não só dá agora o já esperado benefício da dúvida a Paulo Fonseca, como ainda surpreendeu todos ao festejar exuberantemente o primeiro título da temporada com o novo treinador no relvado do Municipal e Aveiro.

Para quem ficara na bancada, tratou-se de uma mudança radical no jogador, noutras circunstâncias mais dado a desabafos no Twitter para pressionar os dragões a deixá-lo ir para o seu River Plate do que a dar-se ao trabalho de comemorar as vitórias com os companheiros e muito menos com o treinador.

Nova postura e atitude de quem por enquanto está longe de justificar os 4,2 milhões de euros que custou ao FC Porto e terá de ir à luta por um lugar no núcleo duro. Para já, relativamente ao jogo da primeira jornada da Liga, em Setúbal, só sobra um lugar, ocupado na Supertaça por Kelvin. O duelo é entre os dois, mas talvez Paulo Fonseca arranje vaga para ambos... à vez. 

in "abola.pt"

Christian Atsu contra o tempo

para já tem a seleção

Christian Atsu partiu ontem para a seleção com a certeza de que quando regressar ao Porto vai continuar a trabalhar à margem do plantel principal. O ganês, de 21 anos, tem contrato com os dragões, mas sabe que jamais irá voltar a vestir a camisola do clube, esperando uma decisão o mais rapidamente possível.

É uma verdadeira batalha contra o tempo, dado que o mercado aproxima-se do seu fecho e não se vê nada de concreto no horizonte. O interesse do Liverpool, aparentemente, esfumou-se. Quem sabe se não sairá valorizado deste jogo com a Turquia?...

in "record.pt"

Juan Iturbe faz sonhar o River

argentino perdeu espaço

A presença de Juan Iturbe na bancada do Estádio Municipal de Aveiro alimentou o sonho do River Plate de o ter de volta. O extremo, de 20 anos, chegou a ameaçar a titularidade no arranque da época oficial, mas as últimas exibições na fase de preparação deixaram muito a desejar, motivo pelo qual nem sequer foi convocado para a Supertaça.

O argentino não terá ficado satisfeito com este cenário, não estranhando que nos próximos dias o seu nome volte a ser associado ao clube milionario. Recorde-se que as últimas notícias vindas da Argentina deram conta de uma proposta de 1,5 milhões de euros por um ano de empréstimo. Esperam-se decisões.

in "record.pt"

Fernando é alvo demasiado dispendioso

INTER pergunta mas sem ABRIR CORDÕES À BOLSA

O Inter, de Itália, é na atualidade um dos gigantes do futebol europeu menos dispostos a abrir os cordões à bolsa para reforçar o seu plantel. Isso mesmo se percebe na notícia avançada ontem pelo jornal “Corriere dello Sport”, segundo a qual os transalpinos consideraram demasiado elevado o preço pedido pelo FC Porto para libertar no imediato Fernando: 10 milhões de euros.

A história é simples. Aquando das negociações por Rolando, o diretor para a área técnica do Inter, Marco Branca, terá perguntado aos responsáveis da SAD azul e branca qual o valor pelo qual aceitariam libertar o médio brasileiro. De acordo com a notícia, os 10 milhões de euros aparentemente colocados na mesa de discussão não agradaram aos italianos, que estarão interessados em retirar o máximo proveito do facto de Fernando terminar a sua ligação ao FC Porto no final desta época.

O valor noticiado não deixa de ser surpreendente, uma vez que uma oferta semelhante por parte do Monaco terá já sido recusada pelos dragões há algumas semanas.

in "record.pt"

Sub16 vencem Taça Morozov


A equipa Sub16 do FC Porto venceu este domingo a Taça Morozov, em São Petersburgo, na Rússia, após bater na final os ucranianos do Dínamo de Kiev, por 1-0. Na Academia do FC Zenit, um golo de Bruno Pereira, aos 14 minutos, foi suficiente para selar o triunfo.

Neste torneio – disputado em encontros de 40 minutos, divididos em duas partes de 20 – a equipa orientada por Mário Silva partilhou o pódio com os finalistas vencidos e os ingleses do Tottenham. Rui Sousa foi ainda distinguido com o prémio de melhor avançado.

Na final, o FC Porto alinhou com Tiago Martins, Wilson Costa , Rogério Ramos, Nuno Rio, Bruno Pereira, Rui Pires, João Tavares (João Bola, 39m), Michael Morais (Diogo Casimiro, 28m), Leandro Vieira (Miguel Sousa, 30m), Rui Sousa e Madi Queta (Pedro Pereira, 38m).

in "fcp.pt"

Herrera vai jogar pela B

Héctor Herrera acedeu ao pedido de Paulo Fonseca e vai jogar esta tarde pela equipa B do FC Porto, que se estreia na II Liga em casa do Beira-Mar (18h30). 
 
O internacional mexicano Héctor Herrera é a grande surpresa na convocatória da equipa B para o jogo contra o Beira-Mar, esta tarde, em Aveiro. A partida marca o arranque da II Liga e o médio entendeu a recomendação de Paulo Fonseca, que lhe pediu que se disponibilizasse para ganhar ritmo competitivo junto da segunda equipa.

Não convocado pelo México (ao contrário de Reyes), Herrera foi suplente não utilizado na Supertaça, também em Aveiro, e precisa de dar seguimento competitivo ao que de bom mostrou, por exemplo, na Emirates Cup, frente ao Nápoles. Apontado como potencial titular, a chamada de Herrera à equipa B mais não pretende do que dar-lhe ritmo de jogo.

Para além do mexicano, estarão ainda à disposição de Luís Castro outros três jogadores: Tiago Rodrigues, Carlos Eduardo e Ricardo. O encontro de Aveiro começa às 18h30 e tem transmissão em direto na SportTV1.

Eis os convocados: Caio e Kadú (guarda-redes); André Silva, Bruno Silva, Caballero, Carlos Eduardo, Herrera, Ivo Rodrigues, Zé António, Leandro Silva, Pedro Moreira, Quiñones, Rafa, Ricardo, Tiago Ferreira, Tiago Rodrigues, Tomás Podstawski, Tozé, Vion e Víctor García

in "ojogo.pt"

Castro deve sair, mas antes renovar

Tem vários clubes interessados e novo empréstimo é a hipótese mais forte, mas com um novo contrato. 

Apesar de muito utilizado na pré-temporada, Castro não foi convocado para a Supertaça e o seu futuro deve mesmo passar pelo estrangeiro. O médio interessa a vários clubes, mas decorrem negociações com um emblema turco que devem mesmo conhecer uma conclusão positiva nos próximos dias. A questão é que Castro está em final de contrato e a proposta é de empréstimo, pelo que, e conforme O JOGO também já adiantou, se mantém como incontornável a urgência da renovação, pretendida por todas as partes.

Aos 25 anos, Castro vem da sua melhor época no FC Porto (17 jogos no campeonato), mas também é certo que abundam soluções no atual meio-campo de Paulo Fonseca. Por isso, o gondomarense deve mesmo seguir para a terceira experiência no estrangeiro, depois de ter representado o Sporting Gijón por duas ocasiões.

in "ojogo.pt"

Plantel vai começar a emagrecer

Empréstimos e transferências definitivas para avançar e diminuir grupo de Paulo Fonseca, porque não haverá uma lista de dispensas 

Cumprido o primeiro jogo oficial, esta semana vai ditar, entre as ideias de Paulo Fonseca e as soluções que a SAD tenha, o primeiro emagrecimento do plantel. O grupo atual, com 28 jogadores, está sobredimensionado, mais ainda se tivermos em conta que não está fechado para entradas. Assim, é natural que avancem alguns negócios de empréstimo e até transferências definitivas, nomeadamente para jogadores que Paulo Fonseca não considere imprescindíveis.

Tiago Rodrigues, já se escreveu muitas vezes, é um destes casos.  

in "ojogo.pt"