segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Escocês apita o Porto em Viena

Craig Thomson é o árbitro nomeado para a estreia dos azuis e brancos na Liga dos Campeões. O FC Porto joga com o Áustria de Viena, na quarta-feira. Encontro com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
 
A UEFA voltou a marcar viagem para a Áustria a Craig Thomson e, de novo, para um desafio entre uma equipa daquele país e um clube português. Depois de ter apitado o Pasching-Estoril, para o "play-off" da Liga Europa, o escocês vai estar no Áustria de Viena-FC Porto, jogo que marca a estreia dos dragões na Liga dos Campeões.

É o reencontro de Thomson com o FC Porto, depois de na época passada ter estado, no Parque dos Príncipes, no desafio com o Paris Saint-Germain.

O Áustria de Viena-FC Porto, a contar para a 1ª jornada do Grupo G da Champions, realiza-se na quarta-feira, às 19h45. Encontro com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.
 
in "rr.pt"

«Experiência no Porto tem sido magnífica» - Paulo Fonseca

Paulo Fonseca com o terceiro melhor arranque do século. Quatro jogos, 12 pontos, 9-1 em golos. Só Jesualdo e Vítor Pereira o superam. «Tem sido tudo magnífico», assume ele.

Para um estreante na altíssima roda e com menos de 80 dias de atividade, têm brilho muito particular os números apresentados por Paulo Fonseca no FC Porto.

Quatro jogos, quatro vitórias, dragão destacado no primeiro lugar já com apreciável vantagem e o treinador a definir-se com imensa e inesperada estrelinha.

Paulo Fonseca reconhece, muito subtilmente, o trajeto de eleição dos dragões. «Estou a adorar esta experiência no Porto cidade e no Porto clube, tem sido tudo magnífico», disse o treinador, ontem à tarde, no Centro Hípico de Areais de Vilar, onde teve oportunidade de montar a cavalo.

in "abola.pt"

Kelvin, Carlos Eduardo e Kadú na equipa B

Paulo Fonseca continua a preparar o jogo com o Áustria Viena, partida agendada para quarta-feira (19H45) a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Maicon voltou a não marcar presença no treino desta manhã, uma vez que ainda está a recuperar da entorse sofrida no jogo com o Gil Vicente.

Quem hoje ficou de fora também foram Kelvin, Carlos Eduardo e Kadú: o trio não está inscrito na Liga dos Campeões, pelo que treinaram esta segunda-feira com a equipa B, preparando o jogo com o Marítimo B agendado para quarta-feira no Funchal.

Paulo Fonseca tem apenas 19 jogadores disponíveis para fazer a convocatória para o jogo da Champions, uma vez que também Bolat não foi inscrito e Defour cumprirá castigo.

in "record.pt"

Jackson somou 30 jornadas consecutivas em campo

Mais um golo em mais um jogo completo. Nas primeiras quatro jornadas do campeonato nacional,JacksonMartínez conseguiu outros tantos tentos. O registo prova a fiabilidade do ponta-de-lança, de 26 anos, mas há um outro parâmetro que demonstra a sua importância no seio da equipa.

Com os 90 minutos cumpridos frente ao Gil Vicente, no sábado, o internacional colombiano somou a sua 30.ª jornada consecutiva sem ser substituído na Liga. Às quatro rondas desta temporada somam-se 26 da edição de 2012/13. É que Jackson foi titular em todos os jogos do campeonato nacional sob o comando de Vítor Pereira e cumpriu a totalidade do tempo de jogo, à exceção da 4.ª jornada.

À altura, diante doBeira-Mar, o número 9 acabou por ser substituído aos 75 minutos, cedendo o seu lugar a Kléber, que não viria a ter mais nenhuma oportunidade de o substituir ao longo da prova.Nem Kléber, nem ninguém, uma vez que Vítor Pereira não mais abdicou do seu ponta-de-lança titular por um segundo que fosse. Até ao momento,PauloFonseca também ainda não o fez, mantendo Ghilas no banco de suplentes nas quatro primeiras rondas.

in "record.pt"

Varela: experiência e rendimento

O extremo marcou ao Gil Vicente, depois de já ter oferecido um golo na Supertaça. Números permitem-lhe marcar posição 

Paulo Fonseca recorreu a Varela contra o Gil Vicente, gerindo dessa forma o desgaste físico de alguns jogadores, como Josué, antes da deslocação a Viena para defrontar o Áustria na primeira jornada do Grupo G da Liga dos Campeões. Mas este pode ter sido o primeiro passo que conduz ao regresso de Varela ao onze do FC Porto. A seu favor o extremo tem 30 jogos nas competições europeias - repartidos por 16 na Champions e 14 na Liga Europa - e um rendimento positivo neste início de temporada, coroado com um golo apontado aos gilistas, depois de uma assistência na Supertaça. Já na pré-temporada Varela tinha "dito" com golos (3), que estava em forma e nem a interrupção forçada pela lesão muscular sofrida na Supertaça, em Aveiro, parece ter alterado a tendência, o que abre boas perspetivas para que faça o seu jogo 150 pelo FC Porto em Viena.

in "ojogo.pt"

Só grandes recordações de Viena

A capital austríaca tem-se revelado talismã para o FC Porto 

O FC Porto vai jogar pela quarta vez no Estádio do Prater e as recordações das três visitas anteriores são todas excelentes. Desde logo, foi lá que conquistou a primeira Taça dos Campeões Europeus, em 1987, ao vencer o Bayern Munique, por 2-1, com golos de Madjer e Juary.

Depois voltou à capital austríaca em 2002/03 para dar início à caminhada que culminaria com a vitória na Taça UEFA, em Sevilha. Derley fez a diferença ao desviar de forma certeira um cruzamento largo de Cleyton.

Mais recentemente, em 2010/11, os dragões defrontaram o Rapid de Viena numa noite de neve... e de glória para Falcao. O colombiano fez três golos, dando a volta a um resultado que começou por ser negativo.

Nessa época, como se sabe, os azuis e brancos ganhariam a Liga Europa. Helton, Otamendi e Fucile estiveram nessa partida, pelo que já sabem o que é jogar - e ganhar - no Prater.

in "ojogo.pt"

02/12/2010 - SK Rapid Wien 1-3 FC Porto, Europa... por dm_505f6f799d042

Oficial: Izmailov e Reyes vão a Viena

O russo e o mexicano são as principais novidades de uma lista de convocados que estava "feita" devido às baixas com que se deparava Paulo Fonseca 

As ausências de Defour, que vai cumprir um jogo de castigo por ter sido expulso em Málaga, na temporada passada, e do lesionado Maicon deixaram Paulo Fonseca sem grande margem de manobra para a estreia na Liga dos Campeões.

Com apenas 21 jogadores elegíveis na UEFA, por causa da limitação de estrangeiros, o treinador vai levar para a capital austríaca todos os atletas disponíveis do plantel principal.

Como é habitual nas deslocações ao estrangeiro, foram chamados 19 elementos, entre os quais Diego Reyes e Izmailov, que se estreiam entre os convocados esta época..

Além dos dois impedidos já referidos, também Carlos Eduardo, Kelvin e Bolat não podem ser opção para a Champions, mas porque não foram inscritos.

Lista de Convocados

Guarda-redes: Helton e Fabiano

Defesas: Danilo, Fucile, Reyes, Mangala, Alex Sandro e Otamendi.

Médios: Lucho, Josué, Quintero, Izmaylov, Herrera e Fernando.

Avançados: Jackson Martínez, Ghilas, Varela, Licá e Ricardo.

in "ojogo.pt"

Luís Castro "Primeiro lugar? Não estamos preocupados"

Treinador da equipa B dos azuis e brancos mostra-se confiante para a deslocação à Madeira. 
 
No comando da II Liga, o FC Porto B desloca-se à Madeira sem pressão e com o objetivo de conquistar os três pontos. A afirmação é de Luís Castro, treinador da equipa B azul e branca.

"Vamos à Madeira apresentar um futebol positivo, jogar para ganhar. Vamos praticar um futebol aberto, um jogo ofensivo, contra um adversário competente e difícil", começou por dizer.

"Primeiro lugar? Não estamos preocupados com isso, preferimos pensar jogo a jogo. É confortável, mas estamos mais preocupados com as tarefas de cada um", concluiu.

O FC Porto B joga esta quarta-feira na Madeira, frente ao Marítimo B, em jogo da sétima jornada da II Liga. Em caso de vitória, os dragões passam a liderar isolados a tabela classificativa, deixando a três pontos o Moreirense.

in "ojogo.pt"