sábado, 7 de março de 2015

VOJVODINA VOLTOU A CAIR NO DRAGÃO CAIXA

ricardo moreira
O FC Porto venceu este sábado, pela segunda vez em seis dias, os sérvios do Vojvodina (29-23), em encontro da quarta jornada do grupo C da Taça EHF. O resultado permite aos hexacampeões somar quatro pontos e colar-se, para já, aos alemães do Füchse Berlim, na segunda posição. Os azuis e brancos tiveram uma má entrada na partida, disputada no Dragão Caixa, mas assumiram definitivamente a liderança do marcador no segundo tempo, controlando depois o resultado. Ricardo Moreira (100 por cento eficaz nos livres de sete metros) e Ferraz, imparável nos remates de primeira linha, foram os melhores marcadores dos portistas.

O Vojvodina arrancou com um parcial de 4-0, em menos de cinco minutos, que obrigou Obradovic a pedir um time-out. O FC Porto devia principalmente à falta de agressividade defensiva e ofensiva esta má entrada, mas também ao acerto do guarda-redes Kocic. Após otime-out, os Dragões começaram imediatamente a reagir, melhorando na defesa e encontrando soluções no ataque, nomeadamente através dos remates de primeira linha de João Ferraz (cinco golos na primeira parte). Os azuis e brancos passaram finalmente para a frente aos 27 minutos (11-10). Quintana também foi importante, especialmente numa fase em que o FC Porto teve menos dois jogadores em campo, e chegaria ao intervalo (13-12) com oito defesas.

As estatísticas mostravam que a equipa da casa era mais eficiente, especialmente devido ao menor número de falhas técnicas (o Vojvodina terminaria o encontro com 15, face a sete do FC Porto). No início do segundo tempo, emergiu o poder de tiro de Gilberto Duarte, que contribuiu para um parcial de 4-0, que levou o resultado de 14-14 par 18-14, aos 38 minutos. Os sérvios não se deram por vencidos e chegaram a reduzir para dois golos a desvantagem (23-21), aos 49 minutos.

Porém, o menor número de soluções do Vojvodina não lhes permitiu aproximar-se mais dos Dragões, que mostraram capacidade de adaptação e mobilidade face à marcação homem a homem ou à defesa 3-2-1 dos forasteiros, que ainda puseram em campo um guarda-redes avançado. Nos minutos finais, em contra-ataque, o FC Porto matou o encontro, em que ainda a destacar a boa prestação de Mick Schubert (cinco golos em cinco remates), que até entrou em campo apenas depois de uma lesão de Hugo Santos, logo aos nove minutos.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-VOJVODINA, 29-23
Taça EHF, grupo C, quarta jornada
7 de Março de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Libor Skruzny e Radoslav Kavulic (República Checa)

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), Gilberto Duarte (3), João Ferraz (7), Daymaro Salina (2), Ricardo Moreira (7), Hugo Santos (2) e Michal Kasal
Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r.), Nuno Roque (2), Alexis Borges (1), Yoel Cuni Morales, Mick Schubert (5) e Miguel Martins
Treinador: Ljubomir Obradovic

VOJVODINA: Kocic (g.r.), Zivkovic, Orbovic (4), Elezovic (2), Lazovic, Nikolic (7) e Stankovic (3) 
Jogaram ainda: Todorovic (2), Arsenic (4) e Jovanovic (1)
Treinador: Dorde Cirkovic

Ao intervalo: 13-12

in "fcp.pt"

DRAGÕES EM VANTAGEM NA LIGA EUROPEIA

C Porto Fidelidade empata (3-3) com o Benfica no Pavilhão da Luz, na primeira-mão dos quartos-de-final​
Um golo de Caio, a 15 segundos do fim do jogo, permitiu ao FC Porto Fidelidade arrancar, este sábado, um precioso empate (3-3) frente ao Benfica, no Pavilhão da Luz, que o coloca mais perto da final four da Liga Europeia. A decisão dos quartos-de-final da mais importante competição internacional de clubes de hóquei em patins está marcada para dia 21 de Março, no Dragão Caixa.

Conscientes de que a sentença da eliminatória estava marcada para a cidade Invicta, as duas equipas entraram em campo sem querer arriscar muito, o que se traduziu num jogo muito táctico e num equilíbrio até no reduzido número de oportunidades de golo, principalmente na primeira parte. Numa delas, aos 18 minutos, após uma excelente assistência de Hélder Nunes, Pedro Moreira não se intimidou perante Guillem Trabal e inaugurou o marcador. A vantagem portista, porém, não duraria muito tempo, desfazendo-se em seis minutos: de penálti, Nicolia empatou, e logo a seguir, Carlos López fez o 2-1, resultado com que o jogo chegaria ao intervalo.

No segundo tempo, o FC Porto Fidelidade entrou determinado em chegar ao empate, mas esbarrou sempre no guarda-redes da equipa lisboeta, numa tarde feliz. Num livre directo, aos 32m, Reinaldo Ventura desperdiçou aquela que seria a melhor ocasião de golo dos Dragões até então. Não aproveitaram os azuis e brancos, aproveitou a equipa da casa que, num contra-ataque que apanhou a equipa portista desprevenida, chegou ao 3-1, por intermédio de Nicolia, numa altura em que jogava com apenas três jogadores de campo.

Na resposta, Pedro Moreira imitou o argentino do Benfica e voltou a levar a melhor sobre Trabal, assinando o seu segundo golo no jogo, quando faltava mais de um quarto de hora para a buzina soar pela última vez. Tempo não faltava, portanto, para os Dragões irem em busca do empate. O primeiro aviso foi dado por Hélder Nunes, que na sequência de um livre por ele próprio falhado, obrigou o guarda-redes suplente dos encarnados a uma das defesas da tarde. A 15 segundos do fim, porém, Caio colocou, finalmente, justiça no marcador e fez o 3-3, que mantém o FC Porto Fidelidade invicto na Europa e em vantagem no acesso à final four da Liga Europeia.

Ficha de jogo

BENFICA-FC PORTO FIDELIDADE, 3-3
Liga Europeia, quartos-de-final, 1.º mão
7 de Março de 2015
Pavilhão da Luz, em Lisboa

Árbitros: Alessandro Da Prato e Alessandro Eccelsi (Itália)

FC PORTO FIDELIDADE: Edo Bosch (g.r.), Reinaldo Ventura (cap.), Ricardo Barreiros, Pedro Moreira e Caio
Jogaram ainda: Hélder Nunes, Jorge Silva, Vítor Hugo
Treinador: Tó Neves

BENFICA: Guillem Trabal (g.r.), Valter Neves, Esteban Ábalos, João Rodrigues e Carlos Lopez
Jogaram ainda: Diogo Rafael, Nicolia
Treinador: Pedro Nunes

Ao intervalo: 2-1

Marcadores: Pedro Moreira (18m e 32m), Nicolia (22m e 33m), Carlos López (24m), Caio (50m)

in "fcp.pt"

SUB-19 GOLEIAM NO TERRENO DO BENFICA

Leonardo, Rui Pedro e Bruno Costa apontaram os golos que permitem ao FC Porto continuar só com vitórias no Campeonato
Os Sub-19 do FC Porto somaram este sábado, no Centro de Treinos do Benfica, no Seixal, a terceira vitória em três jogos na fase final do Campeonato nacional de Juniores A, ao golear por 3-0. Leonardo abriu o marcador, aos oito minutos, Rui Pedro e Bruno Costa construíram o resultado final já nos últimos minutos. Os Dragões lideram assim a prova, com nove pontos, tantos quantos o Gil Vicente e mais sete do que o rival lisboeta, que era apontado como favorito à conquista do título.

Os azuis e brancos chegaram à vantagem logo aos oito minutos, por intermédio de Leonardo, que abriu o marcador após um canto bem trabalhado pelos Dragões. A bola viajou da esquerda para o segundo poste, tendo sido desviada por Ruben Macedo para o centro da área, onde apareceu o colombiano a desviar. Aos 20 minutos, o 2-0 esteve próximo, mas o guarda-redes do Benfica desviou para canto um livre em posição frontal. Os lisboetas revelaram grandes dificuldades em criar lances de perigo, face à organizada defensiva azul e branca. Por outro lado, usaram de uma agressividade excessiva, que foi sendo tolerada pelo árbitro.

Na segunda parte, a grande coesão defensiva dos portistas continuou a evidenciar-se. O Benfica pressionou mais e subiu as suas linhas, mas os Dragões resolveram mesmo as situações mais complicadas e nunca abdicaram de trocar a bola no meio-campo adversário. Em dois contra-ataques já nos minutos finais, aos 89 e 95 minutos, os suplentes Rui Pedro e Bruno Costa marcaram mais dois golos.

Os comandados de Folha - que no próximo sábado, às 15h00, recebem o Nacional, em encontro da quarta jornada - alinharam com: Raúl Gudiño; Fernando, Verdasca, Malthe Johansen e Lumor; João Cardoso (Bruno Costa, 80m), Rui Moreira (cap.) e Moreto Cassamá (Fidelis, 57m); Sérgio Ribeiro, Leonardo Ruíz (Rui Pedro, 72m) e Rúben Macedo.


in "fcp.pt"

"Este país não é para Tello"


O FC Porto venceu esta noite na dificílima deslocação a Braga, por 1-0, com golo de Cristian Tello. O espanhol parece ter encontrado a veia goleadora, e resolveu os 2 últimos jogos (Sporting e Braga) com 4 golos no total.

Em jogo morno e muito pouco agressivo por parte dos bracarenses, foi já na reta final, aos 73 minutos, que Aboubakar desmarcou Tello para este desbloquear a partida, fazendo o golo solitário que valeu no entanto os 3 pontos.

Mas nem tudo foram rosas, pois a saída por lesão de Jackson, aos 65 minutos, causa alguma apreensão junto dos azuis e brancos. O avançado, quando solicitado para um pique pela esquerda do terreno, caiu no chão agarrado à coxa esquerda, tendo mesmo de ser substituido por Aboubakar.

No capítulo disciplinar, viram amarelos da parte do FC Porto, Danilo, Alex Sandro e Fabiano, enquanto no Braga viram a mesma cartolina Danilo e Rúben Micael.

Com esta vitória, o FC Porto fica agora a apenas 1 ponto do líder Benfica, embora este ainda tenha de jogar este Domingo na deslocação a Arouca. Já o Sp. Braga mantém 1 ponto de atraso do Sporting, podendo esta diferença ser ampliada após os leões jogarem segunda-feira am Alvalade frente ao Penafiel.


in "relvado.pt"

Evandro satisfeito com o triunfo em Braga

Brasileiro colocou foto nas redes sociais com Brahimi

Um golo de Cristian Tello carimbou a sexta vitória consecutiva do FC Porto na Liga Portuguesa na difícil deslocação a Braga onde só o Sporting tinha vergado a equipa comandada por Sérgio Conceição. 

Poucos minutos após o apito final de Jorge Sousa, Evando, médio que parece ter ganho uma nova vida após a lesão de Olíver Torres, recorreu às redes sociais para dar conta da satisfação azul e branca.

in "maisfutebol.iol.pt"

À minha maneira



Sporting de Braga 0-1 FC Porto. "Abono de família" volta a ser decisivo. Golo de um catalão com sede de protagonismo garante difícil triunfo na capital minhota. Que corrida pelo título: dragão a um ponto do líder Benfica e a elevar responsabilidade do campeão.
Não há fome que não dê em fartura. Cristian Tello é a personificação do ditado popular, em prol dos objectivos de um FC Porto que terá ultrapassado, porventura, o teste mais difícil antes da deslocação à Luz, numa corrida pelo título de campeão que continua a ter tudo para estar em vigor até ao fim da Primeira Liga.

O dragão venceu o Sporting de Braga (0-1), na capital minhota, passando com uma espécie de difícil distinção num terreno onde apenas o Sporting havia conseguido triunfar, para o campeonato.

No epicentro da determinante sexta vitória consecutiva no campeonato, o catalão de gema que destruiu o leão, há menos de uma semana e cuja necessidade de protagonismo está a funcionar a favor da equipa de Julen Lopetegui. Teve nos pés as melhores ocasiões de golo dos azuis e brancos e assinou, com classe e objectividade, o golo que garante a aproximação ao líder Benfica.

Braga começa melhor. FC Porto termina por cima
Assim foi a primeira parte, com um conjunto arsenalista aguerrido, numa entrada em cena inesperada, para um dragão sempre ansioso por controlar a posse de bola.

A equipa de Sérgio Conceição chegou a "encostar" ligeiramente os azuis e brancos, nos primeiros 20'. Mas era uma questão de tempo. Brahimi e Tello andavam longe do centro do jogo mas, assim que Danilo e Alex Sandro perceberam que só municiando os virtuosos extremos o FC Porto iria conseguir extrair algo do jogo, tudo fluiu. Tello, com duas ocasiões clamorosas, aquecia os motores para o que se seguiria.

"Moltes gràcies", Tello"
Traduzindo a partir do catalão - porque nem só de latim vive este mundo: "Muito obrigado, Tello". 

O FC Porto bem pode agradecer a um dos jogadores que mais esclarecimento teve, numa segunda metade em que o dragão foi obrigado a remar contra um Sporting de Braga que percebeu, depois da primeira parte, que o melhor que iria conseguir da partida era mesmo o empate.

Essa esperança até poderá ter saído reforçada com a inesperada lesão de Jackson Martínez, aos 62'. Mas a solução de Lopetegui até acabou por ser certeira: Aboubakar entrou e assistiu de forma primorosa Tello para o golo solitário do desafio. 

O dragão recoloca-se, à condição, a um ponto do campeão nacional. Palavra, agora, ao Benfica, que joga domingo em Arouca.

in "rr.pt"

Tello já faz juras de amor ao dragão

"Espero ficar aqui bastante tempo", afirmou o extremo catalão, decisivo para a vitória do FC Porto sobre o Sporting de Braga (0-1).

Cristian Tello não foge ao tema. O momento que vive, ao serviço do FC Porto é, por certo, o melhor da sua carreira. O golo do catalão, esta sexta-feira, foi decisivo para a vitória dos dragões sobre o Sporting de Braga (0-1) e para colocar os azuis e brancos a um ponto do líder Benfica.

O estado anímico de Tello é de tal forma positivo que o extremo, autor de um "hat-trick" ao Sporting, já faz uma espécie de jura de amor prolongado ao emblema portista.

"Eu sempre disse desde que cheguei que me trataram muito bem. Vamos ver como termina o ano e espero ficar aqui bastante tempo", afirmou, na "flash interview" da SportTV.

Quanto ao jogo e ao golo que apontou: "Era um jogo muito difícil para nós, num estádio complicado. A equipa teve muita atitude e numa boa jogada conseguimos resolver o jogo. É sempre bom marcar, foi uma semana muito especial. Tivemos uma boa dinâmica e graças aos companheiros consegui marcar. A entrada do Aboubakar correu bem. É um jogador que segura muito bem a bola e foi uma assistência magnífica. Estamos a trabalhar bem, os jogos são sempre muito complicados, mas continuando assim penso que vamos conseguir alcançar muitas coisas".

in "rr.pt"

Lopetegui chama Gonçalo Paciência para suprir ausência de Jackson


Substituído devido a lesão na partida com o SC Braga, Jackson não marcou presença no treino desta manhã do plantel do FC Porto, que iniciou a preparação para o jogo com o Basileia, marcado para terça-feira, referente à 2.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. 

Confirma-se assim a indisponibilidade do avançado colombiano, que deverá estar obrigado a parar algumas semanas, na sequência da lesão contraída na coxa frente ao SC Braga.

Para suprir a ausência de Jackson, o treinador Julen Lopetegui chamou à sessão de trabalho o jovem Gonçalo Paciência, que voltou assim a trabalhar com a equipa principal.

A sessão ficou ainda marcada pela presença do médio espanhol Oliver, aparentemente já sem limitações da lesão contraída no ombro, enquanto Adrián continua entregue ao departamento médico, voltando, por isso, a estar ausente.


in "abola.pt"

Promessa de oferta por Jackson vem de Londres

ARSENAL PODE BATER CLÁUSULA DE RESCISÃO

O Arsenal fará chegar à SAD azul e branca uma proposta por Jackson Martínez durante os próximos dias. Segundo relata o jornal "Metro", de Inglaterra, a equipa de Arsène Wenger está disposta a bater a cláusula de rescisão do ponta-de-lança do FC Porto, no valor de 35 milhões de euros. A oferta britânica estará mesmo "iminente".

in "record.pt"

Imaculado Dragão pós-Caldeirão

MELHOR DA 2.ª VOLTA COM 6 VITÓRIAS CONSECUTIVAS

O FC Porto segue disparado na perseguição ao Benfica e tudo começou com um inesperado desaire no Caldeirão dos Barreiros, frente ao Marítimo. A verdade é que desde esse golo de Bruno Gallo, aos 32 minutos, não mais Fabiano foi buscar a bola ao fundo das redes.

O guarda-redes está há 598 minutos sem sofrer golos, num percurso verdadeiramente imaculado do Dragão, que vai já em 6 vitórias consecutivas, fazendo a diferença precisamente ontem para o Sp. Braga, que vinha de um período de 5 triunfos e igualava os portistas na melhor campanha da 2.ª volta. Agora só dá mesmo FC Porto , com 18 pontos acumulados desde a tal derrota na Madeira e uma defesa de ferro que já não se via desde a imperial época de André Villas-Boas, em 2010/11, a última vez em que os dragões conseguiram estar 6 jogos sem sofrer golos.

in "record.pt"

Tello a um golo da sua melhor performance

FEZ 8 NO BARÇA EM 2012/13

Tello está mesmo "on fire", marcando 4 golos no espaço de quatro dias e chegando já muito perto do seu melhor registo de sempre, o que indica mesmo a superação total do jovem espanhol nesta temporada de estreia no futebol português.

Em 2011/12, na sua primeira aparição séria na primeira equipa do Barcelona, o extremo ainda cumpriu 22 jogos e marcou 7 golos, tantos como os que já tem agora ao serviço do FC Porto, mas é preciso registar que nessa primeira temporada ao mais alto nível há ainda mais 16 jogos e 5 golos na 2.ª Divisão com o Barcelona B.

Já em 2012/13, Tello esteve em exclusivo na primeira equipa do Barça e juntou 8 golos aos 34 jogos oficiais, mas números perfeitamente ao alcance na atual estação, que já vai em 32 jogos, com 6 golos na 1.ª Liga (mais um na Champions, ao BATE), ficando em igualdade com Óliver e Brahimi como os segundos melhores marcadores do FC Porto.

in "record..pt"

Dragões explicam Jackson

FC Porto divulgou o boletim clínico e a lesão sofrida pelo avançado colombiano em Braga.


Através do site oficial, o FC Porto divulgou o boletim clínico e explicou a lesão sofrida por Jackson Martínez em Braga. Segundo informaram os dragões, o avançado colombiano sofreu a uma rotura muscular no adutor da coxa esquerda.

Jackson, recorde-se, saiu de campo ao minuto 65, depois de ter caído no relvado com queixas quando se preparava para uma manobra ofensiva da equipa. Foi rendido por Aboubakar, que fez a assistência para o único golo do jogo, marcado por Tello.


in "ojogo.pt"

A foto com o herói do momento



Casemiro divulgou uma fotografia que espelha a alegria da comitiva no regresso de Braga. Tello, o autor do golo, não podia ficar de fora.


Casemiro deu conta nas redes sociais da alegria da comitiva do FC Porto pela vitória em Braga.

"Mais uma batalha vencida! Três pontos muito importantes!", escreveu o brasileiro como legenda de uma fotografia na qual surge ao lado de Maicon, Herrera, Aboubakar e Tello, o herói do jogo, autor do golo da vitória.


in "ojogo.pt"

Adeptos espanhóis divididos

Jornal "As" lançou a pergunta: "Precisa o clube de um jogador como Danilo?"


Danilo continua a centrar atenções na imprensa espanhola. No dia em que o jornal "As" insiste existir um acordo entre Real Madrid e FC Porto pelo lateral, a mesma publicação deu conta de um inquérito feito aos adeptos sobre a possível contratação do jogador.


Apesar de estar a fazer uma grande época no FC Porto, Danilo não parece ter ainda convencido por completo os seguidores do clube merengue. Perante a perfunta "Precisa o Real Madrid de contratar Danilo", 54,19 por cento dos votantes consideraram que não, num total de 3056 participantes.

Danilo: AS insiste em acordo entre FC Porto e Real


Publicação espanhola avança que o clube madridista chegou a um entendimento com os dragões, um dia depois de o jornal "Marca" ter dito o mesmo, com milhões diferentes.


Danilo continua a ser notícia em Espanha. O Real Madrid está fortemente interessado na contratação do lateral do FC Porto e, segundo avança neste sábado o jornal AS, a transferência já terá sido acertada entre o FC Porto e o clube madrileno, que pagará cerca de 30 milhões pelo passe do jogador - o mesmo que desembolsou quando contratou Pepe em 2007.

Na forja estará um contrato válido para as próximas seis temporadas, com o defesa brasileiro a receber dois milhões de euros por época, o que representará quase o triplo do que aufere no clube portista (700 mil euros/época). De acordo com o mesmo jornal desportivo, o médio Casemiro (emprestado pelo Real) não entrará no negócio, sendo uma certeza o seu regresso ao Bernabéu no final da temporada.

A informação surge um dia depois de o jornal "Marca" ter avançado com um acordo, mas com valores diferentes: 20 milhões de euros. Uma notícia que O JOGO confirmou não corresponder à verdade.

in "ojogo.pt"

Aboubakar: melhor sinal era impossível

Avançado camaronês rendeu o lesionado Jackson em Braga e não demorou a mostrar serviço. É o que pede Julen Lopetegui com a Champions à porta.

Aboubakar já começou a tirar partido da lesão de Jackson. O camaronês entrou e poucos minutos depois serviu Tello para o golo solitário que garantiu os três pontos em Braga. Este será o rendimento que Lopetegui espera do avançado que nesta temporada soma entradas em oito jornadas do campeonato, oportunidades que lhe permitiram fazer um golo e uma assistência contra o Arouca, para além do passe para Tello.

De resto, Aboubakar foi titular em dois jogos da Champions contra o BATE Borisov e o Shakhtar. Na Taça da Liga soma também um jogo a titular, contra o Rio Ave, a quem marcou


in "ojogo.pt"

ÓLIVER MAIS PERTO DA RECUPERAÇÃO

Médio espanhol realizou treino integrado condicionado no primeiro ensaio de preparação para a recepção ao Basileia
Com Óliver Torres a trabalhar em regime de treino integrado condicionado, cumprindo mais um passo rumo à recuperação total, o plantel do FC Porto começou, este sábado, a preparar a recepção ao Basileia, a contar para a segunda mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League (terça-feira, 19h45, no Estádio do Dragão).

Neste primeiro ensaio com vista ao encontro com o conjunto helvético, que se realizou no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, Julen Lopetegui contou com o avançado Gonçalo Paciência, do FC Porto B, e não teve à disposição Adrián López, que realizou trabalho de ginásio e treino condicionado, e Jackson Martínez, que efectuou tratatamento a uma rotura muscular num adutor da coxa esquerda, lesão contraída na vitória frente ao Sporting de Braga (1-0).

Os Dragões voltam a treinar este domingo, pelas 10h30, no Olival, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

in "fcp.pt"

SUB-15 VENCEM VITÓRIA DE GUIMARÃES

Dragões regressaram às vitórias e mantêm-se na liderança da competição
​Os Sub-15 venceram, este sábado, o Vitória de Guimarães, por 3-0, com golos de João Serrão (31m, de grande penalidade), Leandro Campos (50m) e Miguel Magalhães (57m), em partida da sétima jornada da segunda fase do Campeonato Nacional de Juniores C, disputada no Estádio Luís Filipe Menezes, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Com este resultado, os Dragões colocam-se na liderança isolada desta fase, apesar de contarem com mais um jogo do que o segundo classificado, o Rio Ave.

Os comandados de Luís Gonçalves, que haviam empatado na jornada anterior, frente ao conjunto vila-condense, entraram na partida com um ritmo muito forte, pressionando o adversário em toda a largura do campo, e foi com naturalidade que chegaram à vantagem (1-0), aos 31 minutos, numa grande penalidade convertida por João Serrão, resultado com que se chegou ao intervalo. Os azuis e brancos mantiveram a intensidade e o dinamismo já na segunda metade e o segundo golo, de Leandro Campos (50m), tal como o 3-0, da autoria de Miguel Magalhães (aos 57 minutos), foram fruto das boas jogadas colectivas gizadas pelo conjunto portista, dando mais expressão a um domínio incontestado das operações por parte dos jovens Dragões.

Com este resultado, os portistas mantêm a liderança na competição, agora com 16 pontos, mais três do que o Rio Ave, segundo classificado, que joga apenas no domingo no recinto do Sporting de Braga. O próximo jogo dos Dragões é frente ao Sporting de Braga, conta para a oitava jornada da segunda fase e está agendado para o dia 15, pelas 11h00, no Campo das Camélias, em Braga.

Os Sub-15 alinharam com: João Gonçalo; Paulo Moreira, João Serrão (cap.), Nuno Damas e Vasco Mesquita; Romário Báro, Afonso Sousa (Marcelo Araújo, 58m) e Vitor Ferreira; João Mário (Ruben Teixeira, 36m), Leandro Campos e Tiago Lopes (Miguel Magalhães, 57m).


in "fcp.pt"

LOPETEGUI: “A EQUIPA ESTÁ DE PARABÉNS”

​​​​Técnico espanhol destacou a boa exibição da equipa e a justiça da vitória em Braga (1-0)
​Um jogo com um grau de dificuldade máxima, como previu Julen Lopetegui na antevisão, exigia o máximo do FC Porto para sair do Minho com os três pontos. O recado estava dado e o objectivo foi cumprido no campo. Para o técnico espanhol, os Dragões foram superiores ao Sporting de Braga durante quase toda a partida e foram, por isso, merecedores dos três pontos.

“Foi uma vitória absolutamente merecida pelo futebol que jogámos, pelas ocasiões que criámos frente a uma boa equipa, que teve apenas uma oportunidade de golo, logo no início do jogo. O Braga praticamente não atacou, creio que só rematou duas vezes e nós 16. Isso é mérito dos jogadores, do trabalho defensivo e ofensivo que fizeram e que foi capaz de neutralizar o adversário”, salientou o treinador portista, no final do encontro.

Julen Lopetegui, admitiu que esperava “um Braga um pouco mais ambicioso”, mas o que encontrou foi um adversário que “só quis defender e contra-atacar”, mas que esbarrou na solidez defensiva dos portistas. “Não cometemos erros. Estivemos bem defensivamente, concentrados. Tivemos ocasiões muito claras para marcar na primeira parte. Não há nenhuma dúvida em relação ao mérito do FC Porto. A equipa está de parabéns, foi merecedora dos três pontos, inclusive sem necessidade de sofrer tanto”, acrescentou.

Com esta vitória, os azuis e brancos alargaram para seis o número de jogos consecutivos a ganhar no campeonato. É o melhor FC Porto da época? “É um bom FC Porto, que está a trabalhar constantemente para melhorar, para crescer, atacando e defendendo melhor”, respondeu Lopetegui na conferência de imprensa, em que estiveram presentes o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, assim como Antero Henrique, CEO da FC Porto Desporto.

A lesão de Jackson Martínez foi a “única notícia triste” da noite no Minho, admitiu o treinador espanhol: “Suspeita-se de uma lesão muscular, ainda não sei a dimensão, mas conheço o Jackson e se ele sai do campo é porque se passa alguma coisa. É um exemplo para todos. Vamos ver o que tem e tentar contar com ele o quanto antes, porque é um jogador importante não só pelos golos que marca, mas por muitas outras coisas que nos dá".


TELLO: “TIVEMOS UMA ATITUDE EXTRAORDINÁRIA”

​Avançado espanhol voltou a marcar e deu a vitória ao FC Porto em Braga
​Quatro golos num espaço inferior a uma semana. Depois do “hat-trick” ao Sporting (3-0), Tello voltou a ser decisivo e apontou, aos 73 minutos, o único golo do triunfo portista no Estádio Municipal de Braga, em jogo da 24.ª jornada da Liga portuguesa. O camisola 11 destacou a grande “atitude” colectiva dos Dragões e sublinhou o mais importante: a conquista de vitória que ajuda a reduzir provisoriamente para um ponto a distância para o primeiro lugar.

“Sabíamos que seria um jogo muito difícil, frente a uma excelente equipa. Tivemos uma atitude extraordinária e conseguimos conquistar três pontos magníficos. Fico sempre feliz por marcar e tenho de reconhecer que a última semana foi muito especial, mas aproveito para agradecer aos meus companheiros pois sem eles nada teria sido possível”, afirmou o avançado espanhol na flash interview que se seguiu ao desafio com os minhotos.

Depois dos três golos apontados ao Sporting em lances nos quais surgiu isolado na cara de Rui Patrício, Tello repetiu o feito frente a Matheus, guarda-redes do Sporting de Braga, só que desta feita servido por Aboubakar, lançado momentos antes para o lugar de Jackson Martínez, que saiu por lesão. “A entrada do Aboubakar foi muito importante para nós, pois é um jogador que segura e dá bem a bola. Consegui isolar-me e ele fez-me um passe magnífico, pelo que só tinha de marcar. Felizmente, marquei”, disse o craque portista.

A viver o momento mais fulgurante desde que chegou ao FC Porto, Tello diz-se feliz no clube. “Desde que cheguei, fui tratado espectacularmente. Enquanto aqui estiver, estarei feliz. A equipa está a trabalhar muito bem e estamos numa fase positiva. É importante continuarmos assim”, finalizou.


in "fcp.pt"

TELLO METEU A SEXTA

Golo do extremo espanhol permitiu ao FC Porto vencer em Braga por 1-0 e somar o sexto triunfo consecutivo​​
O sexto golo na Liga portuguesa de T​ello, que já havia sido o herói da vitória sobre o Sporting, há cinco dias, permitiu ao FC Porto bater o Sporting de Braga (1-0) e colocar-se, pelo menos provisoriamente, a um ponto do líder Benfica. Tratou-se do sexto triunfo consecutivo dos Dragões na prova, sempre sem sofrer golos (já lá vão 598 minutos nesse registo), num encontro em que foi preciso resistir, entre outras contrariedades, à lesão do goleador Jackson Martínez. Desde o final da época 2012/13 que os azuis e brancos não tinham uma sequência tão positiva na Liga e nunca o FC Porto tinha vencido por cinco épocas consecutivas no terreno bracarense.

Ambos os treinadores repetiram os onzes da última jornada da Liga e, também como o previsto, os primeiros minutos foram equilibrados, tensos e muito tácticos. A equipa da casa apostava claramente nas transições, enquanto o FC Porto, respeitando o seu ADN, privilegiava a posse de bola; como elemento em comum, ambas as formações tinham a pressão intensa sobre o adversário em busca da bola. Trocado por miúdos: os minhotos apostavam no erro do rival, os Dragões na inspiração e capacidade técnica dos seus jogadores.

Neste duelo entre filosofias distintas, começou melhor o Sporting de Braga e, aos seis minutos, Zé Luís rematou ao lado, na sequência de um livre lateral. Seria porém o único remate minhoto na primeira parte, porque, aos poucos, a onda azul e branca foi crescendo e o adversário recuando no terreno. Tello teve por três vezes o golo nos pés: aos 20 e aos 45 minutos em cruzamentos-remate (o primeiro desviado pelo guardião Matheus, o segundo saiu ao lado da baliza da casa) e, já nos descontos, num remate em posição privilegiada, após lance colectivo, que saiu por cima. Ao intervalo, o FC Porto tinha 22 ataques (13 do adversário), sete remates e 71 por cento de posse de bola.

Após o descanso, que demorou 20 (!) minutos, por demora dos bracarenses, o FC Porto não adormeceu e, após a marcação rápida de um livre, Aderlan Santos quase desviava para a sua própria baliza, aos 47 minutos. O meio-campo bracarense estava para aluguer, mas as trincheiras defensivas resistiam. Entretanto, Evandro cedeu o lugar a Quaresma (Brahimi passou para o apoio ao ponta de lança) e depois Jackson lesionou-se sozinho, num pique, tendo de ser substituído por Aboubakar. Porém, o camaronês acabou por ser providencial e, num dos primeiros toques na bola, lançou a corrida de Tello, que se desmarcou e finalizou com classe, aos 73 minutos, tal como frente ao Sporting.

O Sporting de Braga lembrou-se então que o jogo tem duas balizas e procurou a todo o custo, com um jogo físico e bolas bombeadas, chegar ao empate. Os Dragões resistiram e para isso muito contribuiu o equilíbrio trazido pela entrada do médio Rúben Neves. No arranque da partida, estas eram as duas equipas com mais pontos conquistados na segunda volta, sendo que os bracarenses apenas tinham apenas uma derrota em casa em toda a competição e vinham igualmente de cinco vitórias seguidas. Agora, o FC Porto é a melhor equipa da segunda volta, o que quer dizer que não há descanso na perseguição do primeiro lugar.


in "fcp.pt"