quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O QUE INTERESSA É COMO ACABA

Hexacampeões deram a volta a um jogo que apenas comandaram a partir dos 45 minutos e bateram o Benfica por 28-24

O FC Porto venceu esta quarta-feira o Benfica, por 28-24, e manteve o pleno de triunfos no Andebol 1, á 11.ª jornada. O feito iguala o recorde conseguido precisamente pelos visitantes, na temporada 2012/13, e pode ser batido já este sábado, na recepção ao Passos Manuel. Os Dragões - que lideram agora a prova com 33 pontos, mais cinco do que Sporting e ABC e seis do que o Benfica - tiveram de suar para bater os lisboetas, que só se viram pela primeira vez em desvantagem ao minuto 45. O explosivo Gilberto Duarte, com oito golos, foi mais uma vez decisivo, bem como o jovem Miguel Martins.

O FC Porto foi para o intervalo a perder por 11-13, com uma primeira parte desastrada. Os Dragões foram precipitados no ataque, tendo pela frente um inspirado Vicente Álamo, é certo, mas que teve a tarefa muito facilitada face às finalizações denunciadas dos portistas. Na defesa, os azuis e brancos também não imprimiram a intensidade habitual e o Benfica aproveitou-se desses factores para comandar toda a primeira parte, desde o 0-1 de Javier Borragan, no primeiro minuto.

Os lisboetas chegaram a ter uma vantagem de seis golos (4-10, aos 19 minutos), mas os portistas que encheram o Dragão Caixa nunca deixaram de apoiar a equipa e acreditar no triunfo. O FC Porto começou a recuperar nos últimos dez minutos e, quando finalmente concretizou um contra-ataque (Ricardo Moreira fez o 10-12, a dois minutos do intervalo), percebeu-se que algo estava a mudar. Ao intervalo, o Benfica liderava por 11-13.

A reviravolta parecia estar a um passo no início do segundo tempo, mas Nuno Roque e Daymaro Salina desperdiçaram a hipótese de fazer o 13-13 e os visitantes voltaram a disparar no marcador, construindo uma vantagem de quatro golos (13-17, aos 38 minutos). Porém, no desporto, a força dos melhores acaba mais tarde ou mais cedo por vir ao de cima, como o azeite. E os hexacampeões nacionais são muito melhores do que este Benfica.

Miguel Martins, que entrou em campo no inícoio da segunda parte, revelou-se decisvo, quer a atacar quer a defender. O central de 17 anos marcou o primeiro golo de um parcial de 4-0 que incluiu também duas "bombas" de Gilberto Duarte e um contra-ataque finalizado por Ricardo Moreira, empatando o encontro (17-17). O Benfica ainda conseguiu voltar à liderança, mas um novo parcial de 4-0 (com uma defesa de Hugo Laurentino a um livre de sete metros apontado por Dario Andrade pelo meio) colocou os Dragões definitivamente na frente (22-19). Até ao final, os portistas limitaram-se a controlar o encontro, perante um adversário já sem forças. Um jogo de andebol dura mesmo 60 minutos e o que interessa é como ele acaba.

FICHA DE JOGO 

FC PORTO-BENFICA, 28-24
Andebol 1, 11.ª jornada
3 de Dezembro de 2014
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Daniel Martins e Roberto Martins

FC PORTO: Hugo Laurentino (g.r.); Gilberto Duarte (8), Yoel Morales (3), Daymaro Salina (1), Ricardo Moreira (3), Alexis Hernandez (3) e Mick Schubert
Jogaram ainda: Alfredo Quintana (g.r.), Nuno Roque (2), João Ferraz (2), Hugo Santos (2)
Edgar Landim, Miguel Martins (4), Wesley Freitas e Nuno Gonçalves
Treinador: Ljubomir Obradovic


BENFICA: Vicente Álamo (g.r.), Javier Borragan (7), Tiago Pereira (1), António Areia, Dario Andrade (5), Elledy Semedo (6) e José Costa (2)
Jogaram ainda: Hugo Figueira (g.r.), Davide Carvalho (1), João Pais, Cláudio Pedroso (1), Paulo Moreno (1), Alexandre Cavalcanti e Flávio Fortes
Treinador: Mariano Ortega

Ao intervalo: 11-13

in "fcp.pt"

HERRERA "Que saiam contentes de Coimbra"

O médio mexicano do FC Porto, Herrera, revelou-se feliz com o mar de gente presente na sessão de autógrafos que partilhou com Brahimi.
Muitos adeptos a pedir autógrafos: "Claro que ficamos contentes por ver tantos adeptos, serve de motivação extra saber que temos o apoio de toda esta gente. Isso faz-nos sentir felizes e apoiados".

Apoio nos jogos: "Sim, sentimos esse apoio. As jornadas vão passando, as vitórias surgem e os adeptos estão contentes. Nós também. É bom sentir que nos apoiam em cada minuto, isso é motivante. Os adeptos do FC Porto fazem-nos sentir bem".

Jogo em Coimbra: "Esta é uma semana especial depois disto. Amanhã teremos de continuar a trabalhar no máximo porque sábado temos um jogo muito importante. Iremos para o Olival mais motivados e espero que os adeptos do FC Porto saiam contentes de Coimbra".

in "ojogo.pt"

“BIS” DE IVO NA VITÓRIA FRENTE AO LEIXÕES

​André Silva fez o terceiro golo na segunda vitória consecutiva dos “bês” (3-2)
O FC Porto B venceu, esta quarta-feira, o Leixões, no Estádio do Mar, por 3-2, em partida da 17.ª jornada da Segunda Liga. Os portistas chegaram ao intervalo empatados a zero e entraram na segunda metade praticamente a perder, mas Ivo Rodrigues (com dois golos, um deles de penálti) e André Silva deram a volta ao resultado, de nada valendo o golo dos matosinhenses mesmo ao cair do pano. Foi a segunda vitória consecutiva dos Dragões para a Segunda Liga (depois do triunfo pelo mesmo resultado frente ao Académico de Viseu), que terminou também com a invencibilidade caseira do Leixões.

Depois de uma primeira parte "morna", em que as ocasiões de perigo junto às balizas rarearam - excepção para uma jogada, aos 14 minutos, em que Otávio encontrou a oposição do guarda-redes adversário -, os golos ficaram guardados para a segunda metade do encontro. Ricardo Valente, aos 46 minutos, inaugurou o marcador, mas os portistas deram a volta ao resultado graças a duas grandes penalidades convertidas de forma superior por Ivo Rodrigues (aos 66m e aos 78m), tendo a primeira delas castigado uma mão na bola de João Pedro que, nesse lance, veria o segundo cartão amarelo e seria expulso.

Até ao final, os azuis e brancos dilataram a vantagem para 3-1, com André Silva a facturar após um assistência de Kelvin (81m), tendo Moedas, de grande penalidade, reduzido para os leixonenses (90+1m), colocando o marcador no 3-2 final. Com esta vitória, os “bês” continuam a subir na classificação, assumindo o sétimo lugar, a oito pontos do líder Oliveirense, aguardando-se ainda alguns resultados da 17.ª jornada.

O próximo jogo dos comandados de Luís Castro está agendado para domingo, às 16h00, no Estádio de Pedroso, e é frente ao Atlético (18.ª jornada).

FICHA DE JOGO

LEIXÕES-FC PORTO B, 2-3
Segunda Liga, 17.ª jornada
3 de Dezembro de 2014
Estádio do Mar, em Matosinhos

Árbitro: Luís Godinho (Évora)
Assistentes: Pedro Ramalho e Jorge Roque
Quarto árbitro: Hugo Pacheco

LEIXÕES: Chastre; Gonçalo Graça, Pedro Pinto, Zé Pedro e João Pedro; Novais, Orlando, Moedas e Mendes; Valente e Preciado
Substituições: Mendes por Alemão (68m), Preciado por João Viana (68m) e Zé Pedro por Pedras (79m)
Não utilizados: Ricardo Moura, Cadinha, Alabi e Rui Cardoso
Treinador: Horácio Gonçalves

FC PORTO B: Raul Gudiño; Víctor García, Diego Carlos, Zé António e Rafa; Leandro Silva, Francisco Ramos e Otávio; Ivo Rodrigues, André Silva e Kelvin
Substituições: Francisco Ramos por Tiago Rodrigues (60m), Otávio por Frédéric (69m) e Ivo Rodrigues por Tomás Podstawski (85m)
Não utilizados: Kadú, David Bruno, Leander Siemann e Roniel
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Ricardo Valente (46m), Ivo Rodrigues (66m, pen., e 78m, pen.), André Silva (81m) e Moedas (90+1m, pen.)

Disciplina: cartão amarelo a Diego Carlos (36m), João Pedro (44m e 65m), Zé Pedro (57m), Leandro Silva (71m), Novais (76m), João Viana (77m), Alemão (83m), Zé António (89m), André Silva (90m) e Gudiño (90+4m); cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para João Pedro (65m) e directo para Cadinha (88m)

in "fcp.pr"

Quinze minutos à... Belenenses, Benfica, Sporting e agora FC Porto

A expressão nasce em 1926 nas Amoreiras com a famosa reviravolta do Belenenses sobre o Benfica: de 1-4 aos 75’ para 5-4 aos 90’


Recuperamos o início de texto no FCP-RioAve. O 10 do Sporting entra e marca. É ele, Montero (vs. Vitória de Setúbal). O 10 do Benfica joga e marca. É ele, Gaitán (vs. Académica). O 10 do Porto entra e dá espectáculo. É ele, Quintero. Antes dele entrar, 1-0 ao Rio Ave. Acaba 5-0 com cinco marcadores: Tello, Jackson, Alex Sandro, Óliver e Danilo (a última vez ocorrera em Outubro de 2011 com Defour, Walter, Sapunaru, Kléber e Hulk).
Com Quintero em campo, o futebol ganha asas. O Porto acelera e desmancha o bravo resistente Rio Ave. Pormenor: os últimos quatro golos acontecem nos últimos 15 minutos. A histórica expressão 15 minutos à FCP justifica-se, mas há quem tenha direitos de autor. Como o...
Estamos em Fevereiro de 1926 e o Belenenses discute o título de campeão regional de Lisboa com o Benfica. A três jornadas do fim, o clássico está marcado para as Amoreiras. É sobejamente famoso o episódio em que o capitão Augusto Silva chama Pepe a jogo. Entre o mais velho e o mais novo há um entendimento de olhos fechados.

O Benfica é mais forte durante 75 minutos, ao ponto de se colocar em vantagem por claro 4-1. De repente, o Belenenses reage: 4-2, 4-3, 4-4 e penálti no último minuto. Uyyyy, quem o marca? 
Augusto Silva aponta para Pepe e este nem acredita. “Eu, Sr. Augusto?” “Sim, marcas tu!” Meu dito, meu feito, golo de Pepe, 5-4 e o Belenenses avança para o título de campeão, festejado duas semanas mais tarde frente ao Vitória de Setúbal.

Vinte anos mais tarde, o Belenenses reedita essa expressão no ano do título de campeão nacional. Na última jornada, o Benfica ganha tranquilamente ao Vitória de Guimarães no Campo Grande (2-0) enquanto o Belenenses perde em Elvas. Assim, o Benfica é campeão.Até que chega o minuto 75 e o Belenenses acorda. Três em um: vitória, primeiro lugar e festa até às tantas.
O Benfica adopta essa expressão como sua a partir de Outubro de 1953, quando Águas e Fialho dão a volta ao Braga (2-1). Seguem-se 20 jogos de viradas históricas, tanto num passado muito longínquo (Eusébio 78’, Serafim 89’ no 2-1 ao Vitória de Guimarães em 1963), só longíquo (Isaías 87’, AbelXavier 89’ no 2-1 ao Farense em 1994), apenas recente (Maxi 75’, Kardec 90’ no 2-1 ao Marselha em 2010) e muito muito recente (Markovic 90’+1, Lima 90’+3 no 2-1 ao Gil em 2013). O caso mais emblemático é o 3-2 ao FC Porto em Novembro de 1972.
Explicamos: a Luz encolhe-se com o 1-0 de Abel (21’) e cala-se com o 2-0 de Flávio (63’). De repente, uma onda vermelha transforma a Luz. Vítor Baptista reduz aos 75’, Jaime Graça empata logo a seguir e HumbertoCoelho fixa o 3-2 em cima do minuto 90. Incrível! Impensável! E uma série de interjeições começadas por i (afinal a nossa marca registada). Esta época, aliás, o Benfica repete a dose no 4-0 aoArouca com golos de Talisca (75’),Derley (80’), Salvio (83’) e Jonas (88’).
Historicamente falando, oSporting é também useiro e vezeiro dessa regra na era Carlos Queiroz (1993-95), só que ao contrário – são os 15 minutos inicias e não os finais (é costume estar 3-0 ao intervalo). Desta vez, é o FC Porto a dar nas vistas com os 15 minutos à...

in "ionline.pt" 

FC Porto: Kelvin e Otávio jogam esta tarde pela equipa B

Equipa de Luís Castro visita o Leixões

Kelvin e Otávio não trabalharam esta manhã com o plantel principal do FC Porto, já que vão estar em campo esta tarde pela formação secundária dos dragões. Luís Castro convocou os dois jogadores para a curta deslocação ao Estádio do Mar, reduto do Leixões. 

O FC Porto B entra em campo às 15 horas, em mais uma jornada da Liga de Honra. Os dois jovens brasileiros fazem parte da lista de seis elementos sem qualquer minuto na equipa principal mas vão deixando boas indicações no segundo escalão.  

Leander Siemann, Rafa e Roniel regressam à lista de convocados de Luís Castro, por troca com Lichnovsky, Kayembe e Ricardo Pereira. 

Convocatória: Kadú e Raul Gudiño; André Silva, David Bruno, Diego Carlos, Francisco Ramos, Frédéric, Ivo Rodrigues, Kelvin, Leander Siemann, Leandro Silva, Otávio, Rafa, Roniel, Tiago Rodrigues, Tomás Podstawski, Víctor García e Zé António
in "maisfutebol.iol.pt"

Tottenham pode oferecer Soldado para ter Jackson


O Tottenham é um dos clubes que tem Jackson Martínez debaixo de olho, surgindo agora rumores que dão conta da possibilidade de oferecer o avançado espanhol Roberto Soldado para convencer o FC Porto a negociar o colombiano.

De acordo com o site fichajes.net, Soldado, 29 anos, seria um nome do agrado de Julen Lopetegui para cobrir a eventual saída de Jackson.

O avançado colombiano, recorde-se, renovou contrato com os dragões no último verão, baixando a cláusula de rescisão para 35 milhões de euros, pelo que o Tottenham estaria a tentar baixar o valor pretendido pelo FC Porto.


in "abola.pt"

Herrera: «Não podemos relaxar»

LEMBRA QUE O OBJETIVO PRINCIPAL É VENCER A LIGA

Héctor Herrera não consegue esconder a felicidade que lhe invade a alma pela excelente campanha que o FC Porto está a assinar na Liga dos Campeões. Todavia, o internacional mexicano, de 24 anos, continua com as ideias bem arrumadas e reconhece que a equipa não pode descansar à sombra do sucesso alcançado nessa competição europeia, sob pena de falhar a principal meta delineada para a presente temporada.

“Não podemos relaxar. Vencer o campeonato nacional é o nosso principal objetivo, é algo muito importante para nós, para o clube e os seus adeptos. Não pensamos em mais nada além disso. Queremos ser coroados campeões e dar essa alegria aos nossos adeptos, é para isso que trabalhamos”, explicou Herrera em entrevista ao jornal grego “Sport 24”, tendo sido convidado a falar sobretudo por causa do seu compatriota Alan Pulido, que já foi associado ao FC Porto, mas que deve rumar em janeiro ao Olympiacos.

in "record,pt"

Evandro perdeu terreno

MÉDIO CHEGOU A TER O ESTATUTO DE 12.º JOGADOR

Depois de ter cumprido o primeiro terço da época com o estatuto de 12.º jogador do plantel, Evandro perdeu terreno nos tempos mais recentes. Não que as suas entradas em campo tenham sido comprometedoras, mas pelo facto de Juan Quintero ter sido “recuperado” como médio. Essa circunstância afastou o ex-estorilista das convocatórias, só lá entrando raramente.

Outro caso que merece uma nota de destaque é Ricardo Nunes. O guarda-redes, de 32 anos, chegou a custo zero da Académica e até ao momento só fez parte das escolhas do treinador nos jogos da Champions, disputados fora. Uma alteração de método que acaba por mantê-lo motivado, mas que está longe de corresponder às suas expectativas. Quando assinou pelo FC Porto, a intenção de Ricardo Nunes passava por lutar pela titularidade.

Otávio, que em breve vai estar ao serviço da seleção brasileira no Torneio Sul-Americano, tem outras prioridades neste momento que não passam pela discussão por um lugar na equipa principal, tal como o espanhol Campaña, que se encontra num processo evolutivo.

in "record.pt"

OPA do FC Porto sobre a SAD avança a 0,65 euros por ação

Oferta pública obrigatória de aquisição recebeu esta quarta-feira luz verde por parte da CMVM
A oferta pública obrigatória de aquisição lançada pelo FC Porto à sua SAD, em Outubro, obteve hoje luz verde para avançar ao preço que constava no anúncio preliminar, ou seja 0,65 euros por ação.

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou parte do relatório de um auditor independente nomeado pelo regulador para fixar o valor mínimo da contrapartida da OPA.

No relatório, o auditor considera que o valor apurado - através de dois métodos - é inferior ao que foi oferecido pelo FC Porto.

"Consideramos que o valor da avaliação é inferior ao valor da oferta, de 0,65 euros/ação, previsto no anúncio preliminar efetuado pelo Futebol Clube do Porto (Oferente) sobre as ações ordinárias representativas do capital social da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD (Sociedade visada)", indica o relatório.

Os métodos usados pelo auditor foram o da "ótica patrimonial" e o dos "fluxos de caixa descontados".

"Verificamos que, da ponderação dos dois métodos de avaliação selecionados, foram apurados valores inferiores ao da oferta nos cenários pessimista e moderado. Apenas no cenário otimista se afigura um valor superior, no entanto, tendo em consideração os pressupostos utilizados entendemos que a probabilidade de ser alcançado é muito reduzida", acrescenta o documento.

Assim, o auditor fixa "a contrapartida mínima da oferta" nos 0,65 euros por ação, "correspondendo à contrapartida preliminarmente anunciada pelo Oferente".

O FC Porto anunciou a OPA obrigatória a 2 de outubro, dia em que adquiriu 18,79 por cento do capital e dos direitos de voto da SAD à Somague Imobiliária e à Somague Engenharia (sociedades controladas pela espanhola Sacyr Vallehermoso).

Com essa operação, o FC Porto tornou-se acionista maioritário da SAD, passando a deter 60,52 por cento do capital e dos direitos de voto, o que o forçou a lançar a OPA obrigatória.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, detém 1,67 por cento do capital e o dirigente Reinaldo Teles 0,07 por cento do capital. Assim, no total, o FC Porto e os seus dirigentes detêm um capital da SAD portista de 62,26 por cento.

Outros dois acionistas também detêm participações qualificadas: António Oliveira (11,01 por cento) e Joaquim Oliveira (10,01 por cento).

Na altura do anúncio da OPA, a oferta por ação era sete por cento superior ao valor em bolsa (na altura, 61 cêntimos). Atualmente cada ação do FC Porto SAD vale 67 cêntimos.

A CMVM pediu a avaliação de um auditor independente (a 10 de outubro) por considerar que havia uma "liquidez reduzida das acções do FCP SAD".

Plantel na máxima força antes da deslocação a Coimbra

Lotepegui contou com todos os jogadores do plantel no treino desta quarta-feira.


O FC Porto voltou a treinar esta quarta-feira no Olival, numa sessão em que o treinador Julen Lopetegui contou com todo o plantel no relvado.

Kelvin e Otávio juntaram-se à equipa B, que esta tarde defronta o Leixões na 17ª jornada da II Liga.

Também durante a tarde, Brahimi e Herrera vão marcar presença numa sessão de autógrafos num centro comercial da cidade do Porto.

O FC Porto desloca-se a Coimbra no próximo sábado para defrontar a Académica, na 12ª jornada da I Liga.


in "ojogo.pt"

VALDO "Brahimi é uma delícia para a vista"


Valdo confessou ser um admirador do médio do FC Porto e diz que com ele em campo o espetáculo está garantido

Brahimi é a grande referência do futebol africano do momento, e da Argélia em particular. Um dia depois de ter sido eleito melhor jogador africano do ano pela BBC, foi elogiado por Valdo, antigo internacional brasileiro.

"É realmente uma delícia para a vista, um jogador que faz qualquer um sonhar e que tem qualidade suficiente para envergar as cores dos melhores clubes do mundo", sublinhou o ex-jogador do Benfica, que aterrou ontem na Argélia para integrar a equipa técnica liderada por Artur Jorge - da qual também faz parte Raul Águas - que vai tentar tirar o MC Alger do último lugar da Liga.

"É um jogador muito tecnicista. Com ele o espetáculo está assegurado. Francamente, impressiona-me muito", acrescentou.


in "ojogo.pt"

Benfica e FC Porto “a digladiar” e o Sporting de fora

Miguel Cardoso, treinador português dos quadros do Shakthar diz que Benfica e FC Porto estão a fazer um “warm up” e exclui o Sporting da candidatura ao título.


Miguel Cardoso trabalha no Shakhtar da Ucrânia mas não deixa de acompanhar com atenção o campeonato português. O antigo adjunto de Domingos Paciência prevê que Benfica e FC Porto “irão digladiar até ao fim” pela conquista do título. “São duas equipas recheadas de valores e com treinadores com capacidade para o fazer”, considera.

Na análise à Liga, Miguel Cardoso deixa o Sporting fora da corrida pelo título: “O Sporting também tem um excelente treinador mas por ser uma equipa mais jovem pode em alguns momentos pagar esse preço”, antevê.

Olhando para a época portista, Miguel Cardoso entende que o clube volta a ter “uma necessidade de afirmação, com uma estrutura fortíssima que protege o treinador e ajudando-o a fazer o trabalho de construção de uma equipa". "O FC Porto tem um plantel incrivelmente recheado de jogadores de qualidade extrema”, refere. 

Quanto ao Benfica, “tem um treinador com um trajecto que fala por si, com grande capacidade”. Prolongando a análise, o treinador português das camadas jovens do Shakhtar considera que “a equipa não é tão forte no conjunto do plantel mas o onze é muito poderoso". Aguardo com alguma curiosidade o desenvolvimento do FC Porto e vejo o Benfica a estabilizar os seus comportamentos”, acrecenta.

Miguel Cardoso recusa apontar um dos grandes em vantagem teórica. “Ainda estão a fazer o 'warm up'. A posicionar-se para discutir a volta final em grande nível. Mas não tenho a consciência clara sobre quem vai dar o passo decisivo”, declara.

Shakthar sem três titulares no Dragão
Na próxima semana, o Shakhtar visita o estádio do Dragão para a 6ª jornada da Liga dos Campeões. “Espero um bom jogo mas vai haver mexidas. Não estarão em campo Srna, o capitão, Luiz Adriano melhor marcador da Liga dos Campeões e Kucher que é uma peça importante. São três titulares que não jogam. O FC Porto também poderá fazer alguma gestão mas sem influência na sua capacidade colectiva”, considera. 

Miguel Cardoso, de 42 anos, é coordenador técnico da formação do Shakhtar Donetsk. O treinador vive a primeira experiência na Ucrânia, depois de ter sido adjunto de Domingos Paciência, entre 2007 e 2013 (Académica, Braga, Sporting e Deportivo).


in "maisfutebol.iol.pt"

Kelvin, Otávio e os outros: seis nomes à espera de Lopetegui

Treinador do FC Porto tem jogadores do plantel principal limitados à equipa B

Julen Lopetegui vai baixando os índices de rotatividade no plantel do FC Porto e trocou apenas um jogador para a receção ao Rio Ave. As mudanças continuam mas há nomes em lista de espera no grupo portista. 

Kelvin, Otávio e os outros: seis nomes à espera de LopeteguiTal como acontecia em outubro, quando o Maisfutebol analisou a gestão do técnico portista, Lopetegui continua a limitar o seu raio de escolhas a 22 jogadores, três dos quais com apenas um par de compromissos cada: Andrés Fernández, Diego Reyes e Ricardo Pereira. 

O núcleo duro do treinador do FC Porto está, assim, assente em menos de duas dezenas de atletas. Foram estes, sobretudo, a garantir o primeiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões, a sofrer um precoce afastamento da Taça de Portugal frente ao Sporting e a manter a luta pelo título, chegando a esta fase na terceira posição, a três pontos do Benfica. 

Observando o cenário nos rivais diretos, Jorge Jesus utilizou 28 jogadores até ao momento e Marco Silva chegou aos 24, embora a Taça tenha servido para aumentar estes números. 

Assim, há seis jogadores à espera de uma oportunidade no plantel principal do FC Porto, agora que Hélton completou o seu longo processo de recuperação. 

Ricardo Nunes, Daniel Opare, José Campaña, Otávio e o carismástico Kelvin têm visto a sua ação limitada a jogos na formação secundária dos dragões. 

Será a algum destes que Pinto da Costa se referia há dias, abordando a reabertura do mercado de transferências em janeiro?  «O que poderá suceder é que um ou outro jogador menos utilizado possa ser emprestado para rodar. Daquele grupo de 17/18 mais utilizados não vai sair nenhum.» 

Julen Lopetegui encarou a temporada com 27 jogadores disponíveis no plantel principal, após vários processos de escolha. Helton surgiu como o 28º elemento, sem prazos apertados para a longa recuperação. O guarda-redes brasileiro, aliás, não foi inscrito na Liga dos Campeões mas surgiu sem limitações clínicas no início de novembro. É portanto mais um nome por estrear.   

Nesta lista não surge Mikel Agu, o jovem médio que contraiu uma grave lesão no primeiro treino da temporada.O jogador nigeriano espera regressar ao ativo nas próximas semanas.  

Eis o ponto de situação sobre os nomes em lista de espera no FC Porto: 

KELVIN 

Situação contratual: chegou ao FC Porto em 2011, tem contrato até 2016, dragões detém 75 por cento dos direitos económicos. Esteve perto de um empréstimo nos últimos dias do mercado. 

Situação desportiva: ficará conhecido pelo golo do título em maio de 2013 mas não capitalizou o mesmo. Apenas 12 jogos pela equipa principal na temporada seguinte, com Paulo Fonseca e Luís Castro. Deste lote, é o elemento com maior rendimento na equipa B: 6 jogos, 2 golos e assistências. Basta ver o que fez, por exemplo, neste fim-de-semana frente ao Académico de Viseu (3-2). Pelo caminho, foi chamado à seleção olímpica do Brasil.

OTÁVIO 


Situação contratual: chegou em Agosto de 2014 e o FC Porto pagou 2,5 milhões de euros por 33% dos direitos económicos ao Coimbra Esporte Clube. Tem contrato até 2019. 

Situação desportiva: Fez 16 jogos pelo Internacional de Porto Alegre, de janeiro a agosto, antes de rumar à Europa. Promissor médio de 19 anos, tem aproveitado os jogos na equipa B do FC Porto para confirmar as credenciais. Cinco aparições na formação secundária, pormenores de classe e dois golos, ambos frente ao Olhanense (7-0). 

JOSÉ CAMPAÑA 


Situação contratual: reforço garantido no último dia do mercado de transferências, após outras investidas falhadas para o meio-campo defensivo. O espanhol chegou por empréstimo da Sampdória, após meia época no Nuremberga, igualmente por cedência do emblema italiano.

Situação desportiva: jogador com currículo nas camadas jovens da seleção de Espanha, procura relançar a carreira aos 21 anos. Médio defensivo de fino recorte, com sentido posicional, fez quatro jogos pela equipa B do FC Porto, o último dos quais a 26 de outubro. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Danilo associado à Juventus

De acordo com a imprensa italiana, o brasileiro dos dragões é pretendido para o lugar de Lichtsteiner
O lateral direito do FC Porto Danilo é uma das prioridades da Juventus, avança esta terça-feira a imprensa italiana. 

De acordo com a publicação, a campeã italiana está no mercado à procura de um substituto para Lichtsteiner, cujo contrato termina no final da época, e vê em Danilo a melhor opção.

Contudo, o negócio está longe de chegar a bom porto. A Juve estará disponível para avançar com uma proposta a rondar os 10 milhões de euros, valor demasiado baixo para as pretensões do FC Porto. Recorde-se que a cláusula do jogador brasileiro, de 23 anos, é de 50 milhões. 

in "ojogo.pt"

BRAHIMI "Graças ao FC Porto posso expressar-me em campo"


O internacional argelino recebeu o prémio da BBC para melhor jogador africano e agradeceu, também, ao clube que representa desde o verão.


Na notícia do site da BBC sobre o prémio recebido por Brahimi destacam-se os seis golos marcados por Brahimi em 15 jogos com a camisola do FC Porto, onde chegou após de uma época de sucesso no Granada, de Espanha, e um par de boas exibições ao serviço da Argélia no Mundial'2014.

"Quero agradecer ao FC Porto. Gaças a este clube que jogo na Liga dos Campeões, posso participar em grandes jogos e fazer grandes exibições. O FC Porto deu-me a oportunidade de poder expressar-me em campo e jogar bem", pode ler-se.


in "ojogo.pt"