domingo, 8 de setembro de 2013

Sub17 aplicam "chapa 5" ao Boavista

A equipa Sub17 do FC Porto deslocou-se ao Estádio Bessa XXI e goleou o Boavista, na terceira jornada do Campeonato Nacional de Juniores B, por uns expressivos 5-0. A equipa treinada por José Guilherme chegou ao intervalo a vencer por 2-0, dando a melhor resposta possível após a derrota da jornada passada em Vila do Conde.

Num jogo em que o adversário se limitou a defender e em que os portistas podiam ter alcançado uma vantagem ainda mais dilatada, os golos que faziam o resultado ao intervalo foram marcados por Bruno Costa (17m) e Luís Mata (20m), jogador que bisou na segunda parte (48m). Os restantes dois remates vitoriosos dos jovens Dragões foram marcados por Ruben Neves (51m e 74m, ambos de g.p.).

A equipa do FC Porto alinhou com Nico; Izata, Sandro, Jorge, David; Ruben Neves (cap.), Bruno Costa, João Cardoso (Paulo Alves, 57m); Mesquita (Generoso, 62m), Tiago Couto (André Sena, 57m) e Luis Mata.

Sub15 batem Dragon Force

 A equipa Sub15 do FC Porto bateu este domingo o Dragon Force, por 6-0, em encontro da segunda jornada da série B do Nacional de Juniores C. No Vitalis Park, os golos foram apontados por Diogo Dalot (4m e 37m), Hélder Silva (5m e 7m) e Jorge Teixeira (66m e 71m).

A formação orientada por Bino dominou e controlou o jogo, conseguindo impor os princípios de circulação e posse de bola e criando várias oportunidade de golo. Os Sub 15 estão já isolados na liderança da série B, com seis pontos, 14 golos marcados e nenhum sofrido.

O FC Porto alinhou com Mário Évora, Diogo Dalot (Vítor Tavares, intervalo), Diogo Queirós (cap.) (Tiago Cavadas, 48m), Diogo Leite, Nuno Esgueirão, João Lameira, João Félix (Diogo Fernandes, intervalo), Paulo Estrela (Jorge Teixeira, intervalo), Hélder Silva (Daniel Teixeira, 48m), Fábio Borges e João Rodrigues.

in "fcp.pt"

Man. City volta à carga por Mangala em janeiro

O Manchester City não desiste de contratar Eliaquim Mangala e, após as tentativas frustradas durante o verão, vai lançar nova ofensiva pelo defesa-central do FC Porto na reabertura do mercado de transferência, em janeiro.

A imprensa inglesa, mais precisamente o jornal Daily Star, noticia que os “citizens” vão disponibilizar 35 milhões de euros para o início das negociações, valor bastante inferior àquela que foi oferecido praticamente em cima do prazo limite para as transferências. A 30 de agosto, noticiou o L’Equipe, o FC Porto recusou os 45 milhões de euros que o clube inglês estava disposto a dar em troca dos serviços do internacional francês.

Resta saber até que ponto os responsáveis do Manchester City estão dispostos a ir, tendo em conta que muito dificilmente o FC Porto vende abaixo da cláusula de rescisão, fixada nos 50 milhões de euros.

in "abola.pt"

Izmailov tenta convencer Paulo Fonseca

Izmailov a tentar convencer Paulo Fonseca que merece uma oportunidade no FC Porto, mas sobretudo a convencer-se a si próprio que possui valor e argumentos suficientes para construir em definitivo uma carreira de azul e branco. O médio/extremo que definitivamente não entra nas opções de Fabio Capello para a seleção russa e está fora da janela das decisões para o Campeonato do Mundo, foi um dos internacionais a ficar no Olival durante estas duas semana e a ocasião será propícia para recuperar muito do tempo perdido, a paragem da Liga pode ser benéfica para lhe alimentar o ego.

Apesar de toda a generosa polivalência que revela, Izmailov está tapado por todos os lados na equipa portista, parece uma ilha no meio de um oceano. No triângulo do meio campo por Defour, Lucho, Josué, Quintero e Herrera, na linha ofensiva fica encostado à parede por Licá, Varela e até Ricardo. Certo que o russo ganhou lugar na Champions em vez de Kelvin, mas quanto ao resto não tem ganho grande coisa.

Nesta fase de arranque da temporada, onde costuma construir-se a base para toda uma época, o russo está a zero em todas as vertentes. Nem no grupo dos 18 entrou nos primeiros quatro jogos oficiais da temporada. A última vez que jogou pelos dragões foi a 4 de maio, participou unicamente cinco minutos na vitória com o Nacional (3-1), para a 28.ª jornada do campeonato.

in "abola.pt"

FC Porto protagonista de uma das transferências mais caras deste verão

Uma transferência que teve o FC Porto como protagonista está entre as dez mais caras do mercado de contratações.

A lista é liderada pelo galês Gareth Bale, que trocou o Tottenham pelo Real Madrid, a troco de 91 milhões de euros, números avançados pela imprensa espanhola.

1- Gareth Bale (do Tottenham para o Real Madrid): 91 milhões de euros;

2- Edinson Cavani (do Nápoles para o PSG): 64,5 milhões de euros;

3- Radamel Falcao (do Atl. Madrid para o Mónaco): 60 milhões de euros;
4- Neymar (do Santos para o Barcelona): 57 milhões de euros;

5- Mesut Ozil (do Real Madrid para o Arsenal): 45 milhões de euros;

6- James Rodríguez (do FC Porto para o Mónaco): 45 milhões de euros;

7- Fernandinho (do Shakhtar Donetsk para o Man. City): 40 milhões de euros;

8- Willian (do Anzhi para o Chelsea): 38 milhões de euros;

9- Mario Gotze (do Borussia Dortmund para o Bayern): 37 milhões de euros;

10- Gonzalo Higuaín (do Real Madrid para o Nápoles): 37 milhões de euros; 

in "abola.pt"

Caballero sonhador

O jovem Mauro Caballero ficou nas nuvens com o facto de ter atuado pela formação principal no jogo-treino frente à equipa B, disputado sexta-feira, no Olival. Com Jackson Martínez e Ghilas nas seleções, Paulo Fonseca não hesitou em depositar a sua confiança no dianteiro paraguaio, cuja contratação foi oficializada no último mercado de inverno.

“Sonha sempre e aponta para mais alto do que sabes que podes conseguir”, escreveu Maurito na rede social Instagram, legendando uma das inúmeras referências feitas na imprensa ao seu dia de sonho junto do plantel A.

Com apenas 18 anos, Caballero é uma aposta forte da SAD que acredita no seu potencial. Todavia, somando os 13 jogos da época passada aos 3 que fez já este ano como titular na 2.ª Liga, ainda só marcou 1 golo.O moral conferido pela confiança de Fonseca pode mudar a sua sina na equipa B.

in "record.pt"

Lucho a todo o gás

mostra que ainda tem pedal para 90 minutos

Decorre a segunda parte do jogo e, junto à linha lateral, o 4.º árbitro levanta a placa com o número 3. Lucho González vê que é ele a sair, corre até à baliza e entrega a braçadeira de capitão a Helton. Os dois abraçam-se, trocam sussurros e o argentino lá inverte a marcha, regressando à linha intermediária debaixo de uma forte ovação.Lucho retribui na mesma moeda, dirigindo aplausos aos adeptos no caminho para o banco de suplentes. Mais pormenor, menos pormenor, isto aconteceu em 28 dos 44 jogos oficiais nos quais Lucho participou na temporada passada. Com Vítor Pereira no comando técnico dos dragões, Lucho só foi totalista em 16 partidas. Paulo Fonseca chegou agora, mas parece apostado em inverter essa tendência...

À entrada nesta que é a sua última época de dragão ao peito, isto caso não venha a renovar o contrato que o liga ao clube e que termina a 30 de junho próximo, Lucho González mostra que ainda tem pedal para 90 minutos de uma partida e o treinador mostra-se rendido a essa evidência. Nos 4 jogos oficiais já disputados, El Comandante só foi substituído num deles, para o campeonato, frente ao V. Setúbal, e quando saiu já o fez com a vitória assegurada, aos 81 minutos desse jogo. Como ponto de comparação, refira-se que, em período idêntico, mas na temporada passava, Lucho só havia feito os 90 minutos de uma única partida. Sintomático...

A verdade é que nada faz crer que este cenário se venha a alterar brevemente. Apesar da entrada em cena da Liga dos Campeões no calendário portista, Lucho González arranca a todo o gás para o novo ciclo que se inicia no próximo fim-de-semana, frente ao Gil Vicente, já que, ao contrário do que acontece com grande parte dos seus concorrentes diretos por um lugar no onze, o argentino está privado do desgaste provocado pelas seleções. Para além disto, há outro factor que vai jogando a favor do argentino: a inversão do triângulo do meio-campo.

Outrora um médio box-to-box, Lucho González encontrou, agora, com Paulo Fonseca, uma nova forma de estar dentro das quatro linhas do terreno de jogo. As funções de número 10 assentam-lhe como um luva e como que lhe devolvem o fulgor evidenciado há uns anos, quando chegou à Invicta e logo começou a convencer a nação azul e branca. Ainda assim, apesar de ter as costas guardadas por Defour e Fernando, por fruto do tal novo figurino táctico, Lucho recusa-se a virar a cara na luta pela posse de bola, mas é agora no meio-campo ofensivo que mais se destaca nessa missão. A pressão alta é, de resto, uma das suas novas funções, procurando junto de Jackson Martínez a melhor forma de impedir os defesas adversários de saírem a jogar.

Em suma, aos 32 anos, Lucho González vai dando sinais de que está aí para as muitas curvas que uma época tem e, continuando assim, não será de estranhar que lhe seja apresentada uma proposta para renovar o seu contrato, adiando dessa forma o fim da sua carreira, que, a fazer crer no que disse há tempos o amigo Mariano González, isso acontecerá no FC Porto. Para confirmar...

in "record.pt"

Glórias cedem relíquias para o museu

Craques de várias gerações associaram-se à empreitada do novo museu e colocaram à disposição do clube artigos que ilustram os grandes momentos do passado dos dragões.
 
A vinte dias da inauguração do museu do FC Porto, vão-se desvendado algumas das relíquias que o clube está a reservar para os adeptos. Pinto da Costa quer um espaço único e, entre várias surpresas que os dragões se esforçam por esconder, há um movimento que O JOGO já pode adiantar: os jogadores que marcam a história do emblema estão a associar-se à recolha de objetos e colocaram parte do seu espólio à disposição.

Vítor Baía, o mais titulado de todos eles, viu mesmo sair tudo de casa, mas não foi o único, até porque a onda não se ficou pelos craques do passado recente. Américo, guarda-redes entre as décadas de 50 e 60, e Rolando, defesa com mais de dez épocas no clube, foram algumas das glórias de tempos mais remotos que também cederam artigos ao FC Porto, ainda que aquilo que os visitantes mais vão encontrar seja precisamente a memorabilia das muitas conquistas recentes. 

in "ojogo.pt"

Meio-campo intocável apesar das opções

Sector recebeu quatro reforços neste defeso, mas quem joga são os antigos 
 
Paulo Fonseca mudou a dinâmica da equipa, mas não rompeu com o passado, promovendo poucas mudanças no onze. Os retoques têm sido mínimos e quase todos por obrigação - lesões ou castigos -, ao ponto de Licá ter sido a única cara nova no onze do primeiro jogo da época. Josué entretanto rendeu Varela no ataque, mas os outros são todos "velhos" conhecidos.

Defour foi o eleito para ocupar a vaga de João Moutinho, completando o tridente do meio-campo com Lucho e Fernando. E este é o único sector, até ao momento, intocável para Paulo Fonseca. Nos quatro jogos oficiais, jogaram sempre os mesmos, ainda que as alternativas tenham aumentado consideravelmente esta temporada com a chegada dos reforços Herrera, Josué, Carlos Eduardo e Quintero. Todos eles aguardam por oportunidades no miolo que, a julgar pelas exibições dos concorrentes, ainda podem demorar.

in "ojogo.pt"